Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->PARA MINHA LEITORA PARANAENSE -- 26/11/2002 - 05:43 (OLYMPIA SALETE RODRIGUES - 2 (visite a página ROSAPIA)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PARA MINHA LEITORA PARANAENSE

Você me escreve: “Isso que você diz é a mais pura verdade.” E me descreve, em seguida seu posicionamento em uma situação concreta.

Refere-se à frase “O AMOR QUE NOS CHEGA”, que diz: “O amor nunca incomoda, é sempre vida de sobejo. Se o recebemos e nos contrariamos, está na hora de nos examinarmos cuidadosamente.”

Minha Amiga, pensemos no que é uma frase publicada, seja de um nome famoso ou de um escritor contemporâneo, conhecido ou não.

A frase é um pensamento do Autor que é colocada para questionamento, para reflexão, para que seja lida, interpretada, sentida. Ela pode ser a verdade do Autor, mas isso não quer dizer que seja uma verdade de todos, uma verdade acabada. Autor nenhum é dono da verdade.

Ao ler o que você me escreve, refleti muito sobre a minha responsabilidade ao colocar meu pensamento para o público, especialmente diante dessa frase a que você se refere. Minha intenção é convidar o leitor que, por acaso, se encontre em situação de rejeitar um amor, a se rever cuidadosamente diante da importância do fato de ser amado por alguém. O resultado desse exame será a verdade dele. Portanto, não seria válido massificarmos situações individuais.

Essa frase é minha verdade e pode ser a sua, coincidentemente. Mas não será jamais a verdade de todos.

Ao lermos qualquer afirmativa, tentemos questioná-la, refletir e formar a nossa própria opinião a respeito. Assim como, ao escrever e publicar, tomemos o cuidado de não passar ao público uma idéia de que aquilo que pensamos é a absoluta verdade.

Peço que leia “DESCULPE, ANDRÉ GIDE”, que publico em Ensaios. É justamente minha discordância de um pensamento do famoso escritor francês. E acredito que seja assim que devamos nos posicionar como leitores, sempre. E estaremos formando o senso crítico que falta tanto neste mundo de “Maria vai com as outras”...

Obrigada, minha amiga, pela sua apreciação e pela oportunidade que me dá de discorrer sobre um ponto que acho de grande importância e que muitas vezes perdemos de vista quando expomos nosso pensamento.

Termino como você terminou: “E viva o amor!” rs...


Meu beijo.

Sal

Fale comigo




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui