Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50594)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->Mote:Artíficios fictícios... -- 27/06/2004 - 21:34 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Se bem que ainda não conseguisse desfazer de todo alguns pendores inconscientes que me levam a entrar em espontâneo concurso, creiam, não aprecio em absoluto a impositiva competição humana que, proporcionando o esplendor da vitória lograda por alguém, gera daí a desilusão pela derrota a outrém. Tanto mais se agrava em mim este conceito, quando a competição se estriba em exercícios fictícios cuja finalidade visa exclusivamente a exploração das emoções à ignorância colectiva.

Deduza-se lá o que deveras se pretende como objectivo fulcral com um jogo de futebol que se dispute em face de 60 mil adeptos. Eu deduzo, interrogando: quantos Neros hodiernos se acobertam e amanham subrepticiamente sob o orgasmo mental de um golo?

Pano para mangas... Muito pano para mangas mesmo daria o desenvolvimento deste interessante parâmetro sócio-económico das sociedades actuais. Alusões e conclusões relativizadas, tire-as pois cada um a seu bel-prazer.

Assim, não é competição literária que aqui me atrevo a sugerir, mas venho tão só eventuar um exercício intelectual aprazível segundo o gosto daqueles que porventura aderirem. Aos que acedam e participem na ideia, sem excepção, ilustrarei o melhor possível o respectivo trabalho e fornecerei de seguida a etiqueta-tag que permitirá usá-lo e expô-lo quando bem entenderem.

O que é que proponho pois? Proponho que se glose em sextilhas, sétimas ou décimas, a seguinte quadra-mote:

Desde já esclareço que o conjunto da obra que venha a obter-se pertencerá por inteiro e em parte igual a todos que nela participarem, obedecendo a ordem de apresentação a um índice alfabético.

De resto, a participação é simples: basta expor a obra na rúbrica do Cordel. Eu estarei atento, ilustrarei o trabalho e contactarei oportunamente o autor para considerar os eventuais "sins-e-nãos".

Se uns aos outros dermos fio
Sem sarilho na meada
O prémio será o brio
De cada um na fiada.

Torre da Guia = Portus Calle

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui