Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Um Pensar Masculino -- 28/11/2002 - 19:30 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um Pensar Masculino
Ricardo Oliveira 17/10/98

Guerrero!

Vamos considerar sua citação de Heisenberg: “O que vemos surgir de nossos experimentos não é a natureza em si, mas a natureza respondendo às perguntas que a ela fazemos através do tipo de experimento que realizamos.”

Bem, considero muito apropriada esta colocação ao se discutir a questão da sujeição do feminino ao masculino, cultivada pela tradição judaico-cristã, principalmente, que é a mais dura quanto a formatação dos valores em nossa sociedade ocidental, com todas as suas derivações.

Se buscamos na NATUREZA, resposta a nossos interesses... ela, mesmo assim, não nos induzirá ao erro, mas sempre poderemos manipular sua construção... E, por este caminho, a construção de um DEUS único, branco, pai, todo-poderoso, nada mais representou do que a construção de mecanismos de controle por sobre o feminino que se manifesta na NATUREZA da mulher.

Bem, me parece inquestionável que a NATUREZA da mulher, que gera o masculino e o feminino em seu único ventre, representa hoje um PODER totalmente fora do controle masculino... Imagine o que deve ter representado este PODER a 1.000, 2.000 ou 6.000 anos atrás... Inimaginável... Precisariam de um DEUS, PAI, TODO-PODEROSO, ao qual nenhuma mulher ousasse desafiá-lo... E, assim foi feito.

Hoje os tempos mudaram... Dias atrás, vi e ouvi, com meus olhos e ouvidos, algo difícil de acreditar...

Um padre, católico, começou a falar a respeito da idéia de DEUS e, ele disse:

“Se eu pudesse imaginar DEUS eu o descreveria... Mulher... Criança... Negra...” E apresentou em seu colo, uma criança negra, de seus 13 anos, uma menina vítima de HIV concluindo... “Nesta criança, vejo a imagem de DEUS... que sofre com a gente e ao mesmo tempo se mostra impotente.” ( palavras não textuais mas, a descrição do que vi e ouvi. )

Amigos e amigas.... Esta VERDADE, pronunciada naquele momento era com um trovão ecoando em minha ALMA. Não importava quem a pronunciava. Importava apenas que aquela expressão, para mim, era o que mais se assemelhava de DEUS, visto que, jamais alguém viu a DEUS ou verá os DEUSES que a mente humana cria para seus desígnios.

Se acredito eu Deus ou Deusas... Porque não acreditaria... Mas, sou obrigado, antes de acreditar em Deus ou Deusas, de qualquer cor ou tamanho, a acreditar na Mulher e no Homem.

Se, não acreditarmos em quem vemos, tocamos, sentimos e compartilhamos nossas alegrias e dores, em quem poderíamos acreditar.

Bem, acho que a Mulher, liberta de suas prisões, tem um grande papel nesta remodelação de valores e, espero que nós homens, possamos ser perdoados pelo atraso a que condenamos toda a humanidade com todos estes pré-conceitos contra a sua NATUREZA de SER MULHER, igual a todos nós homens, em nossas diferenças.

Um grande abraço.
Ricardo Oliveira

(Carta aberta numa lista de e-mails)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui