Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->Uma denúncia e um mote -- 20/12/2003 - 12:05 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO
(Domingos Oliveira Medeiros)

Até o José Dirceu e o João Cunha foram contra a convocação extraordinária do Congresso Nacional. Uma verdadeira afronta ao eleitorado e ao povo brasileiro, de modo geral. Resta saber se eles abrirão mão do rico dinheirinho.

Agora, fica mais fácil entender o pronunciamento do presidente Lula quando assim se expressou: “A fase de incertezas já passou” e “Vencemos a primeira batalha”. Não foi, por certo, um bom combate. Melhor reclamar em rima. Para ver se a tristeza termina. Pois todo final do ano, é essa a sina. Daí a sugestão do mote: O NATAL TÁ GARANTIDO.

Motivação:

Fim de ano garantido. Ousado e bem atrevido. Não houve abstenção. Todo mundo foi servido. Grande é seu coração. O povo que não entende. Aquela grande união. De siglas e de partidos. Em torno de mais tostão. Tostão que pesa no bolso. Dinheiro pra lá de milhão.

E a bancada de Brasília. Da Câmara Distrital. Deu também o seu recado. Fez uma festa igual. Além do salário dobrado. Não ficou por menos não. Com tanto serviço atrasado. Aceitaram a convocação. Aquela extraordinária. Que vem do governador. Pra aprovar alguns projetos. Que metem a mão no bolso. No bolso de toda a gente. Reajuste do IPTU. O cidadão mais contente. Ganhou um lindo presente.

Reformularam carreiras. Aumentaram os salários. Do servidores da Câmara. De resto não se importaram. E para tanto trabalho. Que vai demorar poucos dias. . Vejam só a covardia. Cada deputado ganhará. Mais um salário inteiro. Vinte mil pra cada um. É esse todo o dinheiro. Que ninguém faz mais segredo. Afinal não é ruim. Só pra levantar o dedo. E votar dizendo sim.

Isso é mais que sacanagem. Isto é mais que sacanice. Devassidão, bandalheira. Só mesmo falando besteira. Isso é pura roubalheira. . O povo só é chamado. Para votar no coitado. Vai ficar chupando dedo. Em casa, desempregado. Ou comendo salgadinho. Aquele com queijo e tomate. Com salsicha e pimentão. Enfiado num palito. Que a gente segura na mão. Cujo nome é sacanagem. Já aprendi a lição. Ou a gente abre a boca. Ou acaba com a eleição. A coisa passou do limite. E ainda há quem acredite. Que se acha cidadão. Todos iguais perante à lei. Falta consideração. È pura esculhambação. Ou a gente pára com isso. Ou se acaba com a Nação.

O mais sensato seria. A auto-convocação. Mostrando boa vontade. E muita compreensão. Sem nada cobrar do povo. Respeitando o cidadão. E se fosse por dinheiro. Que dividisse por trinta. Toda a remuneração. E recebesse por dia. Realmente trabalhado. Mas não um mês de salário. Para um só dia contado. Um dia que foi deixado. Pelos próprios deputados. Pra receber no Natal. O presente acostumado. Ganhar mais alguns trocados. Afrontado o seu irmão. Ao eleitor de plantão. Que agora foi lesado. E ainda por cima é culpado. De votar na eleição. Em gente que pouco faz. Pra merecer o diploma. Diploma de deputado. Pra não fazer o que é certo. Optar pelo errado. Tirando a comida da boca. De parte do eleitorado. Deixando o resto do povo. Vermelho de envergonhado.

PS.: Os custos com a convocação extraordinária será de R$ 50 milhões. Cada um dos 513 deputados e 81 senadores receberá dois salários a mais, no valor de R$ 12,720,00 cada; além da remuneração normal de janeiro. Sem contar outro salário extra, em fevereiro, pelo início dos trabalhos legislativos. Trabalhos que eles sempre deixam um restinho para o final de ano. Conclusão: de janeiro a fevereiro, os deputados e senadores embolsarão cinco salários de R$ 12.720,00. Por alguns dias de trabalho (?) extra.
Enquanto o povo, que os elegeram, se tiverem a sorte de estarem empregados, receberão DOIS SALÁRIOS de R$ 240,00, por trinta dias de trabalho MESMO. Aí incluído o décimo terceiro. Viva o Brasil! Via Papai Noel de vermelho! Brilhou a estrela no céu. E ainda dizem que o Judiciário é que precisa de controle externo.




.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui