Usina de Letras
Usina de Letras
33 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Medo ou conivência -- 26/03/2002 - 19:00 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Medo ou conivência?



A cada semana recebemos uma nova punhalada em nossa dignidade. Os escândalos surgem em todos os níveis administrativos. Os valores desviados, se acumulados, seriam suficientes para pagar a dívida externa, a dívida do FGTS, aparelhar os hospitais, alavancar a agricultura, suprir as escolas, aperfeiçoar as polícias no combate à criminalidade e ainda sobrariam milhões de reais para criar oportunidades de emprego para os jovens que estão povoando as ruas sob o manto das drogas.



No entanto, poucas vozes se levantam contra o sistema em andamento. A potência de suas vozes não é suficiente para sacudir os tímpanos dos que possuem prestígio para ajudar no combate de desinfecção de nossa pátria. O povo indignado, mas sem articulação, aguarda um sinal de fonte de credibilidade para demonstrar com vigor sua insatisfação com o sistema que lhe apodrece a alma e mancha sua dignidade.



Mas nenhuma voz de peso ecoa no vale da podridão por onde corre o rio de lama que está acabando com nossa honra de povo trabalhador e amigo. A CNBB só se apresenta em público para defender um "cidadão" de 17 anos e 11 meses que já matou 15 chefes de famílias, mas tem "direito" a ser tratado com humanidade durante as férias de alguns dias que desfruta numa unidade correcional (que aumenta seus conhecimentos criminosos). A OAB só vem a público para defender os direitos de algum dono de jornal que tenha assassinado a amante (também jornalista, mas ainda mera repórter) ou os direitos de um Lalau que tem curso superior e por isto merece hospedagem 5 estrelas nas dependências policiais às nossas custas (para não ter de gastar seus 169 milhões desviados com muito suor). O programa fundado por Betinho passou a ser meio de arrecadação de contribuições para futuras campanhas eleitorais. Não aparece para dar apoio às vítimas das famílias órfãs em função de bárbaros assassinatos. E cada uma de várias outras entidades da sociedade, estão preocupadas em defender seus membros, mesmo que eles tenham construído prédios que desabaram matando famílias e sonhos, diretores de faculdades fantasmas que recebem as mensalidades mas não poderão conceder diplomas, ou médicos que tenham causado lesões irreversíveis em operações que apenas visavam o bem estar da conta bancária dos cirurgiões irresponsáveis.



Apenas uma vez se juntaram com um digno objetivo comum: a retirada de Collor. E agora? Nada há para derrubar? Estão contentes com o sistema atual? Estão com medo ou comprometidas com os mentores da estrutura em uso? São marionetes que apenas agem ao sinal da tv que as conduzem pela coleira devido a algum dossiê comprometedor? Já viram o que ela está fazendo com Eurico Miranda e temem agir por conta própria?





Haroldo P. Barboza – Matemático, Analista de computador e Poeta – março de 2002



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui