Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FORTUNA CRÍTICA (2013) -- 01/09/2013 - 19:36 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos











0000cd;">FORTUNA CRÍTICA









0000cd;">ABEL B. PEREIRA, da Academia São José de Letras, Florianópolis, SC. Outubro de 1997: “Você, Filemon, canta a luz do olhar de amores primitivos, canta a ternura, a voz, a paz, o sorriso, a beleza, a sinceridade, o sentimento, a paixão!... O que mais falta você cantar? – Nada. Nada mais! Pois, você canta, também, a vida, e mais do que a vida, a alma! Ou seja, tudo, tudo, TUDO... Porque é da própria Alma que emana o Tudo! E tudo é o próprio DEUS que lhe inspira e ilumina, fazendo de você um POETA com todas as letras em MAIÚSCULO!”



 



0000cd;">ALINE BARBOSA, Advogada, Rio de Janeiro, via e-mail: SR. FILEMON , “após a leitura de  “FAGULHAS”  capa a capa, fortuna crítica, silenciei e, somente, passei a admirar esse combustão de inspiração.  Leio sempre fortuna crítica  que transmite ao leitor uma suma do estilo do escritor relevando o que já está sublimado.   Em FAGULHAS – seu talento literário, cultural, poético, prosaico.  A “ESCADAS DE TROVAS”  de fácil inspiração, porém, de difícil escrita faz com destreza, “tira de letra”, como dizemos na gíria e,  o SONETO,  são versatilidades desse escritor pensante, inspirador. A habilidade e destreza com que maneja  e liga a inspiração à  escrita de forma inteligente, leve, o faz um ARTISTA PLÁSTICO das letras.  Na POESIA, poemas  em verso ou prosa, qualquer gênero, um CIRURGIÃO capaz de descer o mais profundo do espírito, queimar a insensatez do coração e aquecendo o espírito, sarar a alma.    Tivesse eu, tal capacidade para descrever este escritor Filemon Francisco Martins e,  seria uma biografia, o que se dispensa pelo que já escreveu seu irmão, o biobibliógrafo por excelência.  Todavia, por ser leitora, creio que a nós que não somos nada do mundo literário, apenas, isso – leitores, é a nós, que cabe dizer dessas fagulhas atiradas para todos os lados, críticos ou não.  O idealizador ou a capista foi feliz, em apresentar fagulhas em combustão, soltando FAISCAS sem direção para todos os lados, de todos os tamanhos – BRASAS VIVAS.  Um retrato de riqueza inspiradora dessa alma infatigável, desse ser que ama escrever, um poço de combustão de inspiração constante que não se apaga... efervescente... Foi assim, que lendo o livro “ANSEIOS DO CORAÇÃO”  e este, FAGULHAS,   vi que estava diante de um - vulcão da cultura literária, poética -, eternamente em erupção, ardente em suas inspirações multifacetadas e multiformes de seus escritos, variando, estendendo a todo gênero de escrita; nada se furta a essa capacidade de escrever, o que é gostoso para ler,  e até pensar.  Quem não gosta de trovas passa a gostar e quem não é dado a leitura passa a apreciar e gostar.   Tenho lido seus  escritos fagulhentos  que como faíscas  espalham centelhas do saber, da política, sabe cantar o amor em versos como poucos... para todos os lados a sua percepção ardente de escritor acompanha até, a atual conjuntura político-social do país. Lembra outros escritores. Relembra historias e estórias que atravessa com o tempo...  É que, esse Poeta e Escritor vive  aspirando, transpirando, respirando,  letras.  Uma admiração maior que tenho por este poeta, escritor e por quantos são portadores de especial capacidade para escrever, semelhante a fontes a jorrar inspiração -,  é que Filemon Francisco Martins se prostra diante de Deus-Criador, por essa fonte inesgotável, perene de poetar, escrever, fazendo sempre registros da Sagrada Escritura ou em seus poemas,  o que é admirável, pois sabe que está diante da Fonte da Sabedoria.”   



 









0000cd;">ARITA DAMASCENO PETTENÁ – Campinas, SP, in DESABAFO, março de 2001: “Caríssimo Filemon, você é realmente um grande Trovador. Um abraço carinhoso.”





C.A. BEIRAL – Piúma, ES: “ALVORECER e PREDESTINADO ratificam o que penso dos poetas: eles têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, que propiciam “o começo feliz de um novo dia.” FLORES DO MEU JARDIM, cuja amostragem nos autoriza prever uma primavera de versos, hão de contribuir para restabelecer a esperança num mundo menos agressivo e mais fraterno.”





0000cd;">CARLOS RIBEIRO ROCHA - Salvador, Bahia: “Foi você felicíssimo neste primeiro passo publicitário, apresentando em apenas algumas páginas o seu estro total, pois ali se vê, com pujança, o perito sonetista e o trovador fluente. Sua voz é altissonante, através da perfeita ritmia dos seus sonetos, com autênticas chaves-de-ouro.”





0000cd;">CELSO BRASIL, via e-mail: “Caro Poeta e Amigo Filemon, gostaria de expor minha opinião sobre seu trabalho: É simplesmente divino. Nota-se que a espiritualidade está presente quando toma a pena em suas mãos. Parabéns, Amigo! Receba meu abraço fraterno.”



0000cd;"> 

EDUARDO ARAUJO NETO – Fortaleza, via e-mail Usina de Letras: “Cheguei à sua obra pela leitura de “Comemorar o que ?”, que me foi enviada por alguém de um grupo ao qual pertenço. Despertou-me curiosidade o contido ali (no texto). Daí para diante dirigi-me ao site usina de letras. Li suas cartas. Interessantes. Artigos, realistas. Fatos do dia-a-dia, com reclamações que todos gostariam de fazer. Parabenizo-o pela obra (vasta e clara). Quedo-me na esperança de voltar outras vezes à esta boa leitura de sua obra.”



EMILIO CARLOS ALVES – Santos, Advogado, via e-mail: “Li os seus artigos “MEANDROS DO PODER e PERPLEXIDADE” sobre o PT e concordo com sua análise sobre a crise que o país enfrenta atualmente, vítima de um autêntico estelionato eleitoral que a todos nos surpreende e nos deixa indignados.”



ENÉAS ATHANÁZIO – Advogado e Escritor, via carta: “Fiquei muito satisfeito com seu interesse pelo meu trabalho e pelo artigo que escreveu. Não é todo dia que alguém se dispõe a gastar seu tempo escrevendo a respeito da gente. Mandarei cópias de seu artigo a alguns amigos e recomendarei que o vejam na Internet. Eu já acessei e gostei de ver que você tem tantos trabalhos publicados lá, em diversos gêneros. É isso mesmo, companheiro, vamos teimando mesmo que fiquemos os últimos abencerragens das letras impressas. Meus parabéns pela constância.”



0000cd;">ENÉAS ATHANÁZIO– Advogado e Escritor, via carta: “Recebi “Anseios do Coração”, que venho lendo com prazer e tenho aqui à mão para novas incursões naqueles momentos em que a alma pede poesia. E sua poesia não poderia ser mais indicada porque é sincera e espontânea, nascida das profundas da alma. Não foi por acaso que você conquistou a fortuna crítica publicada no apêndice de seu livro. Meus parabéns, muito grato pela oferta e meus votos de muito sucesso.”



 



0000cd;">Caro Filemon,



0000cd;">Sou JAIRO POSTAL, professor de Língua Portuguesa do Carlos. Li com muito carinho sua obra Anseios do Coração. Quero congratulá-lo pela beleza de seus versos. Dois poemas, em especial, tocaram-me muito: Estrada de Damasco e Na estrada de Emaús. Sendo cristão, admiro muito os poetas que se valem da poesia para exaltar o nome do Mestre.



0000cd;">Muito obrigado por ter-me proporcionado horas de prazer mergulhado em literatura tão agradável.



0000cd;">Um grande abraço,



0000cd;">Jairo



 



 



0000cd;">LENA TALITA (Aline França)(0000cd;">enilafrance@hotmail.com0000cd;">), via e-mail: “

MARIO, parabéns por seu irmão FILEMON MARTINS, já tive o privilegio de conhecê-lo na UL, grande escritor e poeta não nega o DNA e, no momento em que publicas "AMOR DA MINHA VIDA" - claro que "ANSEIOS DO CORAÇÃO" tem muito em comum. Quem não ama ardentemente desde os desejos, anelos, até angustiar-se por um AMOR, ânsia de sofrimento, deve ser um grande intérprete desses gritos da alma que ecoam no coração e se exteriorizam em versos e prosas, que acredito neste livro reflete os mais ardentes anseios, gritos ardentes dos amantes apaixonados. É notório que os anseios do coração são diversificados, na dimensão e ânsia de cada alma, cada ser, cada coração. Não precisa ler o livro se em prosa ou em versos, o Escritor e Poeta deste Livro sabe o tamanho e por quem sua alma grita e assim, pode, interpretar todos os demais - ANSEIOS DO CORAÇÃO - de seus leitores e de quantos amam, apaixonadamente, de verdade, ainda que distantes os anseios são respondidos através do coração; há sempre inspiração. Rio de Janeiro, 13.04.2012.”



 



 





0000cd;">MANOEL CARDOSO – São Paulo, Professor, via e-mail: “Fico muito contente quando recebo alguma nova mensagem, sobretudo de conteúdo literário. Li seu texto, atribuí nota máxima, pois todo trabalho inteligente deve ser valorizado à altura. Foi um prazer entrar em contato com você, que detém uma substanciosa folha biográfica, entre formação, atividades e produção.”





0000cd;">MARIA THEREZA CAVALHEIRO – São Paulo, in RADAR. Apucarana, PR, abril de 2004: “FILEMON F. MARTINS é mais conhecido pelos seus bonitos sonetos, mas tem-se mostrado também um trovador experiente. Velho amigo desta coluna, de que participa desde os tempos de sua publicação também em “A Gazeta Esportiva”, quando esse Poeta foi destaque, em 1979.”





0000cd;">MARIA THEREZA CAVALHEIRO – São Paulo, via carta: “Quero cumprimentá-lo pela permanente inspiração e pela boa técnica. Gostei muito de seu soneto “Coisas de amor”, e “Noite e Versos”, assim como da “Grinalda” de uma trova sua, e da “Escada” de uma trova de Mário Barreto França, que muito me enterneceu, pois ele foi meu professor em Itapetininga – um excelente professor, por sinal. Com ele aprendi muito, nos meus oito anos de idade...”



 



0000cd;">MARIA THEREZA CAVALHEIRO– São Paulo, via carta, 06/01/2012: “Agradeço-lhe a remessa de “Anseios do Coração” e a amável lembrança de meu nome nas páginas 140 e 147. Gostei de seus versos, sonoros, bem metrificados, técnica perfeita, e que expressam sua criatividade e talento. Você é muito bom no soneto, mas devo dizer que apreciei muito também suas poesias livres, tais como: Só – Perdoa-nos – Velho Chico – Deslumbramento – Aspiração – Meu Verso (Divagação) – Poliglotismo – Prece de Aniversário... Dos sonetos, quero destacar, entre outros: Noite de Natal – Tempo de Natal –Vivendo a Dois – Ipupiara – Esperança de Amor – Festa de Natal – Intenso Amor – Meu Amor – Minha Paixão – Sem Fronteiras – O Grito do Poeta – A Velhice – A desconhecida – Bendita Sejas – Ipupiara – Ressurreição... Já conhecia bem sua inspiração trovista, mas achei interessantes as suas “Escadas de Trovas”. E que venha em breve o livro que está no prelo!





0000cd;">MÁRIO RIBEIRO MARTINS, Escritor e Sociólogo, via e-mail em 26.02.2005: “FILEMON FRANCISCO MARTINS, mais conhecido como Filemon Martins (filemonmartins@bol.com.br) é hoje (2005), um dos mais ilustres nomes da poesia nacional. Baiano, de Ipupiara, foi registrado na Bíblia de seu pai ( Adão Francisco Martins ), uma bíblia antiga, de 1939, aquela aprovada em 1842, pela Rainha de Portugal, D. Maria II, com os seguintes dizeres: “Nasceu nosso filho Filemon, no dia 17 de janeiro, às 14 horas da tarde, em Ipupiara, Bahia, em 1950”. Pois bem, não poderia Adão Francisco Martins (falecido em 1970) imaginar que seu filho se tornaria um homem exemplar e um literato de respeito. Suas produções literárias, incluindo artigos e poemas, em vários sites, entre os quais, Usina de Letras, são dignos dos melhores encômios. Nas antologias de poesia e prosa, seu trabalho é altamente elogiado. Seus livros individuais revelam o talento multiforme do autor, além de uma extraordinária capacidade de questionar, de argumentar e de viver a vida com poesia.”



MEDEIROS BRAGA, via e-mail: “Fiquei deslumbrado com o seu poema “Desejo de Natal.” Grande poema! Imagine se você pudesse, realmente, compor, o que não sairia, então! Parabéns! Tenha a certeza de que irei lê-lo em algumas oportunidades de confraternização e de festas de Natal! A propósito, envio um soneto de minha lavra “O Lago Azul.”





0000cd;">PORPHÍRIO RODRIGUES – Rio de Janeiro – RJ: “Caríssimo FILEMON FRANCISCO MARTINS: FLORES DO MEU JARDIM, ANSEIOS D’ALMA/ Inspiram-me poesia, o poeta diz./ Lindos versos fazendo, está feliz/ Encantando, demais, os seus leitores,/ Muitas “FAGULHAS” com você estão./ O seu amor ardente ao seu irmão,/ Na certa, suavizam suas dores.”





0000cd;">ROSEMARY LOPES PEREIRA, in RADAR, Apucarana, PR, abril de 1998: “Filemon F. Martins, brinda os leitores, com o seu novo livro de poesias, Flores do Meu Jardim. Título singelo onde os poemas, sonetos e trovas exalam o perfume de um espírito de luz que sabe o poder da estrela, conhece o canto das cigarras e dos pássaros; que sabe o poder do amor e do evangelho. É assim, de belezas puras e sentimentos o jardim de suas flores.”





0000cd;">SEBASTIÃO TELES PEREIRA – Patos de Minas/MG – Poeta e cronista, via carta: “Encaminho-lhe em anexo, algumas publicações efetuadas nas colunas “Espaço Poético” e “Cantinho do Poeta”, dos jornais Folha Patense e Folha Olegarense, respectivamente. Fico feliz por você ter brilhado em nossas páginas com suas preciosas inspirações poéticas. Obrigadão por tudo, de coração mesmo! Um grande abraço do amigo mineiro”.



 



0000cd;">THÉO DE CASTRO DRUMMOND– via Uol Blog – “Seus sonetos são uma lição para quem gosta de enfrentar as dificuldades de fazê-los. Você, amigo Filemon, é verdadeiramente um mestre na arte de fazer sonetos sempre lindos! Grande abraço do seu admirador e amigo, Théo Drummond, 06 de dezembro de 2010”.



 



0000cd;">VALDINEY MONTEIRO, via e-mail: “Deixei para te agradecer o envio do livro ( Anseios do coração), após lê-lo com calma e atenção: Gostei muito das suas poesias, realmente você é mais um Ipupiarense que mostra o seu talento literário, como outros também já o fizeram...Mário Martins, Carlos Araújo, e outros. Desejo a você e família, muita PAZ e HARMONIA. Que o MESTRE JESUS o ilumine sempre!!!!! Abraço fraterno,”



 



0000cd;">VANDA FAGUNDES QUEIROZ – via e-mail: Estive viajando. Depois fiquei sem computador.



0000cd;">Hoje, em casa, e novamente on-line, atualizo a correspondência. Sinto-me em falta com alguns amigos, inclusive você, Filemon. Creio que escrevi, agradecendo por presentear-me com seu livro "Anseios do Coração". Mas parece que eu nada disse após ler o livro. Meu apreço se deu, a partir do título, muito expressivo e pertinente. A versatilidade é louvável, atesta a maleabilidade de um espírito de largas avenidas, assimilando as multívias nuances da estesia que nos cerca. A verve do autor dispensa comentários. Os textos falam por si. Em algumas locuções, eu pensava comigo: - &
39;Eu também&
39;. Quero dizer que me identifiquei em diversos pontos; você deve saber o que ocorre quando às vezes a gente lê algo e acha que gostaria de tê-lo escrito. Neste caso, só por exemplo: "Aspiração" (38). "Meu verso" (41), que me reporta a meu tempo de outrora, quando menina da roça. "MINHA PAIXÃO" (66) e diversos outros. Em seu livro encontrei, de fato, reflexos de meus "Anseios do Coração". Deus o ilumine sempre!...



0000cd;">Vanda





0000cd;">WILLIAM DE A. BERNARDES, de Campo Grande – MS, via e-mail: “Maravilhoso poema! Eu sabia que o Espírito de Sabedoria e Discernimento" que o Senhor lhe concedeu desde o instante de sua geração, lhe faria produzir um poema tão primoroso!!! Que este "Espírito de Sabedoria e Discernimento" continue a lhe proporcionar momentos de grande lucidez para continuar a produzir obras que, sem dúvida, ficarão para a posteridade!”



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 










 


 



 
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui