Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As várias faces de uma mesma violência - sonho não se vende -- 17/10/2014 - 20:28 (Tânia Cristina Barros de Aguiar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


- UMA HOMENAGEM A DONA MARIA RITA, A HIAGO, À ÊNIO E AO POVO BRASILEIRO



Outubro seco. Esgarça-me a alma, mais que os incêndios que devastam a Serra do Cipó, destruindo as canelas de ema e sua lilás delicadeza, mais do que brasileiros carregando baldes de água de córregos no Estado mais rico da federação, rever a série sobre a Fome, idealizada e produzida pelo repórter Marcelo Canellas, - em 2001.



Assombram-me, nos dias de hoje, outras faces dessa violência.



Não a vejo na grande mídia, como foi o caso desse documentário da Rede Globo. Descubro-a nas noticias de uma mídia democrática e acessível que, via de regra, sobrevive à custa de muito sacrifício de blogueiros independentes.



Milhares de brasileiros, como Dona Maria Rita, uma lavadeira de 51 anos, morreram de fome, vítimas de uma violência gestada e parida no modelo da casa grande e senzala, que podemos transportar daquele Brasil de 2001 para o mundo.



Poderíamos supor – apenas supor – que num País em que Dona Maria Rita teve sua morte registrada, em 2001, os mesmos governantes que assumiram o poder 6 anos antes, violentaram nossa soberania e deram ao País um prejuízo de mais de R$ 90 bilhões? A Vale do Rio Doce, conquista do povo brasileiro, que custou muitas vidas, foi vendida por R$ 3 bilhões, valor inferior ao seu lucro, apenas três meses depois. Quantas vidas poderiam ser salvas com o lucro da Vale? Parece que nenhuma foi salva.



Apenas para ilustrar o que significou a violência da venda da Vale, conto que li, num desses blogs, que o tal criticado Sarney ousou alertar o Governo que a venda da Vale seria mais danosa ao País do que a desejada privatização da Petrobrás, também planejada nas hordes da aliança DEM-PSDB, eleita para a Presidência da República. Nem Collor teve tal ousadia, outro usado como exemplo dos piores aliados do atual Governo.



Minha alma se esgarça. Podemos supor que essa violência que matou Dona Maria Rita é a mesma que assassinou, a facadas, um jovem de apenas 21 anos, dia 19 de setembro? Deste ano? Chamava-se Hiago Augusto Jatobá de Camargo. O crime ocorreu na Praça da Ucrânia, em Curitiba, onde há uma Feira Noturna frequentada pela classe-média e alta da cidade, no Bigorrilho. Ele apenas cuidava dos cavaletes de campanha da petista Gleisy.



Necessário se faz entender que essa violência, a que matou Dona Maria Rita, de fome, que matou o jovem cantor Hiago, é a mesma desferida contra um cadeirante nas ruas de São Paulo, militante das redes sociais... brutamontes numa Pajero agrediram um CADEIRANTE, , que rodava SOZINHO, apenas porque usava uma camisa vermelha e adesivos a favor de Dilma. Isso aconteceu em São Paulo, no dia 14, quando Enio Barroso Filho saiu do metrô e se dirigia à Praça Roosevelt. Pararam porque uma mulher, em meio a tantos que viram e nada fizeram, gritou – POLICIA!



São covardias que tem dimensões diferentes. São as mesmas em essência.

Esse ódio destilado contra o Partido dos Trabalhadores, não é contra a suposta corrupção, que hoje leva gente para os tribunais e cadeia. Mas não leva a  gente da casa grande. Esse ódio contra o Partido dos Trabalhadores, que contamina até gente humilde, desinformada, que deseja repetir o comportamento da casa grande, é contra a gente que come, a gente que parou de morrer de fome.Dia haverá em que, se as prefeituras fizerem seu dever de casa direitinho, nenhum brasileiro passará fome. Mas podemos bater no peito e dizer que a maioria dos brasileiros, hoje, tem o que comer.



Esse ódio ...É porque aqueles R$ 90 bilhões, da venda da Vale, e outros tantos, sempre foram destinados aos de sempre, aos donos do capital? E, agora, não se vende mais o patrimônio público para enriquecer ainda mais os donos do mundo?



Esse ódio, contra a Dona Maria Rita, que morreu de fome, contra os petistas que põem sua camisa vermelha com orgulho e tem motivos para isso, é o mesmo que matou Hiago, que agrediu Ênio.



É o mesmo que agride sua própria mulher e persegue qualquer jornalista que ouse contar a violência. É o mesmo da mídia que silencia sobre um helicóptero com meia tonelada de cocaína que tem que ter abastecido em algum lugar. Um helicóptero de propriedade de um político, que está solto. É o mesmo ódio que Armínio Fraga, ex funcionário de George Soros, conhecido como megaespeculador mundial, dedica aos bancos públicos – “não sabemos o que vai sobrar”.



Esse ódio é o mesmo. Um ódio que grita – Fora , PT. Como vocês ousaram tirar o Brasil do mapa da fome com o “nosso” dinheiro?

Eu tenho medo, mas resisto. Mesmo resistindo e envergonhada, pedi a minha filha que tire seu “perfurate” do carro, porque mora em cidade do Norte, dirige por locais isolados e não quero vê-la agredida ou morta por esses canalhas. CANALHAS. São CANALHAS.



Claro que ela não vai me obedecer, é mestra, tem sua opinião e coragem. Para convencê-la, vou colocar no sedex umas dezenas de bandeiras removíveis, porque na cidade dela as pessoas não tem essas bandeiras e não usam o adesivo porque TÊM MEDO.



Essas agressões acontecem todos os dias, mas não têm registro na mídia. Todo militante petista tem história para contar.



Malditos canalhas, assassinos. É com essa gente que boa parte da sociedade e dos agentes políticos que pregavam uma nova política se juntou. São todos e todas CANALHAS. Porque, não há como fazer o que Jesus fez, pedir ao Pai para perdoá-los. SABEM O QUE FAZEM.

Tânia Aguiar, em 17 de outubro de 2014



Seguem os links com as matérias sobre os fatos que citei e que você não vai ver na grande mídia. Omiti um, por caridade, sobre agressão à namorada. Você mesmo pode pesquisar, mas as fotos que eu vi... sumiram da web. Outro, porque não precisa, o Brasil todo viu a nova política.



http://www.netcina.com.br/2014/10/a-tragedia-do-psdb-fome-no-brasil-36.html



http://www.infonet.com.br/josecristiangoes/ler.asp?id=64153&titulo=Cristian_Goes



http://www.rededemocratica.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=6745:militante-do-pt-foi-assassinado-em-curitiba



http://www.tribunahoje.com/noticia/120556/politica/2014/10/17/cadeirante-e-agredido-por-usar-estrela-do-pt-em-sp.html



http://www.ocafezinho.com/2014/10/09/arminio-fraga-e-os-bancos-publicos/

https://www.youtube.com/watch?v=wwZ0Lvtt8A4































 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui