Usina de Letras
Usina de Letras
42 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL VESTIBULARES JULHO DE 2013 -- 12/09/2013 - 09:07 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



HISTÓRIA MEDIEVAL – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE  2013



Edson Pereira Bueno Leal, setembro de 2013.



 



1 UNESP JULHO 2013  RELAÇÕES VASSALAGEM



 



“Servir” ou, como também se dizia, “auxiliar”, – “proteger”: era nestes termos tão simples que os textos mais antigos resumiam as obrigações recíprocas do fiel armado e do seu chefe.



(Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987.)



O mais importante dos deveres que, na sociedade feudal, o vassalo tinha em relação ao seu senhor era:



a) o respeito à hierarquia e à unicidade de homenagens, que determinava que cada vassalo só podia ter um senhor.



b) o auxílio na guerra, participando pessoalmente, montado e armado, nas ações militares desenvolvidas pelo senhor.



c) a proteção policial das aldeias e cidades existentes nos arredores do castelo de seu senhor.



d) a participação nos torneios e festejos locais, sem que o vassalo jamais levantasse suas armas contra seu senhor.



e) a servidão, trabalhando no cultivo das terras do senhor e pagando os tributos e encargos que lhe eram devidos.



 



2  IDADE MÉDIA – JUDEUS FGV JULHO 2013



 



Leia o texto abaixo com atenção e depois considere as afirmações que o seguem.



Durante muito tempo considerou-se que a Idade Média conheceu apenas o antijudaísmo, que se aplicava aos judeus como assassinos do Cristo e cegos à verdadeira fé, diferentemente do antissemitismo moderno, ideologia laica fundada sobre um critério racial. Ao que tudo indica, a Idade Média ignora a noção de raça, tal qual ela é formulada no século XIX, e é antes a constituição da cristandade como totalidade unificada que leva então à rejeição dos judeus, enquanto não cristãos e não como povo julgado inferior. De fato, uma conversão ao cristianismo torna possível sua integração social, mesmo se permanece sempre algo da antiga condição que a conversão não chega jamais a abolir completamente.



BASCHET, J. A civilização feudal. Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006, p. 238.



I. As perseguições aos judeus durante a Idade Média têm as mesmas justificativas daquelas estabelecidas pelos nazistas no século XX.



II. A noção de cristandade estabelecida na Idade Média previa a constituição de uma unidade  religiosa, política, cultural e racial.



III. Mesmo convertidos ao cristianismo, antigos judeus não estiveram completamente a salvo de perseguições durante a Idade Média.



Está correto apenas o que afirma em



a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui