Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Quando ninguem mais tiver tempo para voce... -- 05/03/2003 - 20:51 (Lucilene Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O telefone toca e só o silencio se faz do outro lado.
Como todas as noites estou aqui, para ajudar alguém.
Então insisto e repito:
-Alo...Oi...Posso te ajudar?
E novamente o silencio se faz.
Resolvi então começar a conversar.
-Tudo bem se não quiser falar, mais eu vou falar com voce.
Sei que se voce ligou é porque precisa de ajuda, ou quem sabe só desabafar.
Vai ser difícil saber o que voce precisa se voce não falar, porque isso é um telefone e a única coisa que posso é ouvir sua voz.
Não precisa se identificar, só me deixa te ajudar.
E o silencio continuava, pensei em desligar, mais isso poderia fazer uma grande diferença entre a vida e a morte. Então insisti:
-Meu nome é Bruna, venho aqui toda à noite, pois como voce um dia também já precisei desse telefone amigo.
Foi uma noite em que me sentia muito só, que liguei e do outro lado uma voz amiga me deu a oportunidade de falar coisas, que pessoas próximas a mim não tinham vontade de ouvir.
Mas nem os culpo, às vezes a correria do dia a dia nos torna pessoas sem tempo, nem mesmo para perceber a fragilidade de quem amamos. Hoje aprendi a falar na hora certa e não esperar que algum pare para me ouvir, aprendi também que o melhor dos ouvintes é Deus, por isso, quando ninguém tem tempo para me ouvir, é com ele que falo.
Nesse momento ouvi um soluçar e:
- É bem isso que esta acontecendo comigo, meus pais não tem tempo para me ouvir, só me cobram tudo, me culpam de tudo. Sei que não tenho sido um bom filho, mais gostaria muito que eles me dessem uma nova chance.
Meu coração ficou apertado, respirei e disse:
-Todos temos direitos a uma nova chance e mais ainda, quando sentimos a necessidade dela. Voce já experimentou falar com seus pais e pedir ajuda a eles?
Então entre soluços respondeu:
-Todas as manhas quando eles saem para o trabalho eu estou dormindo e quando eu volto a noite, são eles que dormem. Não temos mais contato nenhum a pessoa mais próxima a mim, é a empregada que fica o dia todo em casa e às vezes ainda implica pela bagunça que faço.
Nesse momento respirei aliviada e senti que podia ser ali o inicio da mudança.
-Então, voce passa o dia todo em casa, não estuda, trabalha, não faz nada?
Ele responde que já havia terminado a faculdade e que não gostava de trabalhar. Por ai já consegui descobrir que não se tratava de um adolescente, e sim de um jovem, que deveria ter uns vinte e poucos anos. Ficava mais fácil tentar ajudar agora e então comecei a fazer algumas perguntas, sobre o que havia estudado, o por que dessa opção e por que não exercia e coisas assim.
Fui percebendo ao longo da conversa que ele só havia feito a faculdade para agradar ao pai e que jamais teve vontade de ser um advogado. Então falei:
-Viu, voce não é tão mal como diz, sacrificou anos de estudos fazendo uma faculdade só para agradar seu pai. Mas me diz o que voce gostaria de ter estudado?
E ele respondeu sem demora:
-Gosto de Arquitetura, às vezes passo horas andando pela cidade observando os prédios e imaginando um dia ver um meu em um lindo lugar, rodeado de arvores, áreas de lazer, coisas que possam dar prazer e alegria a crianças e idosos.
Notei ali que se tratava de uma pessoa sensível que só precisava falar, desabafar, e ele continuou, falava com alegria dos planos e sonhos de construções, de como faria e cada vez mais ia se liberando e falando.
Nossa conversa já durava mais de duas horas e ele não parecia querer desligar, quando pude ouvir alguém falando com ele e de repente ele colocou essa pessoa no telefone para falar comigo.
-Alo, é o Dr. Paulo, com quem eu falo?
Nunca me havia acontecido isso, mais tinha que me sair dessa e pensei num modo de tentar resolver ali o problema daquele rapaz e então respondei:
-Oi Dr. Paulo, meu nome é Bruna. Tudo bem com o senhor?
Ele respondeu educadamente que sim e então comecei a falar:
-Estive conversando com seu filho e vi o quanto ele o ama e admira, ele ate me falou que fez Direito, pois sabia que isso deixaria o senhor orgulhoso, embora o maior sonho dele seja fazer Arquitetura, construir prédios com áreas de lazer, jardins, coisas que deixam pessoas felizes.
Mais ele abriu mão disso para dar ao senhor a alegria de ter um filho na mesma área que a sua.
Sabe Dr. Paulo, às vezes nos somos tão egoístas que não vemos que fazemos pessoas que amamos infelizes e acabamos assim também, pois tiramos delas os sonhos e exigimos delas coisas que só a nos fazem bem.
Quando o senhor era jovem, qual o desejo do seu pai em relação a sua carreira?
Ele calou-se e depois respondeu em tom tímido:
-Queria que eu fosse Médico como ele, mais tenho horror a sangue.
Senti pena do Dr. Paulo nesse momento, mais precisava continuar então falei:

-Então o senhor fez a opção certa, pois seu filho me disse que é um dos melhores advogados que ele conhece. E com certeza se tivesse seguido o desejo do seu pai, o senhor hoje seria um péssimo Médico e pior ainda, jamais seria feliz. Agora me responde uma coisa se o senhor quiser é claro, por não ter feito medicina o senhor ama menos seu pai?
Nesse momento percebi que todos podiam me ouvir, que o rapaz havia colocado no viva voz, e que também a mãe estava lá, e continuei:
-Seu filho o ama tanto que nunca teve coragem de dizer ao senhor dos sonhos deles, nem tome isso como covardia, entenda como um ato de amor, ele teve medo de magoa-lo, decepciona-lo e hoje todas são infelizes. Alguma vez o senhor já viu os projetos dele? Ele me disse que tem coisas lindas guardadas, que é isso que fica fazendo o dia todo, sai pelas ruas observa a arquitetura, depois volta e desenha,
Sonha e se realiza, só que tudo isso escondido em seu quarto.
Nesse momento pude ouvir que todos choravam e conversavam entre si, ate me esqueceram no telefone.
Não quis interromper e então falei:
-Tenham uma Boa Noite, agradecemos a sua ligação!
Nesse momento o rapaz deu um grito:
-Espere, por favor, quero agradecer a voce por tudo.
Então respondi entre lagrimas:
-Agradeça a voce mesmo, que teve a coragem de me ligar e ao senhor seu pai, pela gentileza de me ouvir, e se achar que ainda não é o bastante, agradeça a DEUS. Pois sem ele nenhum de nos estaríamos aqui.
O tempo passou e eu continuava ali, fazendo meu trabalho quando ouvi uma amiga no telefone e isso me chamou a atenção, pois a pessoa do outro lado insistia em falar comigo e isso é contra as normas. Mais a insistência foi tamanha que a supervisora me autorizou a atender e então:
-Oi, sou a Bruna, quem é?
-Bruna sou eu, naquela noite não te disse meu nome, talvez nem se lembre mais de mim, mais estamos todos aqui, voce esta no viva voz novamente e meus pais também podem te ouvir.
E todos então me disseram Boa Noite, lembrei-me na hora e respondi com alegria.
-Fico feliz em poder falar com todos vocês e vejo que vocês também estão felizes, que ótimo.
Então o rapaz começou a falar que por varias noites vinha ligando na esperança de que eu atendesse ao telefone e ele pudesse falar comigo me contar o que havia acontecido e agradecer novamente por tudo.
E começou a falar:
-Sabe Bruna, depois daquela noite tudo mudou, hoje vou ao escritório com o papai todos os dias e resolvi que enquanto não começo a faculdade de Arquitetura não me custa nada dar uma força a ele lá. Todos os dias almoçamos juntos e aproveito para leva-lo para ver os prédios que mais gosto e os locais que gostaria de ver prédios meus construídos. A mamãe também sempre que pode almoça com a gente, e também já mostrei todos os meus projetos a eles, eles adoraram e estão me dando a maior força para me preparar para o vestibular.
Só liguei por que precisava te contar tudo isso e mais uma vez agradecer a voce, pois voce me ajudou a confiar neles, os fez entender que mesmo sendo um arquiteto posso também ser um bom filho e acima de tudo, o que mais quero agradecer, é que voce me ensinou a conversar com as pessoas e especialmente a conversar com DEUS.
Nesse momento todos choramos e me senti a pessoa mais gratifica do mundo, pois tinha tido a oportunidade não de ajudar a um jovem, mais sim a uma família inteira. Então falei:
-Sou eu quem agradece, mais não a voce. Agradeço a Deus que te fez me ligar naquela noite e hoje também, pois como te falei, às vezes a gente precisa falar e nem sempre tem alguém para nos ouvir. Hoje voce já tem quem te ouça, te apóie, e ajude a realizar seus sonhos e mesmo assim, fez questão de me ligar, então sou eu quem te agradeço e digo:
-Fique com Deus, tenha uma Boa Noite, viva e seja feliz!!
Agradecemos de coração a sua ligação, e terminei ali essa historia.
As vezes na vida, nos esquecemos de falar as pessoas dos nossos medos, sonhos, angustias e necessidades e o mais grave, esquecemos de falar com Deus!
Por isso, quando voce achar que ninguém mais tem tempo para te ouvir, fale com Deus, ele sempre terá todo tempo do mundo para voce!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui