Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LIVROS E APOSTILAS -- 24/03/2002 - 09:54 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Início de ano letivo. Quem tem filhos na escola, começa a maratona de pesquisa de preços para a compra de material escolar, livros e apostilas.

Os livros, como sabemos, são caros, mesmo os didáticos – principalmente, talvez, porque precisamos comprá-los. Então, em alguma época de um passado não muito distante, alguém descobriu a apostila: ela reuniria toda a matéria a ser estudada, de várias disciplinas em um único volume, para baratear o preço final para o aluno.

A finalidade da idéia era fazer com que o estudante, ao invés de comprar vários livros, tivesse as suas necessidades supridas com a apostila. Infelizmente, o propósito inicial desvirtuou-se, porque a apostila tornou-se popular e prática e - ironia do destino - acabou transformando-se no pesadelo de pais e alunos. Sim, porque apesar de ser feita com material “condensado” de outros livros, está saindo muito cara e nem sempre tem bom conteúdo.

Uma apostila de um conhecido curso, para segundo grau, adotada por várias escolas, reunindo todas as disciplinas correspondentes à série estudada, mas dividida em volumes por bimestre, está custando de quarenta e cinco a cinqüenta e cinqüenta e cinco reais cada uma. Se fizermos as contas, os livros que seriam comprados no lugar das apostilas poderiam, até, sair por menos.

E isso sem contar que não há um crédito, sequer, nas ditas apostilas, uma bibliografia que indique de onde foram “condensados” os textos publicados ali. Quer dizer: o conteúdo pode ter sido copiado aqui e acolá e é publicado sem pagar direitos autorais a ninguém.

Não é uma “indústria” de lucro fácil? É, realmente, muito fácil catar conteúdo – eu diria “chupar” – em várias fontes e publicar, simplesmente, sem dar nenhum crédito a quem quer que seja. Mas é ilegal. Isso é plágio, é roubo. É pirataria.

Onde estariam as autoridades competentes que ainda não viram isso? O propósito da famigerada apostila, que era facilitar ao aluno a aquisição do material didático para estudar, diluiu-se na ganância de cursos e editoras que o transformaram numa maneira fácil de ganhar dinheiro.

O Ministério da Educação está gastando 67 milhões e meio de reais na compra de livros das grandes editoras brasileiras para que os estudantes de quarta e quinta séries montem bibliotecas em suas escolas. Ótimo, excelente, pois isso vai disponibilizar boa literatura brasileira e portuguesa nas escolas para formar o hábito da leitura. Talvez pudesse, também, fiscalizar ou normatizar as “apostilas” que proliferam por aí para que pais e alunos não sejam roubados.







Leia mais do autor no Portal PROSA, POESIA & CIA, em Http://planeta.terra.com.br/arte/prosapoesiaecia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui