Usina de Letras
Usina de Letras
219 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->As conjugações do verbo amar. -- 21/11/2002 - 03:44 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amar: Querer muito bem a ; gostar muito de ; ter afeto a.
Amar é algo que para cada um de nós tem um significado, cada um tem a sua forma de amar, sua maneira de conduzir e sua maneira de conjugar, mas todos são iguais perante o amor, ou fazemos prisioneiros ou somos aprisionados, ora somos amados ora somos esquecidos, quem brinca com o amor nunca sai impune, amor pode ser dor ou prazer, distância ou proximidade,ciúmes ou segurança e ainda sim continuará sendo amor.
O amor tem vários tempos, várias épocas e várias conjugações em nossa vida, quem já amou de verdade, amou em todas a conjugações.
Na mentira do pretérito imperfeito...EU AMAVA, a forma que a gente fala algo importa muito e para mim esse tempo, pretérito imperfeito significa algo muito próximo da mentira, como não existem meias verdades e nem meias mentiras, amar no pretérito imperfeito é fingir que amava... Eu achava que a amava , mas na verdade não amava.
Porque quem se enamorou por alguém no passado sente saudades, como no pretérito
perfeito...EU AMEI, notasse nessa conjugação uma ponta de saudade e de nostalgia, como se desejasse a continuidade...Um dia eu amei alguém...
Na dor do pretérito mais-que-perfeito...EU AMARA, como algo que ficou perdido no passado sem resposta, mal resolvido, mal terminado, mal acabado, algo que nunca vai terminar...Se ela soubesse o quanto eu a amara...
Na esperança do futuro do presente...EU AMAREI, onde moram o pra sempre dos namorados, os delírios dos poetas e os sonhos dos românticos...Eu te amarei para sempre, haja o que houver eu não vou te esquecer.
Na hipocrisia do futuro do pretérito...EU AMARIA, como se fosse preciso algo mais do que o amor para se amar, como se o amor não se bastasse, como se o amor dependesse de outras coisas...Eu te amaria se você me amasse.(parece coisa de masoquista, bater, dobrar, amassar...RS)
No modo subjuntivo só no tempo presente...QUE EU AME, uma das minhas máximas, que eu ame todas aquelas pessoas que me amarem, que eu ame até mesmo quem não me amar, porque quem ama sempre tem muita a perder, mas muito mais a ganhar.
Na alegria do presente do indicativo...EU AMO, e é tão bom amar, nas infinitas maneiras de amar uma pessoa, amar no presente é às vezes amar calado ou amar falando...Eu amo aquela que o destino me trouxe.
Hoje estou no gerúndio, do jeito que eu sempre quis estar, AMANDO...e o meu desejo é que eu permaneça assim por toda a minha vida, vivendo, lutando, sonhando, ganhando, perdendo,correndo e amando sempre...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui