Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Atividade III Cidadania -- 04/02/2023 - 07:38 (Marcelo de Oliveira Souza :Qualquer valor: pix: marceloescritor2@outlook.com) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A empatia é um objetivo da educação. Ela pode ser definida como a capacidade de entrar em sintonia com os sentimentos de outras pessoas. A empatia tem base neurológica e pode ser desenvolvida ao longo da vida através da educação e da autoeducação – infelizmente também pode ser bloqueada por experiências traumatizantes. Desenvolver a competência empática é o coração do programa Turma Legal, que inclui também outras habilidades cruciais, como autoconhecimento, cooperação, resiliência, comunicação, autogestão-autocuidado, dentre outras.

A importância de a escola assumir o desenvolvimento da empatia de alunos/as e professores/as pode ser avaliada a partir de quatro perspectivas que se complementam:

MISSÃO DA EDUCAÇÃO

A empatia é a base das relações interpessoais enriquecedoras e produtivas, pois só compreendendo o outro podemos estabelecer um diálogo acolhedor. Ela também é o alicerce dos comportamentos pró-sociais, que são as atitudes voluntárias de ajuda ao outro e de participação positiva na comunidade. A empatia é necessária, ainda, para a formação de personalidades transformadoras, com desejo de melhorar o mundo. O fato de a empatia ter essa influência faz do seu desenvolvimento uma questão social estratégica que a educação deve atender.

VIVER EM SOCIEDADE

Famílias, comunidades e sociedades onde as pessoas cuidam umas das outras e cooperam entre si têm melhores condições de desenvolvimento e qualidade de vida. O raciocínio vale também para qualquer tipo de instituição, inclusive a escola. A empatia torna as pessoas tolerantes e respeitosas das diferenças, promovendo a harmonia. Por isso, ela é o alicerce da cultura da paz, que hoje mais do que nunca precisamos defender. Na escola, a empatia cria o contexto preventivo do bullying.

MAIS APRENDIZAGEM

Turmas empáticas têm mais coesão e apresentam menos problemas de disciplina, facilitando, portanto, o trabalho do professor/a. Por outro lado, a constituição de ambientes mais seguros e cooperativos faz com que a aprendizagem melhore. O raciocínio pode ser extrapolado para toda a escola.  Escolas da Paz são escolas produtivas.

SER PROFESSOR/A

O afeto e a empatia são a base da competência docente. A capacidade de identificar individualmente cada aluno e suas necessidades, de entender suas circunstâncias de vida, suas potencialidades e suas dores, dá ao professor as pistas para a melhor abordagem educativa e para a construção de uma relação que desmonte a falta de interesse pelos conteúdos e mesmo a indisciplina.   

Conheça o programa Turma Legal

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui