Usina de Letras
Usina de Letras
210 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->A criação do mundo e a Paixão de Ísis e Osíris -- 16/11/2002 - 00:30 (Darlana Ribeiro Godoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A criação do mundo e a Paixão de Ísis e Osíris
No começo havia o Grande Ele/Ela: Atum. Completo, Inteiro e Perfeito. Atum era tudo e nada - uma serpente orobórica mordendo a própria calda, girando no vazio. Não havia nem altura nem profundidade, nem passado nem futuro. Tudo era uma escuridão eterna. Solitário e isolado em sua perfeição, o divino desejava uma companhia. Da união do eu com Eu, Atum, o Grande Ele/Ela, gerou duas crianças louras com cabeça de leão. Shu, o filho, tornou-se o deus do ar. Tefnut, tornou-se a deusa da umidade. Ele era o ontem e ela era o amanhã. Geraram dois filhos, o céu e a terra. A filha, de nome Nut, era a aurora e o anoitecer, o corpo etéreo do Céu. O filho, Geb, era a força vital passional da terra, que se estendia abaixo. Eles eram um par de amantes divinos. Em virtude do amor que o Céu e a Terra tinham um pelo outro, geraram dois filhos redondos e vermelhos de sua vulva durante a aurora e o anoitecer. Um, ela o chamou de Rá, a criança dourada, o nobre Sol. A outra chamou de Tot, o orbe prateado da lua. Nut, ficou gravida novamente. O primogênito Rá, ficou com ciúmes da mãe e planejou separa-la de Geb. Confiou seu plano a seu avô Shu, ordenando o deus do ar que erguesse Nut. E Rá lançou sobre Nut uma maldição: "nenhum filho de Nut nascerá em algum dia ou noite de algum ano". Nut tinha em seu ventre , seus filhos Ísis, Osíris, Néftis, Set e Hórus. Tot com pena de sua Mãe Nut, planejou uma plano, Tot jogou com Rá uma infindáveis partidas de damas. Tot deixou Rá ganhar algumas vezes, mas depois durante um certo tempo, Tot começou a ganhar as partidas levando como prêmio vários pedaços da luz dourada do deus. Então Tot recolheu os seus prêmios e usou os pedaços de luz como dia, a luz formou cinco dias, dias de num ano que foi usado para que os filhos de Nut pudessem nascer. Então os filhos nasceram, Osíris tinha o direito ao trono do Egito , Ísis era sua mulher. Set era o rei do lado obscuro, e Neftis era sua mulher e Hórus se tornou o rei do céu pois era um falcão. Um dia, Set maltratou Neftis e ela triste se transformou à imagem de Ísis. Osíris confundiu Neftis com Ísis, e acabou fazendo amor com Neftis, desse relacionamento nasceu Anúbis. Set odiava seu irmão e o matou. Ísis embalsamou o corpo do seu esposo com a ajuda do deus Anúbis, que desta forma tornou-se o deus do embalsamento. Os feitiços poderosos de Ísis ressuscitaram Osíris, que chegou a ser rei do mundo inferior, da terra dos mortos. Ísis engravidou em sonhos de Osíris, e então nasceu Hórus. Hórus, foi treinado por Osíris em seus sonhos. Durante a batalha de Hórus e Set, Hórus acabou decepando sua mãe e arrependido acabou fugindo. Tot salvou Ísis, colocando uma cabeça de vaca no lugar da verdadeira. Hórus arrependido dormiu e Set o encontrou e acabou cegando-o. A deusa Hator o encontrou e o curou. O filho de Osíris e Ísis, derrotou posteriormente Set em uma grande batalha tornando-se rei da terra.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui