Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Desabafo 38- Dia Internacional da Mulher -- 09/03/2017 - 00:25 (MARIA CRISTINA DOBAL CAMPIGLIA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Desabafo 38



algo necessário para mim, no Dia internacional da Mulher





penso no Dia Internacional da Mulher e na minha NECESSIDADE de um GRANDE desabafo... "DESABAFO 38"

passei o dia inteiro na rua, porque entre outras coisas atualmente dou aulas de espanhol "in company" - (vou aos setores de trabalho dos alunos ou residências para dar as aulas por acordo feito com a instituição de idiomas - mas ganha-se por hora aula, não há propriamente um "contrato"). Os horários de aula são os que permitem aos alunos ter aula (geralmente, às 7 da manhã, ao meio dia, às 18 horas ou 19) ou seja : a referência é o trabalho, e tudo gira em torno disso, inclusive o-meu-trabalho.Por isso, aqui em casa, quem usa pratos, panelas, copos e talheres, ou qualquer coisa na cozinha, lava o que usou. Inclusive eu. Muitas e muitas vezes, a pia amanhece “complicada”, e quem chega primeiro (sem entrarmos em questões de gênero) põe a mão na massa- digo, na louça, - porque ISSO fez parte da educação que dei ao meu filho (do sexo masculino) e faz parte da vida das pessoas no século atual. Muitas e muitas vezes, na convivência do dia a dia, é preciso limpar o banheiro (a gente ja teve, mas hoje não temos empregada para limpar a casa), arrumar o quarto,pôr a máquina de lavar para funcionar...e inclusive limpar o chão, tirar o lixo, retirar umas teias de aranha no canto que apareceram esta semana, e passar aspirador para evitar tanto pó... e a cada intervalinho “x”, fazer uma faxina geral, e...quem faz isso? Quem tiver tempo, quem puder, porque de alguma forma sabemos que é preciso, mas que são tarefas que : cansam, (muito, até esgotam às vezes) exigem esforço físico e capacidade de organização, e exigem atitude (do tipo “vou sim fazer e faço”) porque não são exatamente “agradáveis”, “confortáveis”... E depois de um dia como o de hoje, cheio de acontecimentos na rua (ônibus, correrias contra relógio, filas para tudo,e muito mais...) chego a casa, tomo um banho, cuido dos gatos, faço um lanche (a pia “daquele jeito”, ninguém teve tempo e os gatos ainda não aprenderam...) e - OLHEM SÓ...sei lá por que, resolvo colocar a tevê até acabar o lanche: escuto o Sr Temer, (sim, esse que acha que tem o direito de estar onde está, esse mesmo que você está -como eu, - aguentando ) dizer que “A MULHER, ALÉM DAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS, PODERÁ....” Não precisei mais, meu lanche ficou engasgado , o Dia Internacional da Mulher não precisava ir terminando assim, as brasileiras, uruguaias, argentinas, africanas inlgesas, australianas, maltesas, cubanas, peruanas (não, impossível nomear todas as nacionalidades da Terra...)...AS MULHERES DO MUNDO INTEIRO NÃO TEMOS POR QUE escutar baboseiras e ignorâncias desse tamanho, mesmo sabendo que assim como os nossos filhos DO SEXO MASCULINO e DO SEXO FEMININO seguiremos arrumando e limpando nossas casas, mesmo assim : não merecemos esse tipo de sujeito dando opiniões a nosso respeito como se ele PUDESSE.

POR ISSO, FACEBOOK, “No que estou pensando?”- penso que HOJE SIM, A COZINHA VAI DORMIR MAIS UMA VEZ SEM QUE UMA MULHER NESTA CASA ” dê um jeito”, porque na minha casa, HOMENS E MULHERES LUTAMOS POR IGUAL PARA MELHORAR O MUNDO- porque sabemos que melhorar o mundo quer dizer compartilhar tudo sem distinção de gênero (tarefas prazerosas e também as menos confortáveis) e... AQUI EM CASA, SABEMOS QUE MELHORAR O MUNDO COMEÇA EM CASA!!

A você, que "me leu" até aqui, "parabéns" pela paciência e MUITÍSSIMO OBRIGADA!!!

Maria Cristina
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 2Exibido 742 vezesFale com o autor