Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL REPÚBLICA QUESTÕES JULHO 2015 -- 10/09/2015 - 09:33 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL REPÚBLICA



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



1. MACKENZIE – JUNHO / 2015



TENENTISMO 1924



 



“O Exército não tem ambições e não quer poder ou postos. Age abnegadamente por altruísmo brasileiro e fundamentalmente patriótico e, nesse sentido, os chefes do movimento revolucionário querem dar o exemplo, que empresta autoridade à sua crítica aos republicanos que,



até agora, ocuparam os altos postos da administração do país.”.



O trecho acima faz parte do discurso dos Tenentes rebelados em 1924, em São Paulo, que estavam sob a liderança de Miguel Costa, evidenciando.



a) o enorme descontentamento do movimento tenentista com a participação na vida politica nacional de seus oficiais superiores.



b) a defesa que os Tenentes faziam da necessidade de realizar grandes reformas politicas e eleitorais que restringissem o poder dos grandes proprietários rurais.



c) o desejo de um grupo de militares de restabelecer novamente a Monarquia, visto que a Republica não atendia aos anseios da maioria da população brasileira.



d) o caráter apolítico do Exercito do nosso pais que, nesse momento, ansiava apenas por combater a corrupção administrativa e não efetivamente participar do poder.



e) o anseio por parte desses jovens militares de participarem da vida politica nacional, uma vez que pela Constituição de 1891, isso não era permitido.



 



2. MACKENZIE – JUNHO 2015



INDUSTRIA NO BRASIL 1889 1930



 



































Fabricas e operários no Brasil (1889-1930)




Ano




n. fábricas




n. operários




1889




636




54.169




1907




3.120




149.018




1920




13.436




275.514




1930




18.800




450.00




 



 



Fonte: Edgar Carone. A República Velha.



São Paulo: DIFEL, 1971, pp. 70-92



Analise os dados da tabela acima e assinale a alternativa



que melhor explica o fenômeno observado.



a) O crescimento verificado no período deveu-se, sobretudo, a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, pois permitiu acumulo de divisas usadas na industrialização promovida pela Era Vargas.



b) O final do Império no Brasil e inicio da Republica foi marcado pelo grande crescimento do numero de fabricas e operários, marca alcançada em virtude da abertura do pais ao capital externo.



c) Na transição da Colônia para a Republica, a implantação de fabricas tornou-se politica publica, pois assegurava o papel predominante da economia brasileira perante as demais nações latino-americanas.



d) Impulsionado pela crise da economia cafeeira, pela Grande Guerra e pela Grande Depressão, o crescimento do numero de fabricas e operários no Brasil coincidiu com as primeiras décadas da Republica.



e) As praticas intervencionistas do New Deal, implantadas no Brasil a partir da década de 1920, contribuiu para o crescimento vertiginoso do numero de fabricas e de operários, no período considerado.



 



3. MACKENZIE – JUNHO 2015



INDÚSTRIA 1964 -1985



 



No período compreendido entre 1964 e 1985, conhecido como “ditadura civil militar”, o Brasil apresentou um grande crescimento industrial, comparado as décadas anteriores. Entre os diferentes fatores que caracterizaram esse processo, assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.



I. Além dos investimentos públicos em infraestrutura, com destaque para rodovias e usinas hidrelétricas, o pais contou com investimentos de grandes grupos transnacionais da Europa e dos EUA.



II. O Estado priorizou o desenvolvimento de industrias siderúrgicas, petroquímicas, mecânicas e automobilísticas, ou seja, setores típicos da chamada Terceira Revolução Industrial.



III. A ditadura civil-militar não preparou o pais adequadamente para a Terceira Revolução Industrial. Isso pode ser comprovado pela constatação dos investimentos em educação, ciência e tecnologia, que



não viabilizaram a formação da mão de obra qualificada, fator importante para os mais avançados processos industriais no mundo contemporâneo.



IV. O desenvolvimentismo no Brasil teve a combinação entre a prioridade dos investimentos em rodovias e incentivos para a indústria automobilística. Essa opção justifica, de um lado, a posição de destaque internacional do pais na produção de automóveis; de outro, os elevados custos com transportes de cargas e passageiros que prejudicam outros setores da economia.



a) I, II e III apenas. b) I, III e IV apenas. c) II, III e IV apenas. d) I e II apenas.



e) III e IV apenas.



 



 



4. UNESP – 1ª Fase – MAIO 2015



BRASÍLIA



 



Brasília simbolizou na ideologia nacional-desenvolvimentista o “futuro do Brasil”, o arremate e a obra monumental da nação a ser construída pela industrialização coordenada pelo Estado planificador, pela ação das



“forças do progresso” (aquelas voltadas para o desenvolvimento do “capitalismo nacional”), que paulatinamente iriam derrotar as “forças do atraso” (o imperialismo, o latifúndio e a política tradicional, demagógica e “populista”). (José William Vesentini. A capital da geopolítica, 1986.)



Segundo o texto, a construção de Brasília deve ser entendida



a) Como uma tentativa de limitar a migração para o Centro do país e de reforçar o contingente de mão de obra rural.



b) dentro de um conjunto de iniciativas de caráter liberal, que buscava eliminar a interferência do Estado nos assuntos econômico-financeiros.



c) dentro do rearranjo político do pós-Segunda Guerra Mundial, que se caracterizava pelo clima de paz nas relações internacionais.



d) dentro de um amplo projeto de redimensionamento da economia e da política brasileiras, que pretendia modernizar o país.



e) como um esforço de internacionalização da economia brasileira, que provocaria aumento significativo da exportação agrícola.



 



5. PUC SP – JUNHO 2015



JANIO QUADROS RENÚNCIA



 



http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br



“Fui vencido pela reação e, assim, deixo o governo (...). Sinto-me, porem, esmagado. Forcas terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou me infamam, ate com a desculpa da colaboração. Se permanecesse não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio, mesmo, que não manteria a própria paz publica.”



(Jânio Quadros, 25.08.1961, apud Maria Victoria Benevides. O governo Jânio Quadros. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 73.)



O texto reproduz declaração de Jânio Quadros, no momento de sua renuncia a presidência da Republica. Essa renuncia deve ser analisada no contexto de:



a) um claro impasse econômico, provocado pela rejeição do pedido brasileiro de empréstimo ao Fundo Monetário Internacional.



b) um golpe militar, que derrubou o presidente legalmente eleito e iniciou um longo período ditatorial.



c) um amplo apoio popular ao presidente, que retornou ao cargo poucos dias depois da declaração de renuncia.



d) uma grave crise politica, que incluía conflitos entre o executivo e o legislativo e criticas a condução da politica externa brasileira.



e) uma complexa articulação estratégica internacional, gerada pelo alinhamento politico brasileiro com o bloco soviético.



 



6. FATEC – JULHO  2015



15 DIRETAS JÁ 1984



 



No dia 25 de janeiro de 1984, milhares de pessoas se reuniram na Praça da Se, na cidade de São Paulo, para a realização do primeiro grande comício de um movimento que se espalharia por todo o Brasil e ficaria conhecido na historia nacional como ‘Diretas Já’: Sobre esse movimento e correto afirmar que



a) foi um dos movimentos de maior participação popular da historia do Brasil e pedia, apos quase vinte anos de ditadura, a realização de eleições diretas para presidente da Republica.



b) foi bem-sucedido em suas pretensões e, em abril daquele mesmo ano, a população foi às urnas pela primeira vez para eleger o presidente da Republica.



c) ocorreu no momento em que a população brasileira foi chamada a decidir, via plebiscito, entre os sistemas  parlamentarista e presidencialista de governo.



d) foi comandado pelas classes sociais mais altas, banqueiros e empresários, que receberam apoio dos Estados Unidos para garantir a continuidade da ditadura.



e) ocorreu por iniciativa dos militares, preocupados em preparar a população civil para a participação na vida politica do regime democrático que se iniciava.



 



Gabarito publicado com todas as questões de História Geral e do Brasil.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui