Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre:Dois Momentos de Minha Vida - mscx -- 06/10/2002 - 15:35 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dois Momentos da minha vida: Molina Ribeiro: T.S. Gráfica e Editora: Campina Grande: [sd]: 38p.
Por: Maria do Socorro Xavier

Dois momentos, equivalentes aos dois discursos que Molina Ribeiro pronunciou também em momentos diferentes. O primeiro com o título "Uma visão de Hortensio Ribeiro" - versa como se vê sobre o notável campinense, qual foi Hortensio Ribeiro, pai da autora e um dos fundadores da Academia de Letras da Paraíba. Discurso proferido por ocasião do "II Ciclo de literatura paraibana", realizada no Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários/UFPB, em Novembro de 1985.
O outro discurso, sob o título "Ascendino Virgínio de Moura: um perfil," refere-se à sua posse na Academia de Letras de Campina Grande, na qual ocupa a cadeira sete, sob o patronato de Ascendino Moura. Discurso pronunciado aos 31/06/1986 em presença do Conselho de Cultura do Estado da Paraíba.
Na parte final, transcreve-se o discurso do escritor e advogado acadêmico Ricardo soares de Carvalho que delineia um perfil da acadêmica recém empossada, com muita perspicácia: "Molina Ribeiro escreve como para provar que nos admiramos da nossa existência porque ela é variada, cai, levanta-se, contrasta em pensamento, desfaz-se em ação, refazendo-se em vitórias e derrotas. Não é à toa que por vezes ela parece querer conciliar meias verdades. E que seus propósitos verbais sublinham uma ànsia acentuada de identificação com os semelhantes... Nas cronicas de Molina, as individualidades tanto se solidificam pelo sonho como se evaporam pela ação. O que não significa um paradoxo: cada escrito seu é um relicário de inflexões, gestos e, sobretudo, poucas palavras que designam com bastança. Os requintes são as minúcias sugestivas em fragmentos existenciais, constituídos pela fluidez singela da ternura moliniana."

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui