Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A IMPORTÂNCIA E A URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO -- 15/10/2016 - 20:51 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O Ser Humano não sabe viver sem um objetivo.



Sempre – em todas as épocas e lugares – o Homem moveu-se na direção de um alvo, buscando dar um sentido à sua vida.



A História da Educação conta como o Homem perseguiu seus objetivos durante os milênios, e nos deixa admirados diante de tantos obstáculos vencidos e tantos sonhos conquistados.



Hoje, vivemos numa época de encruzilhada, que agride a vida – não só do Ser Humano – como a de todo o Planeta.



Depois de tantas batalhas vencidas na História da Humanidade, é preciso escolher entre a própria vida e sobrevivência do nosso Planeta, ou a completa destruição de tudo o que foi conquistado até este Milênio.



Nós temos uma grande responsabilidade nas nossas mãos. E esta responsabilidade – de preservar a vida e o Planeta – deve ser o objetivo principal do Homem desta época. Esse é um objetivo que, para muito além das maravilhas tecnológicas (que poluem o meio ambiente), só pode ser conquistado através da Educação. Por este motivo, se faz necessário que o ato de educar conquiste um lugar de destaque na vida não só da nossa sociedade, mas principalmente, no seio da própria Civilização deste tempo.



É urgente colocar a Educação no seu verdadeiro papel, que é o de conciliar o Ser Humano entre si e com a Natureza. A Educação que se deixa levar por ideologias carregadas de ódios, sem permitir um contraponto de ambas as partes, é como um míssil colocado nas mãos e na mente dos jovens, que aprendem a destruir a liberdade, tanto no seu interior, como ao seu redor.



A Educação ecológica – junto com a tecnológica – se faz urgente em todos os âmbitos da vida humana. Proporcionar modelos de vida que preservem o Planeta, é um grande objetivo que se apresenta às crianças e jovens do 3º Milênio.



As Instituições Educacionais, através dos seus currículos temáticos, precisam perseguir as melhores possibilidades de refletir o Ser Humano em suas variantes, escolhendo ser uma espécie de “mediadora” entre as diferenças naturais existentes em qualquer sociedade. Os objetivos das nossas escolas precisam, urgentemente, abordar a coexistência pacífica entre os indivíduos, povos e nações, preparando os jovens e as crianças para serem mais solidários com os da sua própria espécie, usando sua inteligência para combater os inimigos comuns, que são a destruição do Planeta, a fome, a miséria, as doenças, os fanatismos e outros.



Que estes sejam os objetivos urgentes da Educação.



A tecnologia, antes de ser um fim, pode ser transformada num meio para atingir estes objetivos, modificando nas raízes as previsões de um futuro fatalista e sem sonhos.



Saleti Hartmann

Professora/Pedagoga e Poeta

Cândido Godói-RS











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 746 vezesFale com o autor