Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Ex-iologia, a Nova Ciência -- 28/10/2002 - 13:22 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A NOVA CIÊNCIA : EXIOLOGIA
(por Domingos Oliveira Medeiros)


Está em vias de ser reconhecida um novo ramo do conhecimento humano. A EXIOLOGIA. Ciência que estuda os casos de quem já foi, de quem já era ou de quem poderia ter sido, independente do que poderiam ter feito. É, portanto, a ciência que estuda os casos de “EX”.

No Brasil temos bons exemplos. Na maior parte deles, os chamados (EX) costumam ser bem tratados; inclusive, há casos em que eles são até muito bem remunerados, tão logo passam a condição de EX. É o caso dos ex-presidentes da república, de ex-senadores, de ex-deputados, de ex-governadores, que recebem aposentadoria milionárias. Só porque, na maioria das vezes, deixaram de fazer alguma coisa que poderiam ter feito anteriormente e não fizeram.

É a chamada aposentadoria vitalícia, em torno de R$ 10mil reais por mês, que todo EX-Político ou governante passa a receber pelo resto de suas vidas; sem que para isso seja exigido mais do que um ou dois anos de efetivo exercício no cargo para o qual fora eleito. No caso dos governadores de Estado, por exemplo. Não se exige qualquer comprovante de serviços prestados à população. Ou seja, um governador, mesmo mal intencionado, pode, simplesmente, além de meter a mão nos cofres do
Estado, durante o tempo de governo, ainda pode receber um prêmio por isso. Válido para o resto de sua vida.

E são muitos os exemplos de EX. Os mais comuns são, exatamente, os chamados EX-Comuns, como a ex-esposa, o ex-amante, a ex-namorada, o ex-chefe, o ex-amigo, o ex-professor, ex-candidato e assim por diante.

E temos, ainda, várias classes ou categorias de EX. Os mais raros são os chamados EX-Únicos, como podemos exemplificar: o Ex-Ex-presidente, FHC, o único EX duplo que irá servir de modelo para essa categoria, tão logo termine o seu segundo mandato. Atualmente ele é único, mas em outra categoria rara, que é a categoria do ex-presidente- e- presidente atual, combinado com ex-senador- e- ex-professor.

Na categoria de Ex-Único, ainda temos a Rússia, como ex-potência mundial, e nõ podemos esquecer da ex- governadora do Maranhão, como única ex-candidata-a-candidata. Atualmente ela já acumula a função de ex-governadora, e já deve ter recebido sua aposentadoria vitalícia, que ninguém é de ferro.

Em contraponto aos EX-Únicos, temos os EX-Mais. Nesta categoria estão as ex-virgens, os ex-trabalhadores, os ex-técnicos de futebol, e a mais extensa de todas, os ex-corruptos.

Há outras categorias que, pela sua natureza, não se enquadram em nenhuma das acima citadas, são as chamadas EX-Curiosidades ou Ex-novidades, como queiram. Exemplos: ex-algemado, ex-indiciado, ex-seqüestrado, ex-big brother, ex-casa dos artistas, etc.

E temos aqueles que acumulam vários tipos de categorias da Exiologia. Exemplo: o juíz Nicolau que já é considerado como ex-presidente do TRT-SP, ex-Juiz, ex-Juiz aposentado, ex-presidente da comissão de licitação, ex-preso encarcerado, ex-preso domiciliado, ex-corrupto, ex-milionário, e poderíamos ficar horas e horas completando a série.

E temos, também, outras categorias como a do ex-jogador de seleção, como o Romário, que acumula com a de ex-convocado. A de ex-jogador de futebol e ex-craque da seleção, que seria o caso do Ronaldinho, e, muito provavelmente, o de ex-fórmula um, que deverá ser preenchido pelo Rubinho, além do ex-número um do tênis, no caso do Guga..

O Brasil, como nação, acumula, também, várias categorias: ex-país do futuro, ex-país subdesenvolvido, ex-país em desenvolvimento, ex-décima economia mundial, ex-país do futebol, ex-país do apagão e, finalmente, a nossa seleção brasileira, a ex-quase hexacampeã mundial.

Daqui a pouco, não vai demorar muito, e teremos a maior categoria de todas: a de ex-eleitores. Com a eleição do Lula, podermos inaugurar uma nova série, desta vez mais positiva: ex-país dos juros altos, do desemprego, do eterno endividamento, da má distribuição de renda, da falta de reformas, da subserviência ao capital estrangeiro, da má qualidade do ensino público, da má qualidade na prestação de assistência médico-hospitalar, do risco-Brasil alto, do dólar nas alturas e da ex-peculação.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui