Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->KOELLREUTER: CURSOS DE CONTRAPONTO -- 03/09/2015 - 11:39 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

                                                                  KOELLREUTTER: CURSOS DE CONTRAPONTO E HARMONIA, REGÊNCIA E COMPOSIÇÃO



                                                                                                                                                                                                                                                       L. C. Vinholes



No momento em que se comemorava a passagem do centenário de nascimento de H. J. Koellreutter certamente não é descabido recordar a orientação e as possibilidades que ele oferecia a todos os que, inscritos na Escola Livre de Música da Pró Arte, se interessavam pelo estudo das principais matérias indispensáveis à formação de que escolhe a carreira da música. São elas: Contraponto e Harmonia, Regência e Composição, dos cursos por ele ministrados.



PROGRAMA DO CURSO DE CONTRAPONTO E HARMONIA CONTRAPONTO E HARMONIA Estudo simultâneo de harmonia e contraponto, seguindo a evolução das linguagens musicais da história.



A – CONTRAPONTO VOCAL (modal e tonal) I – A composição do Canto Firme: Leis fundamentais da melodia – construções de breve melodia vocal assim como de composições maiores a uma voz – a melodia irométrica. II – Contraponto a duas vozes: As cinco espécies – imitação simples e modulante – o bicinio e o moteto – cânone. III – Contraponto a três vozes: As cinco espécies – imitação – arranjos polifônicos – o moteto. IV – Contraponto a quatro vozes: As cinco espécies – imitação – arranjos polifônicos – o moteto.



B – CONTRAPONTO INSTRUMENTAL (contraponto funcional) I – A composição da melodia instrumental com desenvolvimento e um motivo rítmico característico, assim como de melodias instrumentais com vários motivos. II – Contraponto a duas vozes: O prelúdio – coral – o emprego de ritmos complementares – o dualismo de escale e acorde – polifonia linear – imitação – contraponto duplo – cânone em vários intervalos e em movimento contrário com diminuição e aumentação. III – Contraponto a três vozes: Contraponto triplo – imitação – cânone a duas vozes com uma terceira voz independente – cânone a três vozes. IV – Contraponto a quatro vozes: Contraponto quadruplo – imitação – cânone. V – Contraponto a cinco e oito vozes: O contraponto harmônico – o princípio antifônico (dois coros).



C – FUGA (tonal e real) A forma – o sujeito – resposta de sujeito – o contra sujeito – a fuga a duas vozes – o divertimento – a exposição a três vozes – a fuga a três vozes – a exposição a quatro vozes – a fuga a quatro vozes – fugas com “stretto” – inversão, aumentação e diminuição do sujeito – a fuga dupla, tripla e quadrupla – análise do “Cravo bem Temperado” e da Arte da Fuga”, de J. S. Bach.



D – HARMONIA (funcional) Apresentação do sistema de Riemann e Reger em forma “monista” e em cinco leis tomais fundamentais. 1ª LEI TONAL: Funções principais – acordes consonantes e dissonantes e suas inversões – acordes de sexta e quarta e sexta-apogiatura – acordes de 7ª, 8ª e 13ª da dominante – acordes de sexta acrescentada de Rameau – acordes de 7ª acrescentada – cadências. 2ª LEI TONAL: Funções secundárias – cadenciais. 3ª LEI TONAL: Dominantes e subdominantes secundárias – cadências. 4º LEI TONAL: Modulação diatônica, cromática e enharmônica. Harmonização dos exercícios do livro “Harmonia Tradicional” de Paul Hindemith (Editora Ricordi). Canto e baixo dado. Exercícios ao piano. Baixo cifrado. Harmonização de cantos populares e corais. Improvisação.



PROGRAMA DO CURSO DE COMPOSIÇÃO



A – A FORMA Célula – motivo – proposição e frase – modelo, estrutura e forma – elemento conjunctivos e disjunctivos – o dualismo de contraste e repetição – simetria e assimetria – variantes e desenvolvimento de motivos e frases – desenvolvimento rítmico e métrico – o “lied”, a canção e a dança – formas derivadas (polca, valsa, mazurca, polonaise, minueto, noturno, improviso, scherzo, estudo etc.). As formas contrapontísticas: invenção, prelúdio, partita, fuga, chacona, passacaglia, tocata etc. A Suite: pavana, gagliarde, saltarello, tarantela, allemande, courante, sarabande, gigue, menuetto, gavotte, musette, passapied, bourée, rigaudon, loure, air, rondeau, anglaise, ouvertura. Tema e variações: double, vários tipos de variações, metamorfoses. A forma de sonata e a sinfonia: formas vocais (salmodia, antigona, graduale, concentus, rondellus, moteto, missa, oratório, “lied”, canzonetta, villanella, frotola, quodlibet, madrigal. As formas de ópera e do drama musical – Fantasia, rapsódia, poema sinfônico, o concerto, formas atemáticas.



B – AS TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO Contraponto modal, tonal e atonal (medieval, renascentista, clássico e moderno) – harmonia tonal, politonal e atonal – harmonia de jazz – sistema composional de Hindemith – a técnica dodecafônica – a composição para instrumentos eletrônicos.



C – ANÁLISE Análise de obras desde o canto gregoriano até os de nosso tempo, sob o ponto de vista harmônico, melódico, rítmico, formal, estilístico e estético.



TRATADOS USADOS NO CURSO DE CONTRAPONTO, HARMONIA E COMPOSIÇÃO: Fux – “Graduys ad Parnassum”. Jeppson – “Contraponto”. Schoenberg – “Tratado de Harmonia” e “Funções estruturais da Harmonia”. Hindemith – “The Craft of Composition”. Leichtentritt – “Tratado da forma musical”. Hindemith – “Harmonia Tradicional” (dois volumes).



PROGRAMA DO CURSO DE REGÊNCIA



A - REGÊNCIA CORAL I – A técnica de regência: Os compasso – a subdivisão e o emprego do pulso – acentos, entradas e fermatas – exercícios em vários compassos, simples, compostos e mistos – a melodia sem compasso –problemas de polirritmia. II – Problemas teóricos da regência coral: Composição do coro - educação da voz – vocalizes – pronúncia – entonação – o ensaio – disposição do coro. III – A Obra Coral: Problemas de estilo e de execução nas obras de todas as fases da literatura coral.



B – REGÊNCIA SINFÔNICA I – A técnica de regência: Tipos fundamentais de regência – problemas de anacruz e fermata – a pausa geral – a cesura – articulação e fraseado – exercícios de execução técnica de partituras da literatura clássica, romântica e contemporânea. II – Problemas teóricos da regência sinfônica: A realização da obra - o ensaio – a orquestra e problemas específicos dos instrumentos – a preparação d partitura. III – A obra sinfônica: Analise de obras sinfônicas de todas as épocas sob o ponto de vista da execução e os problemas do estilo, em particular.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 1052 vezesFale com o autor