Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Tentação: Pannetone -- 31/10/2002 - 12:38 (Rafael Coelho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A tentação se apresentou a mim ontem, na forma de um pannetone. Já tinha falado para minha esposa na sexta-feira que queria perder peso, mas acho que ela esqueceu. Esteve ontem no supermercado com meu filho, e ele ficou pedindo para ela comprar "aquilo". Ela, a princípio, resistiu, mas ele a convenceu, dizendo que "o papai adora pannetone". Então comprou e pior, trouxe para casa.

Preciso explicar que pannetone é uma das minhas fraquezas. Eu simplesmente adoro. Já cheguei a comer meio quilo de uma vez. E olha que uma porçãozinha de 80 gramas tem 290 calorias. Começo pensando "vai ser só um pedacinho", depois vem "só mais um", e logo já estou no "ué, já acabou"?

Então, ontem cheguei em casa e notei aquele vulto se insinuando para mim na cozinha, um panetonne de um quilo e meio (!) importado da Itália. Hummmm. Minha esposa estava fazendo peixe com couscous marroquino, que parece um espaguete cortadinho bem pequeno, como grãozinhos. Até aí tudo bem, e eu ajudei cortando uma salada de alface. Comentei com ela que com pannetone é realmente difícil de se controlar. Aí que ela lembrou... "Ai, é mesmo, eu não deveria ter comprado, mas ainda está fechado, talvez eu possa levar de volta". Aí veio o meu outro lado, "Pannetone não se leva de volta, se come!". E fiquei na luta, no fundo com a esperança de que ela realmente levasse aquele monstro enorme de volta ao supermercado.

Comi o peixe e o couscous, ela me ofereceu mais peixe, eu disse que um filezinho já estava bom. Comi muita salada. Só alface, vinagre e pimenta, adoro e não engorda. Muita água também.

Eu me levantei para levar os pratos à pia, e quando me voltei, meu filho já tinha aberto o pacotão. Adeus, planos de levar de volta. Esse troço vai ser comido. Ele tirou o pannetone de dentro do pacote, e olhei para o bicho. Enorme. Só de olhar, 20 calorias. Meu filho, que tem seis anos, estava tendo dificuldade de abrir o arame que mantém o plástico fechado. Me pediu para ajudar... Aiaiai, abrir esse arame vão ser mais 50 calorias. Depois veio o cheiro. Só cheirar aquele troço já faz engordar, conta como mais 100 calorias. E ele queria ajuda para cortar. Mais 100. Servi um pedaço para ele.

E o pannetone já aberto ficou olhando para mim, me pedindo para que eu comesse. "Só um pedacinho", disse ele. Eu respondi que não existe isso de só um pedacinho. "Só um..." E eu, "de jeito nenhum, depois de um pedacinho vem outro, e depois outro, e depois mais outro... Melhor não começar." Mas ele foi mais forte que eu, como todos os pannetones são.

Cortei um pedaço bem pequeno, devia ter uns 50 gramas. E comi bem devagarinho, saboreando cada pedacinho pequeno que rasgava daquele pannetone delicioso... Até que o pedacinho acabou. Olhei para o pannetone de novo... e ele dizendo "Só mais um". Sabe o que? Hoje não. Rapidamente coloquei-o de volta no seu saco plástico, caixa de papelão, e tchau! Vai de volta para o balcão. Consegui. Desta vez venci.

Hoje de manhã, ele não me pareceu tão forte. Falei bom dia educadamente, e ele nem respondeu, acho que ofendido. Comi um mingauzinho de aveia, nutritivo e de poucas calorias.

Talvez à noite eu coma mais um pedacinho. Pannetone na minha casa nunca durou mais de dois dias. Esse vai durar até o Natal!

© 2002 Rafael Coelho
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui