Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um dia de Domingo -- 06/11/2002 - 19:53 ( Alberto Amoêdo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
D. Graça foi à feira comprar um peixe, pois o seu filho Albertinho estava doente.
Alguns passos, e lá estava ela no Barreiro, no meio de toda àquela multidão que grita, que fala na intenção de vender o seu produto. Paralelo, é óbvio, com quem está barganhando preço na hora da compra.
Quando de repente encontrou-se com a D. Aracy, que preocupada veio falando: - Vizinha a senhora não sabe de um remédio para catapora.
-Ah! vizinha dizem que o chá da folha do Sabugueiro é muito bom pra por pra fora o que estiver incubado e a pasta da água pra refrescar. Agora se sair muito a folha da bananeira é ótima pra aliviar.Mas vizinha quem está com catapora?!...
-Não é o António, que agora depois de grande... Resolveu aparecer. E ele está num desespero só e eu estou com medo que passe pro Júnior que nunca teve.
-Ah! o pior é que o Júnior pode pegar vizinha. E lá em casa está quase a mesmam coisa, o Albertinho está com a garganta inflamada e haja febre, vou a farmácia pra comprar logo uma Bezetacil, que é só com que ele melhora.
-Ah! vizinha, não dê Bezetacil no pobre. Deixe me vêr...
E pensando um pouco D. Aracy disse: - Dê pro Robertinho o chá da casca da cebola ainda morno ou coloque em meio copo de água um pouco de vinagre e sal pra ele gargurejar e fomente a garganta com a banha de tartaruga, ou então cure a garganta dele com cupaiba,azeite de andiroba, alho e uma gota de limão, é um santo remédio.
Nesse instante, ouvindo o que as duas senhoras comversavam, iam passando com as suas compras feitas D. Adelaide e D. Raimundinha, que resolveram dar uma paradinha para uma rapida prosa de reforço.
-Ói Graça! ói D. Aracy disseram as duas senhoras que chegavam e pegavam o bonde andando.
-Ih! o Abener, disse a D. Adelaide, quando teve catapora eu fiz o que a Graça disse.
Segundos depois acrescentou a D. Raimundinha:-Ainda bem que o Reis, o Raimundo e as meninas todos já tiveram. Inclusive esse Sarampo e a Papera, enfim todas essas besteiras.
Mas de qualquer forma era a mamãe quem cuidava, eu não tinha experiência nenhuma. Mas o que a Graça e a Adelaide falaram é certo Aracy.
No meio do sol D. Graça prolongou: - Falando em doenças eu já vou, pois o Albertinho está com febre. E dessas doenças só não teve papera, mas o bichinho é ruim da garganta.Vira e mexe ele só vive com ela infalamda.
-Ah! Graça nem fala que esses meninos só vivem no jogo da bola nesse sol. Se estivessem trabalhando. É só pra dá consumissão pra nós. Finalizou D.Raimundinha.
O mormaço deu espaço pro sol das 10:40 da manhã e as senhoras se despediram seguindo conselhos e a sina daquele dia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui