Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre Cenas de Ensaio -mscx -- 06/10/2002 - 16:06 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CENAS DE ENSAIO-livro da poeta Helvia Callou:
Por:maria do Socorro ardoso xavier
Esta poeta é testemunha viva dos sonhos mais autênticos. Obstáculos de percurso em sua caminhada foram desafios, que esta sertaneja de plagas pernambucanas e de família tradicional, porém de costumes frugais e ambiência bucólica, ao mesmo tempo, chega a Campina Grande, em 1979, ainda tímida e corajosa menina, em busca de novo horizonte profissional e cultural.
O oxigênio exalado em seus belos arrebóis fincados no no seu universo telúrico e afetivo de Cacimba Nova-Pe, deu-lhe base para os embates da existência e soube vencê-los com destemor, simplicidade e fibra de mulher herdeira do forte caráter de sua família.
Hoje, bacharel em Comunicação Social pela Furne, Licenciada em Letras e Especialista em Educação pela Ufpb. Atua no magistério como professora do município, lidando com faixa etária infantil, por opção própria e cujo trabalho é desempenhado com criatividade e compromisso social.
Da A C P E (Associação Campinense de Poetas e Escritores) é dos pilares básicos, desde sua criação, há mais de 15 anos. A literatura plantada ainda em seu chão original, pois lá se inspirou para escrever seus primeiros poemas, constantes do seu livro "Sonhos, Sombras e Realidade".
A poeta e escritora Helvia Callou cultiva a poesia moderna, a poesia rimada, o soneto, o cordel, com talento. A exemplo de "O Saco", no qual uma herança sucessivamente disputada acarretava sempre problemas; os candidatos a herdeiros morriam ao tomarem posse.
A autora, fiel às suas orígens, mesmo fazendo ficção, o faz em cima da realidade do seu mundo. "Dona Crise e o Jóvem Maxi", criativo cordel, classificado em 2o. lugar na Gincana Cultural, "Conheça a Paraíba" em Campina Grande - Pb.
Em "Sonhos, Sombras e Realidade"lançado em 1984, dentre muitas bonitas criações desse livro, destacaria seus poemas: "Caminhada"e "Desabafo" tão bem declamados pela autora, nos nossos encontros culturais de outrora.Hélvia, em "tantas manhãs de primavera, tardes de verão e noites de inverno, você foi andando sem rumo pela estrada afora, na esperança que um novo dia surgisse em cada despertar de aurora"
E assim, entre um adormecer e um despertar de otimismo e luta cotidiana, a vida lhe bateu à porta.Sua árvore, Helvia, tem sim, muitos galhos! Significam cada conquista sua ao longo da existência, com perseverança, sensatez , palmo a palmo - germinou e prossegue frutificando.
CENAS DE ENSAIO, exemplo desse amadurecimento de 21 anos de jornada literária, vividas com intensa esperança. São 59 sonetos que falam de um amplo universo, principalmente do amor e da vida, entre 1979 a 1992.
Neste livro, Helvia grita ao mundo o seu amor eterno, não leviano..
Desnuda seus sentimentos,seus mistérios, seus segredos, sua cumplicidade com a vida, com toda pujança;fazendo da poesia a própria vida, quando diz: " Agora eu canto com lágrimas nos olhos/ Na rima atroz dos meus escolhos/ `Por que habita em mim a poesia/Mas quando esta me abandonar/Vem com tuas asas agasalhar/Porque não há mais lugar/Para a alegria."
Enfim fica difícil eleger o melhor soneto deste livro. Rico em metáforas, em lirismo, plenos de beleza e campo semàntico bem delineado.
Quanto à originalidade colocaria em relevo os sonetos "As Quatro Operações," Minha Alma Vive Aqui", Algarobeira", Santa Luzia e Saudade", Em Busca de um Refúgio, Motivo dos meus Versos" e "Cenas de Ensaio" fecham o elenco de belos sonetos deste livro, que vale a pena ser lido. Parabéns amiga poeta,conterrànea e parenta. Seu livro honra Paraíba x Pernambuco, por que não dizer o Nordeste e o Brasil?


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui