Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Revista Ranhura - mscx -- 03/10/2002 - 18:57 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Revista "Ranhura"
Por: Socorro Cardoso Xavier


Chico da Livro 7, pediu-me para falar sobre a Revista Ranhura" em seu no. 1, editada em setembro deste ano, iniciativa esta, que conta com seu apoio cultural, nestes 20 anos de trajetória e bons serviços prestados pela Livro 7 à comunidade leitora.
Lendo os escritos, quer em prosa, quer em verso, contidos na Revista, só posso ratificar sua alta qualidade poética, o seu conteúdo diversificado. Nomes ligados ao mundo intelectual de Campina Grande e da Paraíba engrandecem a Revista, com seus substanciais trabalhos.
Ressalte-se a polivalência do ensaísta, contista e estudioso da cultura popular, prof. Átila Almeida, em "Nada a Dizer", disse muita coisa; "O Pássaro Inquieto" e a transcendência do silêncio do poeta José Edmilson Rodrigues; O "vício Enlouquecido e o Delírio" da poeta Fidélia Cassandra; o poema pós-moderno e silogístico do psiquiatra Edmundo Gaudêncio; a suspeição e o nomadismo do ser refletido no espelho, do poeta José Valdecy Nabude; a sapiência do popular de Nivaldo Amador; o cosmopolitismo e sincretismo afro-brasileiro do filho de xangó, Benedito Antonio em "Zé Lacraia"; o "Fenix-eternidade" de José Marques em "Lampejo";"As cachoeiras do André", do poeta Félix Araújo Sobrinho; os "limites humanos..." do poeta João Mendes Cunha; A "Outra" do poeta Edson Costa Pereira, [que não é triàngulo amoroso e sim sua calculadora]; Enfim, o grande humanista, médico e poeta Everaldo Lopes, com o respeito à finitude e o "Depois" - um escrito existencialista e intimista - no qual coloca a nu, a profunda solidão humana. Outros nomes significativos também compõem a Revista.
A Revista Ranhura é uma iniciativa lítero-cultural das mais dignas de apreço, que só virá contribuir com a divulgação da produção intelectual de nossa cidade e alhures, onde há interessados no mundo das letras e das idéias.
A Revista, como diz na sua introdução, não caíu no goto do público para engasgar, e sim foi plenamente ingerida e absorvida pelo seu conteúdo existencial, humano e social. Estão de parabéns os idealizadores e realizadores da Revista, neste número um. A revista não apenas arranhou, como sugere o título, mas penetrou em questões fundamentalmente humanas e sentidas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui