Usina de Letras
Usina de Letras
271 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62170 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Marília, Terra de Dirceu, Café, Ferrovias e Fósseis -- 29/09/2017 - 11:32 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



O Colégio Espaço Verde Rousseau, situado no município de Cotia, na Grande São Paulo, realizou no último dia 23 de setembro de 2017, a sua 20ª Feira Cultural , cujo tema versou sobre “As cidades mais belas do Estado de São Paulo”. Cada ano/ série dos Ensinos Fundamental e Médio escolheu uma cidade que, por seu valor histórico e cultural, brilha não só no mapa de São Paulo, mas no cenário nacional. Assim, o 9º ano resolveu ilustrar a cidade mariliense. Durante quase quatro horas, mais de 1200 pessoas conheceram o stand montado sobre o belo município do Oeste Paulista. Com o slogan “Marília, Terra de Dirceu, Café, Ferrovias e Fósseis”, a cidade foi apresentada à comunidade, que teve o privilégio de desbravar umas das melhores regiões do país.




Os trabalhos iniciaram-se em junho, com pesquisas intensas sobre a região e a produção de maquetes sobre as várias fases do município, com destaque para a origem de seu nome, então alçado das páginas da obra de Tomás Antonio Gonzaga. Depois, os estudantes investigaram a vida dos fundadores, a chegada da estrada de ferro, os barões do café, os vários tipos de café, as personalidades que hoje brilham na mídia nacional, com destaque para o escritor Walcyr Carrasco, autor de novelas globais de sucesso como “Amor à Vida”, “Êta Mundo Bom!” e “Morde e Assopra” - esta última de 2011, uma homenagem à cidade e ao Oeste Paulista.




Fotos de uma Marília arcaica foram mescladas com uma outra moderna, dinâmica, estonteante, em um grande painel, em que era possível acompanhar a evolução da terra de Bento de Abreu Sampaio Vidal ao longo dos séculos XX e XXI e isso despertou a curiosidade do público e dos próprios idealizadores. “Não achei que Marília fosse tão bonita, que possuísse uma história tão bela e rica. Fiquei encantado. Quero conhecê-la em breve”, disse o aluno Gabriel dos Reis Garcia, um dos criadores do projeto. “Escolhemos retratar Marília pelas empresas que lá nasceram. Quem não conhece a Tam, o Bradesco, a Dori...? E qual nossa surpresa quando descobrimos que ela ia além das empresas, que possui um povo lutador, que não desiste nunca de sonhar e de transformar seus sonhos em realidade” – contou João Gabriel Hengles André Ventura de Mendonça, também aluno do 9º ano. “Esta cidade é mesmo símbolo de amor e liberdade, Tomás se orgulharia de saber que sua Marília é muito mais que uma musa do Arcadismo; é uma terra de ‘Dirceus’ apaixonados” – declarou Camila Kitano, estudante do 1º ano, uma das visitantes do stand.




Além de fotos da cidade, representação do museu de paleontologia, da cultura do café, apresentou-se também um vídeo sobre o município, produzido pelo aluno Vinicius Dourado, que encantou os visitantes. O mesmo pode ser encontrado no You Tube, no seguinte endereço https://www.youtube.com/watch?v=1ZHTEt_LOzU . Vale a pena conferir ...e se emocionar!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui