Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->“Italia, aos olhos de uma BRASILEIRA”(Eliane Stakowski) -- 16/04/2014 - 08:57 (Sérgio Olimpio da Silva Viégas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Italia, aos olhos de uma BRASILEIRA”



Dias atras recebi de um amigo um texto intitulado ”Texto escrito por um brasileiro que vive na Europa”, achei o conteúdo absurdo e por isso decidi escrever a minha experiência deste um ano e meio que moro na Italia.

Pra começar, quando meu marido e eu entramos em qualquer estabelecimento e dizemos a nossa nacionalidade, a primeiríssima pergunta é: “ué, mas vocês sao brancos?!?!?” heheheheh

Infelizmente pela propaganda que as agências de viagem e o próprio governo brasileiro faz fora do país, eles imaginam que o Brasil é a Bahia, que se resume ali; negros, mulheres boas, praias, calor o ano inteiro, samba e futebol.

O pior de tudo é que como todo ser humano, eles não se preocupam em buscar mais informações, tipo: que o Brasil é gigante, é multiracial, que tem homens e mulheres trabalhadores que pegam no batente todo dia, que somos “branquélos” porque no Sul faz frio pra dedéu, e quem nem todos sabem sambar e jogar futebol (hehehe).

Quando cheguei, sofri na pele o preconceito por ser “mulher-brasileira”.

Por culpa de muitas que vem pra cá praticar a profissão mais antiga do mundo, os italianos pensam que “todas as brasileiras” sejam assim.

Sempre que digo “sou brasileira”, os homens me olham com aquela cara de idiota que só eles tem (heheh), e as mulheres com a cara daquele típico pensamento nosso: “ela também tem celulite” (heheheh).(...)

Outro dia precisava comprar algumas coisas e fui num supermercado.

Já passava do meio dia e por isso antes de entrar olhei o horário escrito na porta.

Quando coloquei o primeiro pé dentro do mercado, veio quase correndo uma funcionária com cara de poucos amigos e me disse: “já estamos fechando”. Com muita calma, mas com vontade de mandá-la “praquele lugar”, olhei pro horário na porta, depois pro meu relógio e disse: “ali diz que fecha as 13 horas e ainda faltam 15 minutos”.... A mulher bufou igual aqueles touros raivosos de desenho animado, virou as costas e saiu resmungando (hehehhehe).

Aconteceu outra vez num daqueles supermercados gigantes de shopping. Entramos só pra comprar um refrigerante. Todos os caixas lotados, até que achamos um que estava terminando o atendimento a um cliente. Quando nos aproximamos a funcionária, também com cara de poucos amigos disse: “tô fechando”. Meu marido ainda tentou argumentar “mas é só um refrigerante”, e a mesma, sem nem mudar aquela expressão de C...%$@=/%$, disse novamente “tô fechando”.

Por que não reclamamos?!?!? Reclamar pra quem, se ninguém te escuta...

A mentalidade deles em relação ao atendimento é muito precária!!!

Aqui, não são os estabelecimentos que precisam vender, é TU quem necessita comprar e se não quiser que vá embora!!!

Meu marido e eu cansamos de repetir pra nós mesmos “se ESTES trabalhassem no Brasil, morriam de fome”. Infelizmente é a triste realidade!!!

No verão aqui è uma beleza... ôôô festa heheheheh FÉCHA TUDO!!!

Fécha restaurante, padaria, lojas de roupas, calçados, materiais de construçao, etc...

Meu marido trabalha colocando pisos e azulejos nas casas, aptos, etc.

Um de nossos clientes, que está com serviço agendado pra Agosto, nos chamou no início de Julho pra saber quanto material será usado (piso, cimento, areia, etc), já que deve comprar tudo agora, pois em Agosto a loja de materiais pra construção onde ele compra fechará as portas pra “férias” e só abrirá no final do mês.

Aqui não existe aquele rodízio de funcionários, aqui se FECHAM AS PORTAS e vai todo mundo de férias junto!!!! hehehehe. E se tu precisar de qualquer coisa neste período, ou compra antes, ou espera, não tem outra opção.

E eles ainda tem a cara de pau de reclamar e dizer “que o país esta em crise”!!!!!! ooo crise hein!!! heheheh

Quem mais trabalha aqui, são os estrangeiros, que infelizmente são tratados como animais, ou melhor, pior do que os animais de estimação dos italianos!

Sinceramente, não sei como funciona no Brasil pra que um estrangeiro faça seus documentos, mas tenho a certeza que não são tratados como aqui.

Em março deste ano, tive que renovar o meu “PERMESSO”, que só ficou pronto no final de junho, ou seja, mais de três meses depois.

Tanto em março, quanto em junho quando fui buscá-lo, tive que ficar QUATRO horas em pé numa fila, no sol quente!!! Eramos em umas 200 pessoas, e só quatro funcionarios trabalhando.

E o pior é que é SEMPRE assim e em toda a Italia.

Eles abrem as portas pra que venham todos quantos quiserem trabalhar, só que depois não conseguem dar conta de toda a demanda de trabalho, e isso, não é coisa de agora, é um problema que já vem de uns DEZ anos, só que a cada ano que passa vai piorando, pois aumenta o número de pessoas que entram no país.

O engraçado de tudo isso, é que quando um “italiano” se vê de frente a um “estrangeiro”, pensa que é melhor que este, e qualquer coisa que aconteça que nos ameaça com a frase “vou chamar os CARABINIERI (policiais)”....hehhehehe

O que os “italianos” fingem não saber, é que os CARABINIERI já estão tão saturados de reclamações fúteis e sem sentido, que nem ligam mais, nem dão bola pra eles....hhehehehe

Outra coisa triste neste país, é a quantidade de bebês e crianças, assassinados pelos pais.

Infelizmente, toda semana tem um caso novo!!!

Por uma questão cultural, eles tem o primeiro filho com mais de 30 anos, e uma coisa é certa, se uma pessoa já não tem paciência com criança, após esta idade só piora a situação.

Na verdade, os italianos moram com os pais até uns 30 anos e só depois resolvem “pensar” em casamento (ma vá lá, são sustentados pelos pais, não tem compromissos com contas, etc., nessa vidinha boa até eu queria heheheh).

Um dia, um nosso amigo italiano nos disse: “tu e teu marido não voltarão a morar no Brasil, terão um filho, construirão uma casa aqui e irão pro Brasil só a passeio”.

Embora, este país tenha um monte de coisas com as quais nao concordamos, temos que admitir que esta idéia até passou pela nossa cabeça, mas durou só até quando este “amigo” começou a nos contar sobre a construção da sua casa..... hhuuummmmm... respondi: “SEM CHANCE” heheh.

Aqui, quem decide sobre TUDO na tua casa é a Prefeitura, ou melhor, tu decide entre as poucas opções que eles oferecem!!!

Cada parede deve ter a medida pré-estabelecida por eles. Cada cômodo, deve obrigatóriamente ter um numero X de janelas. A escada, por questão de segurança, não pode ter muitas voltas. A não ser na PRAIA, as casas não podem ter, na parte de cima, aquelas áreas abertas só com telhado, tipo terraço. Pra cada bairro, existe um tipo de construção e cor pré-estabelicidos; por exemplo, neste bairro, os telhados podem ter no máximo dois caimentos (frente e trás); pra pintar as paredes, tu só pode escolher entre QUATRO cores (amarelo, rosa, beje, branco), ou então faz de tijolo a vista; e as janelas, ou verde ou marron, e só!!!

Ainda neste bairro, tu não pode fazer calçada fora com cimento, TEM que ser só com pedrinhas.

Em volta deste prédio onde moramos, há uma área aberta enorme, mas não tem garagem. Perguntamos ao proprietário: “por que tu nao constrói umas garagens, churrasqueira, um lugar pra festas, ou então outro prédio pra alugar, já que tens tanto espaço livre???”

A resposta: “a prefeitura NÃO PERMITE!!!”

Ainda insistimos: “mas e se tu construir por conta própria???”

Denovo: “eles vem e derrubam tudo, não querem nem saber”.

E o pior é que a prefeitura “derruba” mesmo. Outro dia, vimos na TV, uma família desesperada porque havia feito uma construção irregular (segundo as ridículas normas), e os tratores estavam derrubando sua casa. Nem o chôro das pessoas fez com que mudassem de idéia, só diziam: “é a lei e basta”!!!

Respondam vocês: “com toda a liberdade que temos no Brasil, alguém acha que temos a mínima vontade de construir uma casa aqui?!?!”

È ruim hein... muito ruim hein.... como disse antes “SEM CHANCE”.... hehhehehe

Quero é voltar pro meu amado BRASILZÃO e fazer uma casa sem janelas, com seis telhados, cada parede e cada janela de uma cor, cimentar tudo por fora e ainda enchê de “puxadinhos” ao redor, assim como todo póbre gosta..... hehehehehehehehehehheh.... e não quero nem contratar engenheiro, vô fazê mutirão com a família e fazê tudo na correria antes que o fiscal da prefeitura passe por lá....hehehheheeh

Outra coisa horrível e que tá na cara de todos, são as transmissões de telejornais!!!

Os jornalistas são fanhos, se vestem mal, ou melhor, se vestem, se maqueiam, se penteiam e se enchem de penduricalhos como se andassem a festa do ano!!!

Dá a impressão que querem aparecer mais do que a noticia!!! heheheheheh

Outro dia, eu vi, ninguém me contou, EU VI, uma jornalista parou a notícia e atendeu o seu celular ali, ao vivo, e nós telespectadores, com “cara de tacho”, tivemos que esperar a dondóca responder ao seu telefone pra depois continuar com o seu trabalho!!! RI – DÍ – CU – LO !!!!!

Pra nós que estamos acostumados com jornalismo sério, é difícil imaginar esta situação, mas aconteceu e não foi só uma vez!!!

Vocês já devem ter ouvido dizer que a Italia está envelhecendo e morrendo, também pudéra, aqui não se pode fazer NADA, tudo tem que ser como ditam certas leis e assim, os estrangeiros, como nós, vem pra cá trabalhar, juntar dinheiro, um dia voltar pra TERRA NATAL e viver definitivamente sua vida.

Nem todos os italianos concordam com estas leis, mas são seres humanos e como tal, acomodados!!!

É claro que também existem pessoas maravilhosas com as quais tivemos a benção de cruzar caminho!!! Pessoas trabalhadoras, honestas e adivinhem: “gente da roça”!!! Gente simples e com pouco estudo. Pessoas que realmente sabem o quanto é duro ganhar a vida e que nos respeitam por quem somos!!!

Infelizmente, aqueles que tem um pouco mais de estudo e conhecimento de certas leis, usam isso contra nós, pois é claro que, sendo estrangeiros, não temos os mesmos direitos que eles!!!!

Neste caso, o conhecimento, em vez de contribuir para o aperfeiçoamente moral, os transforma em pessoas duras!!! Pessoas estas, de pleno acordo com as leis dos homens, mas muito longe das leis de Deus!!!!

É meu povo, a Italia pode até ser um país de primeiro mundo, mas em se comparando ao nosso Brasil, eles ainda tem muito o que aprender!!!

Certas situações que no Brasil não veríamos NUNCA, aqui acontece quotidianamente.

Até o “Seu Joãozinho”, homem sem nenhum estudo, dono daquele bar lá num bairro no cantão, sabe receber e atender melhor os seus clientes que esse povo que se vangloria tanto por ser um país de “primeiro mundo”.

Morda a língua aquele que dissér que “morar na Europa, ou nos EUA, é melhor que morar no Brasil”.

Mas, alguém que estiver lendo pode pensar: “eu ja fui pra Europa passear e me trataram muito bem”. Isso è lógico!!!!! Todo turista é bem tratado, mas vem morar aqui e viver o dia-a-dia com todos os problemas, tenho certeza que mudará de idéia rapidinho....hehehheeh

Para aqueles que são consumistas, pode até ser melhor morar fóra, mas para aqueles que, assim como eu, tem sua família e amigos em primeiro lugar, sem sombra de dúvida e com a máxima certeza “O BRASIL É O MELHOR LUGAR DO MUNDO!!!!”

ôôôôô lugá abençoado sô!!!!!!!!!! hehehehehe

Se você assim como eu, AMA o Brasil, repasse este texto a todos da sua lista e façamos juntos uma corrente de amor pelo nosso país!!!

E se alguém quiser me escrever, ficarei muito feliz em responder!!!!



Beijos, beijinhos e beijões!!!! Que Deus nos abençõe a todos.

Eliane Stakowski

Bentivoglio – Bologna/Italia

pizzolatto@hotmail.it



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui