Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS - QUESTÕES JULHO 2015 -- 14/09/2015 - 08:25 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


GABARITOS QUESTÕES DE VESTIBULARES  JULHO DE 2015.



 



 



 



HISTÓRIA ANTIGA



 



1 C  2  C   3  B



 



 



 



Resolução  4



 



A democracia ateniense era direta, através da assembleia dos cidadãos, mas apenas os cidadãos é que podiam participar das decisões. Na Grécia o escravismo era aceito e escravos não eram cidadãos.



Hoje a democracia é indireta, os cidadãos escolhem seus representantes pelo voto, a cidadania é generalizada e o escravismo é crime.



 



5 E



 



HISTÓRIA MEDIEVAL



1 A  2  B  3  E



 



HISTÓRIA MODERNA



 



 



1 B



Resolução  2



 



 A Mita era o trabalho compulsório indígena executado na mineração e em obras públicas.



A escravidão era o trabalho compulsório executado por mão de obra negra africana.



3 D  4 D  5  E   6  E



 



HISTÓRIA SÉCULO XIX



1 C   2  A   3 A   4  C



 



HISTÓRIA SÉCULOS XX E XXI



1D  2  B   3 B   4  E   5  A   6 C  7  A   8  D  9  E    10 C  11 D   12  D 



13 B   14  D   15  B   16  D



Resolução  17 



 



Fidel Castro realizou uma revolução , tomou o poder e depois se alinhou com o comunismo da URSS. Permitiu a instalação de misseis russos em Cuba, quase  provocando uma guerra nuclear, por isso foi submetido a embargo econômico pelos EUA.



Hoje a URSS acabou e o comunismo está restrito a poucos países, não tendo mais sentido o papel de “exportação” do regime, realizado por Fidel Castro. Os EUA tem interesse em ampliar negócios com o país, mas Cuba continua sendo uma ditadura dos irmãos Castro e haverá resistência no Congresso americano pelo fim do embargo se o país não tornar-se democrático.



 



 ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA



 



1 A   2 C   3  B   4  C    5  E    6   C 



 



 



Resolução  7



 



A  economia urbana capitalista não tem dinâmica suficiente para incorporar a demanda de migração e por isso, a população que chega acomoda-se da maneira que pode, criando o chamado circuito inferior da economia, com habitações precárias e empregos informais que permitem a economia funcionar , mesmo com um padrão de renda  mais baixo.



Este circuito inferior é formado principalmente com atividades informais como os ambulantes, serviços de conserto, vans, etc.



 



HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA



1D  2 D   3  B  4  D   5  E   6  C   7  C



HISTÓRIA DO BRASIL MONARQUIA



1 C 2 A



HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA



1 B 2 D  3  B   4  D   5  D   6  A



BRASIL  ATUALIDADES CONTEPORÂNEA



 



1 A  2 D  3  C  4  A  5  E  6 D  7 C  8  B  9  E   10 C  11 E  12 B  13 A  14  C



 



Resolução 15



 



O preço do petróleo a US$ 40 o barril torna inviável a exploração no pré-sal porque o custo de produção esta praticamente nesta faixa.



No caso de Venezuela e Rússia, os custos de exploração são menores, mas estas das economias , fortemente dependentes das receitas de exportação de petróleo, sofrem com a queda destas receitas , gerando crise econômica interna.



 



 



Resolução 16



 



1) Problemas técnicos:



A) A água do Rio Paraíba é destinada para abastecer as cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.



B ) O Rio Paraíba pode ser uma alternativa para  a escassez hídrica por que passa o Estado, mas há limites devido ao uso da água pelo Rio de Janeiro.



2) Medidas



A) São Paulo precisa captar água em locais mais distantes, para  garantir estoque de água suficiente para o consumo da região metropolitana.



B) Realizar estudos sobre o  limite de captação de água do rio por São Paulo que não prejudique o consumo no Rio de Janeiro.



 



 



Resolução 17



 



O latifúndio está mudando no Brasil face à pressão por terra de movimentos como o MST. Existente desde o período colonial, os latifúndios são áreas agrícolas enormes na mão de poucos proprietários, caracterizando concentração de terras.  A monocultura era uma característica antiga, mas hoje estas áreas estão diversificando e modernizando sua produção.



Do ponto de vista social, os latifúndios são alvo dos conflitos pela posse de terra sob a alegação de que são improdutivos. Do ponto de vista econômico, os improdutivos são negativos para a economia, mas os que se modernizaram , contribuem para  a economia do país , com a exportação de  produtos agrícolas.



 



FILOSOFIA E LÓGICA



 



1 B  2  B  3   A



 



Resolução  4



 



Rouanet assinala que a razão é prisioneira  do dogmatismo das ideologias e da religião e isso impede a pessoa de pensar o sistema social em sua realidade. As implicações políticas são óbvias pela rigidez das posições ideológicas.



Deve-se buscar a reflexão emancipatória, para libertar-se das paixões perversas e poder pensar o sistema social na sua realidade sem as distorções ideológicas. Somente superando o dogmatismo é que seria possível alcançar uma sociedade verdadeiramente democrática e igualitária.



 



Resolução  5



 



A ciência é um conhecimento com base em observação da realidade e experimentação  a partir de teorias e hipóteses que podem ser reproduzidas por outros. Isso nada a tem a ver com fórmulas dogmáticas que não tem nenhuma fundamentação na realidade. Portanto não existem verdades absolutas para a ciência.



Pedidos são caminhos para o conhecimento da realidade e por isso não podem sujeitar-se a dogmas que já tem uma explicação prévia , sem fundamentação, baseada apenas em pressupostos falsos.



 



Resolução 6



 



O regime político oposto à democracia é a ditadura. A democracia é um regime que pressupõe pluralidade, participação, diversidade de opiniões, de concepções , de visões religiosas, e a ditadura não permite nada disso, exigindo uniformidade de acordo com o partido ou a ideologia dominante.



 



Resolução 7



 



O texto destaca que o pensamento filosófico surgiu na Grécia, que fica na Europa e portanto pode ser considerada uma cencepção eurocêntrica. Foi a filosofia que permitiu o nascimento do conhecimento científico que se contrapõe ao dogmatismo religioso e às ideias míticas das civilizações antigas que se contrapõem ao conhecimento científico.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui