Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->INFORMÁTICA: UMA LINGUAGEM INTELECTUAL -- 09/08/2016 - 21:03 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dir-se-ia dos desenhos e das primeiras formas de escrita, que seriam linguagens rústicas, pela maneira primitiva com que foram elaboradas. Mesmo tendo o conhecimento de que, para a época, era o jeito mais rebuscado de transmitir a história.



Além dos desenhos e símbolos gravados nas pedras e nas cavernas, as primeira civilizações não tinham outras formas de repassar seus conhecimentos para o Homem do futuro, apenas conseguiam esculpir na pedra os seus pensamentos e vivências. Os indivíduos mais evoluídos daquela época, tinham o privilégio desta escrita rudimentar, a qual foi sendo cada vez mais elaborada até chegar à forma digital que a tecnologia nos permite, na atualidade.



A linguagem informática surge, então, como um vislumbre da capacidade do Homem do Terceiro Milênio de expressar os seus conhecimentos, usando de todas as variedades que a tecnologia permite – escrita, visual, sonora, etc., onde a História pode ser contada de maneira mais completa.



A linguagem informática é considerada uma forma intelectual de transferir informações, pois a sofisticação que a tecnologia propõe garante que as mensagens sejam recebidas em um tempo mínimo, com a máxima exatidão, sendo que milhões de usuários podem usufruir ao mesmo tempo do sistema internet.



Quando se diz que a Informática é uma linguagem intelectual, não significa que somente os intelectuais podem fazer uso das tecnologias modernas. Pelo contrário, cada pessoa, por mais humilde que seja, tem a capacidade de lidar e aprender as linguagens informáticas, a intelectualidade justifica-se pelas formas como ela se apresenta, que antigamente, não fazia parte dos sonhos da grande maioria dos povos, e hoje é uma realidade global.



O mundo digital traz uma escrita mais leve, menos rebuscada, sendo que, na opinião de alguns, isso empobrece, e na de outros, é o futuro da escrita tanto na escola como nos meios de comunicação social. O que se precisa levar em conta, seria manter o processo de escrita manual, por causa dos benefícios que traz às diversas áreas psicomotoras do cérebro, e acrescentar, aos poucos, a digitação, para que não se perca mais uma parte da História humana, que tanto contribui para o conhecimento humano, de todas as formas possíveis. Temos de ressaltar, sobretudo, que, em qualquer época, os valores humanos são essenciais, para que se reconheça a verdadeira sabedoria universal nos indivíduos desta era tecnológica.



Saleti Hartmann

Pedagoga/Professora de Informática

Cândido Godói-RS

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 599 vezesFale com o autor