Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Eu tenho uma pra viver -- 11/11/2014 - 15:45 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Meus inimigos estão no poder/Ideologia!/Eu quero uma prá viver”

(Cazuza – Ideologia)



Ter uma ideologia é ter uma identidade social e um posicionamento sobre tudo o que acontece na vida e no mundo. Ideologia significa o conjunto de valores que funde ideais políticos, estilo escolhido de vida, valores morais e conceitos pessoais, que norteiam a escolha de qual lado se vai estar, especialmente em sociedades profundamente desiguais.

Dito isso tenho procurado me reposicionar sobre a atual conjuntura política do país. O atual governo possui um viés socialista que em si não me assusta e nem me causa alarme tanto quanto tenho visto. Afinal existem regimes no mundo com valores socialistas, como o bem estar social(welfare state), visto na Inglaterra, Suécia e Noruega que são nações extremamente bem desenvolvidas e bem menos desiguais do que a nossa. O socialismo democrático não é ruim.

Mas o problema deste atual governo reside no viés totalitário, este sim preocupante. Porque sinaliza o controle da mídia e de opiniões contrárias ao seu interesse, porque prevê o poder absoluto ao chefe do executivo e ao seu partido. Porque tem como objetivo enfraquecer o legislativo e o judiciário. Um governo com viés socialista e totalitário representa sim uma ameaça à democracia. O socialismo, com a preservação dos valores democráticos, da independência dos 3 poderes não tem problema algum, porque essa mescla de bases socialistas e bases democráticas, ou seja livre-mercado e a busca pelo bem estar social preservando as liberdades democráticas, só nos faria bem.

Mas infelizmente esse modelo moderno não é o objetivo do atual governo, porque vê com bons olhos governos como o da Venezuela e Cuba, que não são exemplos pra nenhuma nação, pois são governos com claros vieses ditatoriais e totalitários. O Brasil jamais vai se tornar uma Cuba ou uma Venezuela, mas o atual governo tem sim a intenção de se perpetuar no poder e para isso não poupa esforços. Inclusive com o discurso do “nós e eles” que é uma tática aprendida com a Revolução Russa, com conceitos como “Ditadura do Proletariado” que estão sendo sutilmente implantados de maneira adaptada.

Se não houver uma mudança na postura do atual governo, que está querendo disfarçar uma ideologia antidemocrática, a ruptura e a derrocada são certos, pois não suportamos ditadura seja ela de esquerda ou de direita.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui