Usina de Letras
Usina de Letras
246 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FALANDO UM POUCO DE SOLIDÃO -- 16/04/2002 - 17:19 (Lílian Maial) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Escrevi recentemente um poema sobre a solidão, e ele foi objeto de vários comentários, críticas e deu pano para manga. Logo abaixo escrevo o poema, e a seguir teço algumas considerações sobre o tema. O poema diz o seguinte:





MEU LENÇOL

Lílian Maial



O corpo arquejado no leito

E essa agonia no peito

De estar quente

De teus toques

Sem teus dedos.

És o macho sem falo,

És o abraço completo,

E roças rente,

E atritas fremente

Nas fendas e fossas,

Nas carnes, nas coxas

De grossas carências,

Espessas latências

Dos gozos contidos,

Em mudos gemidos.

És linho, cetim, algodão,

Do fundo de mim,

Do sim e do não.

És o apelo do seio,

O escorregar da mão,

A língua que explora,

A dor que se aflora

Do contato tão íntimo,

No segredo do punho cerrado,

Dos dentes rangentes, trincados,

Quando descortinas, suave

A mulher desfalecida

De solidão, entre lençóis.





Tal poema gerou uma série de comentários, mas o que mais me chamou a atenção foi o de um amigo poeta, que disse que se o alvo teria sido ferir, o objetivo havia sido alcançado.



Não, ferir não é bem o termo, ainda mais que ferido está quem está só, entre os lençóis. Mas é contundente a solidão. A necessidade e a falta de contato de pele.

Curioso como o mundo está carente de contato físico.

A virtualidade (por incrível que pareça) fez aflorar as carências de toque, mesmo entre amigos, amigas, pessoas que se conhecem sem a necessidade premente de sexo.



Interessante ressaltar que eu, como médica, ouço constantemente as pessoas me dizendo que eu sou uma das poucas médicas que as tocam, que encostam a mão, que pegam no braço, que mandam tirar a roupa para observar o corpo como um todo. Isso, de certa forma, é até visto com uma certa estranheza, vez por outra (ainda mais com tantos médicos tarados que apareceram recentemente). Eles (os pacientes) se assustam com o toque inesperado. Se acanham com a exposição do corpo (e num momento onde nunca houve tanta nudez no mundo), se incomodam um pouco com a proximidade. Mas depois da primeira impressão, com a seriedade e continuidade do exame, apreciam o cuidado e a igualdade com que são tratados.



Além de médica, a mãe aqui é extremamente animal e instintiva. Só não lambo a cria e como a placenta, pq a superfície de contato é imensa (comparando o corpo a ser lambido e a língua a lamber). Mas meus filhos foram acostumados a contato físico intenso desde o nascimento. A maioria das dores, cólicas (que raramente tiveram) e ansiedades eram tratadas com o corpo no corpo, o aperto da mãe trazendo o corpinho doente para junto do seu, protetor e aquecido.



Mas é a mulher, a fêmea, a namorada, a que mais sente a necessidade do toque, a necessidade do contato com a pele, com os 6 sentidos funcionando integrados, a impagável e indescritível sensação de continuidade pele-coração-mente. Mais curioso ainda, é que parece tão simples, não? Mas então pq a distância da maioria dos casais? Pq o abraço, o beijo na boca, o cheiro no cangote, as carícias mais simples são esquecidas no dia-a-dia?



Não posso achar normal, na minha visão animal, deitar ao lado de alguém que não se me aconchegue. Mesmo sem intenção de acasalar. Bichos se aquecem e se encostam o tempo todo. Homens se repelem, se isolam, e ao mesmo tempo se ressentem da falta de contato. É loucura minha, ou há algo muito errado nas relações humanas?



Nasci bicho e bicho vivo. Mas sofro mulher a falta de gente ao meu redor. Gente de carne, pêlos, cheiros, gostos, ruídos. Se as pessoas se tocassem mais, sofreriam menos.



A quantas pessoas você simplesmente abraçou hoje? A quantas beijou sentindo o sabor da pele, ou sua maciez através da textura sentida pelos lábios? A quantas ao menos tocou a mão?



É sério isso. Mais sério ainda, quando se pensa que a esta hora em que você está lendo o que escrevi, pode ser que alguém esteja apenas aguardando um toque seu, para poder ser mais feliz. E quem sabe você não estaria aqui, se aquelas mãos o estivessem acariciando os ombros e se aproximando apenas numa atitude de receptividade.

Enquanto isso, sob os lençóis...



Lílian Maial

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui