Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Com a Ajuda dos Céus -- 10/03/2002 - 21:42 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


No Brasil, o presidente sempre governou com o apoio de gente muito poderosa e bastante competente.

Houve época, e não faz muito tempo, que até Deus, de tanto ajudar este país, recebeu nacionalidade dupla e passou a ser brasileiro. Época em que éramos reconhecidos no mundo inteiro como os melhores jogadores de futebol. Chegamos, inclusive, ao tetracampeonato mundial. Tínhamos os melhores jogadores do mundo, basta citar, apenas, como lembrança, o Rei Pelé, o Garrincha, o próprio Zagalo, e até há pouco o Ronaldinho, que ainda continua tratando do seu joelho, mas parece que vai ser convocado para a seleção..

Tivemos, ainda, uma época de ouro na fase da Bossa Nova, onde poetas como Vinícius de Morais e tantos outros compunham belas músicas que soavam pelo mundo inteiro, inclusive no país do Tio Sam. Mas, sempre tem um mas, o tempo foi passando, os políticos foram envelhecendo, o povo também, e todos começaram a esquecer das coisas.

Esquecemos de jogar futebol, o Ronaldinho ainda sente o joelho, o Guga com problemas na virilha, já foi, inclusive, operado, e o presidente com problemas de esquecimento.

Resultado: tivemos que apelar para nosso assessor maior, Deus que, de tanto ajudar e não ver resultado positivo, passou a bola para São Pedro, que logo foi nomeado pelo presidente como o seu principal assessor para assuntos meteorológicos diversos.

Estávamos na época das secas. De quebra de safras, de aumento de preços, de aumento da inflação, da fome no nordeste e parte do chamado polígono das secas, que inclui um pedaço de Minas Gerais. Finalmente, chegamos ao fantasma do apagão.

O presidente tinha esquecido de investir no setor energético. Mas, pela graça divina, São Pedro chegou e com ele vieram as chuvas. E o fantasma do apagão, depois de causar tanto prejuízo à população, e tanto lucro as empresas distribuidoras, passou a assustar menos.

Muita água, muita geração de energia. Aí vieram as quedas de barreiras. Na região serrana do Rio de Janeiro, na Região Sul, Minas Gerais, e assim por diante. Milhares de desabrigados. Alguns óbitos. E o governo sempre dando a desculpa do mau tempo. No Brasil inteiro, as estradas ficaram intransitáveis. Culpa das chuvas que tanto serviram para diminuir o sofrimento do apagão.

E a chuva continuou. Encheu pneus, garrafas e cisternas descobertas. Vieram os mosquitos da dengue. De repente, em todo o território nacional, a doença reaparece. Nunca vi mosquitos tão organizados. Suspeita-se, até, de que eles estejam utilizando telefones celulares, pré-pagos, tal a eficácia da operação “dengue”. O grupo agora tem três representantes: o tipo A, o B e o C, este o mais feroz de todos.

E o governo federal responsabilizou, mais uma vez, os municípios de não terem agido preventivamente durante todo o ano passado. Só que o governo, mais uma vez, esqueceu que a SUCAM fora extinta, justamente a Superintendência que tratava de campanhas de saúde pública. E, como é comum nestas ocasiões, começam as trocas de farpas.

O governador do Rio acusou o governo federal de ter demitido mais de mil funcionários, que cuidavam dos equipamentos para eliminar os focos da doença. O Ministério da Saúde, em tom de réplica, acusa o governo do Rio de usar o dinheiro reservado para o combate às epidemias para contratar novos funcionários.

De repente, acontece um blecaute na rede elétrica que deixou parte do país às escuras.lembram-se? . Toda a assessoria em busca das causas. Ninguém sabia de nada. Nem eu sabia que tinha tanta gente cuidando da energia.

Finalmente, descobriram tudo: um parafuso. Um parafuso mal colocado. Que acabou derrubando o terceiro cabo. Já que o segundo caíra por falta de manutenção. E o primeiro, bem, o primeiro foi aquele que a Teresa pôs a mão, quer dizer, é caso para ser entregue na mão da engenharia elétrica que apresentará suas teses. Talvez em cadeia de rádio e televisão. Isto, é bem verdade, se não faltar energia no dia em que a cadeia de raio e televisão for ao ar, novamente, para explicar não só a questão do parafuso, mas anunciar, com pompa, a inauguração de uma “nova era” no campo energético brasileiro, com a construção de, sei lá, trinta e tantas usinas hidroelétricas.

Para quando? Para muito breve, é claro. A menos que algum outro parafuso na cabeça de alguém, lembre que este governo está quase terminando, e que será melhor esquecer tudo, posto que, como eles dizem, a construção de hidroelétricas implica projetos de “longa maturação”, de longo prazo.

A nós, eternos colecionadores de esquecimentos, só nos resta, mesmo, é fazer valer a fama: esquecer. Voltar a ler os jornais e acompanhar as novelas que passam na televisão, e as novelas que se renovam em todos os lugares, descendo pela rampa do Palácio da Alvorada, passando pelos salões da Câmara e do Senado, até atingir ministérios, autarquias, tribunais e autoridades diversas. Novelas fictícias e novelas reais.

A propósito, já estou atrasado para acompanhar a novela da falta de segurança e da violência do crime organizado. É uma novela longa. Já dura, pelo menos, onze anos. Há, inclusive, projetos a respeito, que tramita no Senado a quem caberá definir o seu final. Até às próximas eleições. Se não chover, é claro!..

. Domingos Oliveira Medeiros –
10 de março de 2002 -






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui