Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A questao israelense -- 25/03/2015 - 16:51 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cartas a Gabriel

A questão israelense posta em cheque

Gabriel, andei te procurando e me informaram que estavas na África ,certamente no meio da mata, esquecendo o tumulto em que nos jornalistas vivemos diariamente, Fostes ao primitivo, o que faz uma pausa na correria e a gente observa tudo com uma grande angular em uma visão telescópica.

Mas o meu assunto é outro e quero tua opinião :Khamenei, líder supremo do Irã, um ideólogo antiocidental e radical, colocou no Twitter uma ideia ,que vale a pena refletir:” Ele entende que Israel pode conter e responder a ameaças militares, mas não pode, como democracia, continuar eternamente no controle do território com 4.5 milhões de pessoas contra a vontade delas. É por isso que ele escolheu como arma o apelo persistente de um referendo .Diz Fareed Zakaria ,que nos dá esta informação, que “ espera que Netanhyahu leve a serio essa ameaça à existência de Israel e tenha alguma resposta para ela, além de retuitar esta mensagem.

De fato, Gabriel, porque Osvaldo Aranha, o nosso Chanceler, presidindoa ONU ao final da II Grande Guerra, tenha resolvido doar ao judeus aquele território ,em prejuízo de árabes, palestinos, egípcios... Os argumentos do iranianos não são pobres (estão no Estado de São Paulo, na pagina A9,da edição de segunda-feira,23). Eu me pergunto: será que foi para recompensar o holocausto? Estou somente perguntando...é a sensibilidade que grita!

E temos outra “bomba”, cuja raiz esta também na II Grande Guerra: a Grécia está em moratória, pedindo para sair da área do Euro.. Só que o seu Ministro das Finanças, Ianis Varoufakis ,apresentou uma conta à Alemanha de 7O biliões de Euros, que a Grécia foi obrigada a socorrer a Alemanha nazista .O embroglio é grande, como nos informa Gilles Lapouge e não sabemos como a Merkel vai sair desta. Ela deu uma recuada e quer a Grécia na zona do Euro.....

Bem, repara a diferença: tu na África, saboreando ar puro, ganhando saúde e sabedoria com a natureza e o Mundo cheio de bate-bate. E, olha, no Brasil não está diferente, mas fico por aqui, já esta de bom tamanho o que te dei para pensar!

Saudades

Ione

*Gabriel ,personagem do livro Gabriel e Mazarine





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui