Usina de Letras
Usina de Letras
35 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL REPÚBLICA VESTIBULARES JULHO 2014 -- 25/08/2014 - 08:13 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL REPÚBLICA QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2014



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1 UNESP 2014 RIO DE JANEIRO PRIMEIRA REPÚBLICA



 



Durante o período da presidência de Rodrigues Alves (1902-1906), o Rio de Janeiro passou por um amplo processo de reurbanização. Um dos objetivos desse processo foi



a) a democratização no uso do espaço urbano, com a criação de áreas de lazer e de divertimento popular.



b) o estimulo ao turismo e a organização de grandes eventos na cidade, aumentando a captação de recursos financeiros.



c) a ocupação sistemática dos morros, ampliando a disponibilidade de áreas de residência e prestação de serviços.



d) a melhoria da higiene e do saneamento urbanos, com a vacinação obrigatória e a erradicação de epidemias.



e) o combate à violência e ao crime organizado, que proliferavam nos morros e nas áreas centrais da cidade.



 



 



2 MACKENZIE 2014 REVOLTA DA VACINA 1904



 



Revolta da Vacina, no centro Oswaldo Cruz, 1904.



Revista O Malho



A caricatura satiriza a Revolta da Vacina, ocorrida durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906). Ela evidencia que



a) a politica saneadora do então presidente visava, principalmente, atender aos apelos das camadas populares, que reivindicavam melhorias das condições de higiene da cidade.



b) o programa de reurbanização e saneamento da cidade do Rio de Janeiro pretendia estimular a imigração e a entrada de capitais estrangeiros, modernizando a capital e dando fim as epidemias.



c) a execução do programa do presidente era voltada para o bem-estar da massa popular, entretanto, por falta de informação e instigados pela propaganda socialista, o povo se revoltou em motins.



d) o medico sanitarista Oswaldo Cruz, antes de iniciar o processo de vacinação em massa da população, esclareceu os mesmos a respeito dos benefícios médicos, o que não impediu o levante.



e) tal revolta ocorreu devido ao descontentamento popular frente ao governo, pois não foram disponibilizadas o numero suficiente de vacinas para toda a população carente.



 



 



3 FATEC 2014 - GOVERNO JUSCELINO



 



A escritora Zélia Gattai, em seu livro “Chão de meninos”,narra que acompanhou a visita dos filósofos franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre ao Brasil, em 1960. Segundo a escritora, naquela época, ainda havia fotos da seleção de futebol vitoriosa na Copa do Mundo de 1958 espalhadas nas casas, nos botequins e restaurantes por onde os visitantes passaram. Sinal de orgulho para os brasileiros!



Naquele momento, afirma Gattai: “vivíamos a euforia da vitória, que coroava o clima de entusiasmo e de otimismo criado pelas realizações do governo democrático e progressista de Kubitschek”.



Refletindo sobre as informações apresentadas, é correto concluir que o governo mencionado.



a) manteve-se alinhado ao bloco soviético e, por isso, incentivava esportes como o futebol.



b) pretendia modernizar o Brasil por meio do plano de metas e do desenvolvimentismo.



c) desagradava a população brasileira devido ao seu alinhamento ao regime militar.



d) obteve apoio da população, mesmo sem ter sido instaurado por meio de eleições.



e) realizou uma festa para comemorar a vitória da seleção na nova capital, Brasília.



 



4 FATEC 2014 JULHO GOLPE 1964



 



Em 2014, completaram-se 50 anos do Golpe de Estado que depôs o presidente João Goulart (Jango), evento que marcou o início de uma ditadura civil-militar no Brasil.



“Para compreender esse golpe, é preciso recuperar a atmosfera da época, os tempos da Guerra Fria. De um lado, os EUA e o chamado mundo livre, ocidental e cristão. De outro, a União Soviética e o mundo socialista. Não havia espaço para meios-termos. A luta do Bem contra o Mal. Para muitos, Jango era o Mal; a ditadura se fosse o caso, um Bem”.



(http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/03/31/a-ditaduracivil-



militar-438355.asp Acesso em:08.01.2014.Adaptado)



Refletindo sobre as informações acerca do Golpe de Estado referido no texto, é correto concluir que.



a) o governo João Goulart foi associado ao modelo soviético, no contexto da Guerra Fria.



b) a deposição de Goulart foi criticada pelos EUA, que combatiam o Mal, promovendo o Bem.



c) o presidente brasileiro deu ordens para que o Exército lutasse contra os Estados Unidos.



d) o contexto da Guerra Fria levou João Goulart a se associar ao Exército durante a ditadura.



e) o golpe brasileiro foi articulado pela União Soviética para tirar o presidente Jango do poder.



 



5 PUC SP GOVERNO MILITAR 1964-1985



 



O regime militar brasileiro (1964-1985) teve, entre suas características mais destacadas,



a) a contínua defesa da democracia e a restrição à difusão do ideário socialista.



b) o autoritarismo político e a limitação da organização político-partidária.



c) a implantação da indústria de base e o abandono dos programas de estímulo à agricultura.



d) o forte nacionalismo e a rejeição à influência norte-americana e britânica.



e) a política econômica de base liberal e a completa desestatização da economia.



 



6 MACKENZIE 2014 REVOLUÇÃO DE 1964



 



“Juiz de Fora, Minas Gerais, 31 de marco de 1964. Um general [...] põe na rua equipamentos e tropas do Exercito sob seu comando. Destino: Rio de Janeiro. Objetivo: derrubar o governo. O golpe esta desencadeado. [...]”.



Couto, R. C.. Historia Indiscreta da Ditadura e da Abertura: Brasil



1964-1985. 3a ed. Rio de Janeiro: Record, 1999, p.24.



Nas lembranças dos cinquenta anos do golpe civil-militar que instaurou um regime autoritário no Brasil entre 1964 e 1985, deve-se levar, em consideração,



a) a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, que reuniu milhares de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro a favor do governo Goulart e, por isso, fortemente reprimida pelas forcas armadas.



b) a participação decisiva dos Estados Unidos, com receio dos vultosos empréstimos realizados pela União Soviética ao governo brasileiro em troca da construção de uma base militar soviética no Brasil.



c) a forte instabilidade politica na ocasião; o temor estadunidense e de empresários brasileiros, considerando o pais vulnerável ao comunismo soviético; as fortes oposições internas ao governo Goulart.



d) o apoio estudantil a Joao Goulart, com passeatas e organização armada da luta contra os militares, fazendo o golpe – a principio agendado para 1965 –ser antecipado para se evitar maiores agitações no pais.



e) o numero de ações de membros do governo Goulart, que não impediram o golpe militar e se colocaram prontamente a favor na intervenção, por considerarem o presidente incapaz, como foi o caso de Leonel Brizola.



 



7 UNESP 2014      AI-5



 



(Ziraldo. 20 anos de prontidão. In: Renato Lemos. Uma história do Brasil através da caricatura, 2001. Adaptado.).



A charge caracteriza o Ato Institucional n.o 5, de dezembro de 1968, como.



a) uma forma de estimular o aumento dos protestos da classe media contra o regime militar.



b) uma medida dura, mas necessária para o restabelecimento da ordem e da tranquilidade no pais.



c) um instrumento de coerção, que limitava os direitos e a capacidade de defesa dos cidadãos.



d) uma tentativa de frear o avanço dos militares, que haviam assumido o controle do governo federal.



e) um esforço de democratização e reformas sociais, num momento de crise e instabilidade econômica.



 



8 UNESP 2014 BRASIL FIM REGIME MILITAR



 



A chamada “abertura politica”, do final da década de 1970 e inicio da década de 1980, foi um fator importante, ao lado de outros, para o encerramento do regime militar e para a redemocratização brasileira. Caracterize essa “abertura”, citando dois exemplos de ocorrências relacionadas a ela.



 



 



9 UNESP 2014 BRASIL NEOLIBERALISMO



 



O processo de inserção do neoliberalismo enquanto ideologia e corrente de pensamento para a condução das politicas e dos recursos públicos no território brasileiro se deu de forma lenta e gradual, num período que compreende quase três décadas.



(Mirlei Fachini Vicente Pereira e Samira Peduti Kahil. www.ub.edu.



Adaptado.)



Indique dois fundamentos da ideologia neoliberal e de um exemplo de politica ou pratica neoliberal implantada no Brasil a partir dos anos 1990, apontando suas consequências a sociedade e a economia brasileiras.



 



 



 



10. MAKENZIE 2014 - REDAÇÃO REVOLUÇÃO DE 1964



 



Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.



Obs.: O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.



Texto I



No momento em que o golpe de 1964 completa 50 anos, a democracia brasileira bate um recorde. A convicção no modelo democrático como a melhor via a ser trilhada nunca foi tão alta [...].



Para 62% dos brasileiros, a democracia “é sempre melhor que qualquer outra forma de governo”. Apenas 16% afirmam que “tanto faz se for uma democracia ou uma ditadura”. E 14% admitem que “em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura”.  Folha de S.Paulo, 30/03/2014, p. A4.



Texto II



Estava eu na sucursal do jornal “O Estado de S.Paulo”, no Rio, quando chegou a notícia de que o general Mourão Filho, comandante da Quarta Divisão de Infantaria, sediado em Juiz de Fora, havia se sublevado contra o



presidente João Goulart. Era o dia 31 de março de 1964.



Imediatamente, entrei em contato com os companheiros do Centro Popular de Cultura (CPC), certo de que devíamos nos reunir naquela noite para ver que atitude tomar. Não demorou muito e juntamente com a direção da UNE (União Nacional dos Estudantes), decidiu-se convocar os artistas e intelectuais para encontrarmos um modo de resistir à tentativa de golpe.



Ferreira Gullar

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui