Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62579 )
Cartas ( 21339)
Contos (13279)
Cordel (10457)
Crônicas (22549)
Discursos (3244)
Ensaios - (10499)
Erótico (13582)
Frases (50948)
Humor (20093)
Infantil (5516)
Infanto Juvenil (4840)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140976)
Redação (3332)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1963)
Textos Religiosos/Sermões (6271)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Olha quem está mugindo! -- 19/02/2003 - 10:38 (Sérgio Morango) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Seu nome completo era – Rivaldo Silva da Silva, Silva por parte de pai e Silva por parte de Mãe. Isso é pra vocês verem como o menino já nasceu complicado. Todos o chamava de “Doidim dos Boi”, vivia enfurnado no curral, quase não falava com ninguém mas vivia rindo, o que o colocou em situações difíceis. Chegava um estranho e ele começava a rir, se o sujeito era bem humorado tudo bem, quando não já ia perguntando com a aspereza característica dos homens rudes do Sertão - “tá rindo de que?”, lógico que aquilo espantava Doidim que saia disparado pra dentro do primeiro curral que aparecia e ali ficava com os bois e as vacas.

Certa vez, Anacleto, outro menino amigo de Doidim e que vivias por ali, resolveu se esconder no curral e ver o que Doidim tanto fazia ali, pasmem, Doidim passava o dia conversando com os bois e vacas. Era mugido pra cá, mugido pra lá, e em certos momentos parecia que os bichos caiam na gargalhada juntamente com Doidim, Anacleto não aguentou e saiu do seu esconderijo perguntando o que estava acontecendo ali. Doidim espantado ainda respondeu um “NADA” e calou-se diante da insistência de Anacleto:

Anacleto:
- Pode falar a verdade, você entende o que os boi tão dizendo? Como é que você consegue? Cês tavam rindo de que? – e assim continuou, até ganhar Doidim no cansaço.

Doidim:
- Era piada de boi você num ia entender!

Anacleto:
- Se você que é doido entende, imagina eu que tô no terminando o primário, conte logo.

Doidim:
- Eu só sei contar em língua de boi.

Anacleto:
- Pois transforme em língua de gente!

Doidim:
- Eu vou tentar: “morreram três bois, um da Fazenda Brasília, outro da Fazenda Madri e o outro da Fazenda Lisboa. Tavam as três alma de boi subindo pro céu, quando a alma da Faz. Brasília viu uma vaquejada e falou pras outras “aquela vaquejada tão fazendo em minha homenagem eu fui um dos boi mais difíceis de se colocar no chão”, a alma que veio da Faz. Madri, olhando pra baixo falou “tão vendo aquela tourada? é em minha homenagem, nunca perdi pra toureiro nenhum numa arena”. Então a alma que veio da Faz. Lisboa sem querer ficar por baixo, olhou, olhou pra Fazenda e na hora que identificou uma movimentação familiar não perdeu tempo, “o dono da Fazenda Lisboa sempre falou que quando chegasse a minha hora, faria aquela homenagem chamando todo mundo da região”, falou com o peito estufado de orgulho e apontando prum baita churrascão que acontecia na Fazenda logo alí em baixo.

Anacleto:
- Essa eu não entendi, conte outra, senão eu conto pra todo mundo seu segredo!

Doidim:
- Eu vou contar só mais essa: tem a do boi tarado que chegou na fazenda pra montar as vaca, só que o boi era tarado demais e depois das vacas ele começou a montar as éguas, as porcas, as cabras até que um dia encontrou a mulher do dono da fazenda e não contou conversa, montou a patroa. Sendo pega em flagrante pelo marido, que foi logo gritando “ - o que significa isso?”

Ao que ela respondeu no auge do prazer - “significa que: ou você compra uma cama maior, ou a partir de hoje eu durmo no curral!”

Cada doido com sua mania, a de Doidim só lhe trouxe alegrias, até o dia que ele se apaixonou por uma vaca do curral, que o desprezou. Desde então Doidim não falou mais com ninguém, só mugia. Um mugido triste que o impedia de abrir aquele sorriso digno e ingênuo dos debilitados mentais. Se transformou em mais um no mundo que sofre por causa de uma "VACA"!

por Sérgio Morango
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui