Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO CHEGOU -- 09/03/2018 - 23:12 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando se lê “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley tem-se a impressão de tratar-se da mais pura ficção, de algo criado por um autor genial, cuja mente brilhante foi capaz de imaginar um mundo bizarro, onde as pessoas são produzidas em laboratório, sem relações afetivas e experiências individuais; onde a uniformidade e a produção em série é exercida em todas as áreas, inclusive na produção de seres humanos; onde Henry Ford é o grande Deus, daí o culto ao Fordismo; onde o condicionamento é levado às últimas consequências; e onde o prazer só pode ser obtido através de uma pílula (qualquer semelhança com o Viagra e sua versão feminina não é mera coincidência). A história se passa no ano 600 da Era Fordiana (por volta de 2500 do nosso calendário), mas parece bem atual. E por quê? Vejamos: não bastasse a perda de significado das relações de parentesco, pessoas são criadas em laboratório através da fertilização artificial, geradas inclusive em úteros de aluguel (sem um pai e uma mãe de fato), onde é possível não só escolher o sexo como as características do filho. Assim como no livro, estamos ficando alienados, indiferentes não só ao que se passa a nossa volta como com relação a tudo que nos diz respeito. As redes sociais estão nos condicionando, controlando nossas emoções, nossos gostos, dizendo-nos até como nos relacionar, transformando tudo numa curtida (talvez uns episódios de “Black Mirror”, série da Netflix, ajudaria a entender os perigos da tecnologia). Nunca, em toda a história da humanidade tivemos tanto acesso à informação e nunca fomos tão manipulados. Sentimentos, emoções e desejos estão se tornando coisa proibida, motivo de vergonha e sinal de fraqueza (protestos contra a nudez e o erotismo já começa a afetar o mundo artístico). “Liberdade”? Nunca está palavra esteve tão próxima da palavra “ilusão”, confundindo uma com a outra. Lutamos por direitos e igualdade, mas o que obtemos? A ilusão de tudo isso. O que conseguimos de fato é a padronização. Nossa liberdade está sempre dentre de certos limites, limites estes cada vez menores. Assim também é com a noção de igualdade. Temos a sensação de que com isso (igualdade) teremos mais direitos e poderemos obter mais coisas. Tudo ilusão. Estamos sendo apenas manipulados, modelados, nos tornando iguais e padronizados como em “Admirável Mundos Novo”. Hoje as pessoas veem o autoritarismo não como uma aberração, como algo a ser combatido com veemencia, mas como o salvador da pátria, como algo capaz de usar a força bruta, a disciplina para impor novas regras, para nos dizer o que é certo e o que é errado para determinar o que podemos ou não fazer. É isso que vem acontecendo em vários países, com o avanço da extrema-direita e de regimes autoritários; um movimento que parece ter chegado aqui Brasil também, o qual vem ganhando cada vez mais adeptos. Infelizmente estas pessoas nunca leram “Admirável Mundo Novo”, “1984” de George Orwell e não sabem nada dos horrores dos regimes totalitários como o Nazismo, Fascismo e Stalinismo soviético. O mundo criado por Huxley pode até parecer uma ficção, mas como muitas que acabam se confundindo realidade este “Mundo Novo” já não é tão novo assim. Todo aquele lado sombrio e assustador da obra Huxleyana já está bem diante de nossos olhos. Pena que eles foram condicionados para não enxergá-lo.

ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
GOOGLE PLUS




LEIA TAMBÉM:
RAZÃO E CONHECIMENTO
MUDANÇAS SIM, MAS NÃO DESSA FORMA
TEMER NÃO TERÁ SOSSEGO
O PT APÓS O PETROLÃO
O QUE RESTARÁ APÓS A LAVA A JATO
O PLANO SECRETO
O QUE ESPERAR DO GOVERNO TEMER
QUE PAÍS É ESSE?
O OCASO DA MODERNIDADE
A MELHOR SOLUÇÃO PARA A CRISE POLÍTICA
O QUE HÁ POR TRAS DO IMPEACHMENT DA DILMA
A OPOSIÇÃO NÃO TEM O QUE COMEMORAR
ALGO MUITO ESTRANHO ESTÁ ACONTECENDO
2016 SERÁ UM ANO MELHOR PARA O PAÍS
CUNHA, IMPEACHMENT E A DIFÍCIL ESCOLHA
GRANDES PENSAMENTOS(76)
OUTRAS FORMAS DE DEMONSTRAR AMOR
SÃO OS LOUCOS QUE MUDAM O MUNDO
BRASIL, O PAÍS DA INTOLERÂNCIA?
EXIMINDO-SE DE RESPONSABILIDADES
OS ERROS DOS GOVERNOS LULA E DILMA
O VALOR DA VIDA HOJE
A VERDADE DE NADA
GRANDES PENSAMENTOS(75)
UM LONGO CAMINHO A PERCORRER
GRANDES PENSAMENTOS(74)
GRANDES PENSAMENTOS(73)
O FIM DA PRIMAVERA ÁRABE


NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui