Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A caixa de Pandora -- 19/10/2002 - 22:55 (Darlana Ribeiro Godoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A caixa de Pandora
O mito mais conhecido sobre Pandora é o que conta a história de sua criação pelos deuses e de seu maléfico presente para a humanidade, escondido em uma caixa (o mito conta que, para atormentar os homens, ela abriu a caixa que guardava as calamidades). O mito abaixo mostra a visão que os povos pré-helênicos tinham de Pandora, que é diametralmente oposta à que citamos acima. Esta é a mitologia de um povo agrícola, com seu culto à Deusa-Mãe...
A Deusa-Mãe deu aos homens vida. Isso os deixava demasiadamente intrigados. Eles olhavam-se curiosos e admirados, e então partiam para buscar comida. Lentamente descobriram que a fome poderia ter muitas formas.
Certa manhã, os homens seguiram um filhote de urso extraordinariamente gordo até uma colina coberta de arbustos que balançavam pesadamente com frutos vermelhos. Eles começaram a banquetear imediatamente, pouco atentos aos tremores que iniciavam sob seus pés. Devido ao estremecimento, uma fenda abriu-se no topo do morro, e dela emergiu Pandora, com suas serpentes terrenas. Os mortais estavam paralisados de medo, mas a deusa arrastou-os para Sua aura.
"Eu sou Pandora, a Doadora de todos os Presentes." Ela retirou a tampa de seu grande jarro, e dele tirou uma romã, que tornou-se uma maçã, que tornou-se um limão, que tornou-se uma pera. "Eu trago árvores cheias de flores que dão muitos frutos, árvores retorcidas com olivas penduradas e essa videira que irá sustentar vocês." A deusa pegou no jarro uma porção de sementes, as quais espalhou pela colina. "Eu trago para vocês plantas para matar a fome e para curar a doença, para tecelagem e tinturaria. Sob a minha superfície vocês encontrarão minerais e argilas de inúmeras formas." Ela pegou do jarro duas pedras achatadas. "Atentem ao meu presente: Eu trago pederneiras."
Então Pandora virou seu jarro de lado, inundando por toda a colina a sua graça. Os mortais banhavam-se nas cores de Sua aura. "Eu trago maravilhas, curiosidade e memória. Eu trago sabedoria. Eu trago justiça com misericórdia. Eu trago laços de cuidado e de comunhão. Eu trago coragem, força e persistência. Eu trago amabilidade para todos os seres. Eu trago as sementes da paz."

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui