Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A Operação Condor dos terroristas de esquerda -- 07/03/2014 - 11:25 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Junta de Coordenação Revolucionária


 Carlos I. S. Azambuja

 

 Os Serviços de Inteligência dos governos agredidos do Cone Sul coordenaram seus efetivos para contrapor-se ao desafio terrorista que, há 40 anos, nada mais era do que uma derivação da guerra-fria.

 

Nos anos 70 houve, no Cone Sul, um intento de coordenação das forças da esquerda revolucionária insurrecional com a criação da JCR (Junta de Coordenação Revolucionária). A idéia da JCR nasceu principalmente da iniciativa do MIR, do Chile, e do líder argentino Roberto Santucho (do ERP), e foi o resultado de uma reunião em Havana, em julho de 1971 (estavam também presentes militantes do Movimento Tupamaros, assim como do Exército de Libertação Nacional boliviano, sobreviventes da guerrilha fundada por Ernesto Che Guevara).

Essa mini Internacional Revolucionária Latino-Americana foi conformada no Chile, em novembro de 1972 (antes, portanto, da queda de Salvador Allende), porém nunca logrou uma amplitude importante. Entrementes, além de ter sido criada no Chile uma escola de dirigentes, foi enviado apoio financeiro ao ELN boliviano, se acolheram alguns militantes tupamaros fugindo da repressão e, inclusive, se delinearam projetos de construção de armas semi-pesadas. O golpe de Estado no Chile bem como os órgãos de Inteligência impediram qualquer progresso real da JCR.

Na reunião de fundação da JCR, em novembro de 1972, em Santiago, Chile, participaram a Comissão Política do MIR, membros da direção dos Tupamaros e três representantes do Birô Político do ERP.

Miguel Enriquez, secretário-geral do MIR, expôs a necessidade de concretizar essa organização internacional a fim de levar a cabo a luta armada para a implantação do socialismo nos países do Cone Sul, tomando como exemplo a revolução cubana.

A criação do pequeno Zimmerwald (referência à Conferência de Zimmerwald ou Primeira Conferência Socialista Internacional realizada em 5-8 de setembro de 1915, na Suiça), como a chamou o chileno Miguel Enriquez, foi aceita por unanimidade, adotando um conjunto de Resoluções, dentre as quais a preparação de uma Declaração Conjunta; a preparação de um projeto para a edição de uma revista política; a organização de uma Escola de Quadros; e um projeto de funcionamento orgânico.

Se bem que nenhum representante do ELN boliviano estivesse presente nessa reunião, essa organização se mostrou de acordo com a Resolução e passou a integrar o projeto JCR.

Anteriormente a tudo isso, no Congresso do Partido Socialista Chileno, ao qual pertencia Salvador Allende, realizado na cidade de Chillán, em 1967, havia sido aprovada uma Resolução Política que dizia: “(...) A violência revolucionária é inevitável e legítima (...). Só destruindo o aparato burocrático e militar do Estado-burguês pode consolidar-se a revolução socialista” (já li isso muitas outras vezes...). Essa linha política foi confirmada no Congresso realizado em 1971 - ano em que Allende assumiu o governo -, realizado na cidade de La Serena.

A decisão do PS chileno de optar pela “violência revolucionária” estava de acordo com os protocolos adotados no ano anterior (1966) em Havana, na Conferência Tricontinental, quando foi aprovada pela unanimidade das 27 delegações presentes a sugestão de criar a Organização Latino-Americana de Solidariedade (OLAS), uma cópia do Komintern dos anos 30; um pacto político-militar para revolucionar a América Latina. O autor dessa proposta foi o delegado que representava o Partido Socialista Chileno: Salvador Allende.

Ao longo do ano de 1973 foram consolidados os vínculos entre essas organizações, foi organizada a Escola de Quadros (primeiramente no Chile e logo depois na Argentina), a criação de um organismo conjunto que levou à prática de reuniões semanais e a integração de distintas equipes em tarefas conjuntas (fabricação de armas, intercâmbio de combatentes, realização de reuniões conjuntas, etc).

Logo após a deposição de Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973, a sede da JCR saiu de Santiago e foi transladada a Buenos Aires, onde Roberto Santucho lhe impôs uma atividade febril e constante, centralizada tanto no intercâmbio de militantes, para dar uma imagem panamericanista à organização, como na unificação da estratégia revolucionária e na difusão da propaganda destinada a obter adesões na ordem internacional.

Em 1974 - menos de um ano após a deposição de Allende -, o fato marcante foi a refundação, em Paris, dessa Junta de Coordenação Revolucionária (JCR), integrada pelo Exército de Libertação Nacional (ELN) boliviano, o Exército Revolucionário do Povo (ERP) argentino, o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T) uruguaio e o Movimento de Izquierda Revolucionário (MIR) chileno.

O secretário-geral da JCR foi o cubano Fernando Luis Alvarez, membro da Direção Geral de Inteligência (DGI) cubana, casado com Ana Maria Guevara, irmã de Che Guevara - fato que, por si só, conferia à JCR um caráter de instrumento do Estado cubano.

Logo depois, em outubro de 1974, a Comissão Política do MIR, através de seu jornal El Rebelde en la Clandestinidad, dava conta do fato nos seguintes termos: “No campo internacional, nosso partido redobrará a coordenação e o trabalho conjunto com o ERP, o MLN-T e o ELN da Bolívia, e junto a eles lutará para fortalecer e acelerar o processo de coordenação da esquerda revolucionária latino-americana e mundial (...) Chamamos a todas as organizações e movimentos irmãos a redobrar a luta em seus próprios países, a fortalecer e ampliar a Junta Coordenadora do Cone Sul (...)”.

Recorde-se que em sua mensagem à Conferência Tricontinenal de Havana, em 1966, Che Guevara havia insistido na “necessidade de estabelecer juntas de coordenação entre todas as organizações revolucionárias armadas da América Latina, para opor-se ao imperialismo”. Essa recomendação foi tida em conta especialmente pelas organizações terroristas que a partir daquele momento iniciaram ou aumentaram suas relações entre si, a fim de cumprir a sugestão de Che.

Foi, sem dúvida, dessa idéia de Che Guevara, em 1966, que menos de dez anos depois nasceu a Junta de Coordenação Revolucionária, que teve uma importante atuação no desenvolvimento da guerra subversiva no Cone Sul. Seus antecedentes remontam ao ano de 1968, ano em que começou de forma não orgânica e mediante reuniões bilaterais, a colaboração entre o Exército Revolucionário do Povo (ERP), da Argentina, o MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionária), do Chile, os Tupamaros, do Uruguai, e o Exército de Libertação Nacional, da Bolívia. Esses contatos e conseqüentes reuniões entre seus quadros lhes permitiram um fluido intercâmbio de experiências, além do que os estimulou para a criação de uma organização internacional, em 1972, que lhes permitisse, através da cooperação e da ação armada conjunta, a imposição de governos comunistas aos países do Cone Sul.

Em julho de 1971, uma delegação do ERP, encabeçada por Roberto Santucho, viajou a Cuba, convidada para os festejos do assalto ao Quartel Moncada. Ali foi concretizada a sua aproximação com o Movimento Comunista Internacional, liderado pela União Soviética, e se concretizaram seus contatos com os Tupamaros. Também foi retomada a concepção estratégica de Cuba de apropriar-se do controle da Guerra Revolucionária no âmbito do Cone Sul, utilizando uma organização supranacional, para coordenar os ataques às instituições dos Estados.

O ano de 1974 foi iniciado com a preparação e uma declaração ratificada pelas quatro organizações terroristas, que serviu de lançamento público, não apenas na América Latina mas em todo o mundo. A declaração foi traduzida em diversos idiomas, fazendo-a circular profusamente nos meios de comunicação e publicações de esquerda, principalmente na Argentina, França, Itália, Suécia e Alemanha.

Essa declaração conjunta manifestava claramente que seus componentes se achavam unidos pela “compreensão” de que não havia outra estratégia viável na América Latina que não fosse a Guerra Revolucionária, a qual definiam em seu alcance e seus fins. Tal declaração foi adotada como a linha estratégica geral.

A partir daí, essa organização supranacional que coordenava o terrorismo no Cone Sul, desenvolveu contatos com as demais organizações marxistas do continente. A idéia de obter a unidade internacionalista dos grupos marxistas latino-americanos, se transformou na razão de ser da JCR, sendo intensificados os contatos com organizações extremistas do Peru, Venezuela, Brasil, Paraguai, Colômbia, Nicarágua, Santo Domingo, Guatemala, El Salvador e, inclusive, EUA.

Em abril de 1975, a JCR realizou sua primeira conferência pública, em Portugal, para anunciar a abertura de suas sedes em Lisboa e Paris. Nessa época já haviam sido estabelecidas fluidas relações e contatos periódicos com organizações terroristas da Europa, entre as quais a ETA-Basca, as Brigadas Vermelhas, o Baader-Meinhof e o IRA.

Durante os anos seguintes, a JCR tentou constituir uma guerrilha latino-americana no continente europeu com o objetivo de desestabilizar as democracias vigentes nos países do setor ocidental, com a cooperação e/ou coordenação de movimentos terroristas europeus, mas foi obstada pela chamada Operação Condor, uma operação desencadeada pelos Serviços de Inteligência dos países agredidos.

Nesse sentido, deve ficar claro que, quando existe uma ameaça terrorista de caráter internacional, os órgãos de segurança dos países ameaçados se coordenam. Sempre foi assim, e continua sendo. Recorde-se que a France-Press divulgou, em 21 de novembro de 1998, um telegrama segundo o qual o Primeiro-Ministro francês Lionel Jospin, em uma reunião de cúpula em La Rochele com José Maria Aznar, chefe do governo espanhol, aderia à luta antiterrorista contra a Eta-Basca. Ou seja, esses dois países passaram a coordenar seus órgãos de Inteligência para combater a Eta-Basca.

Com muito maior propriedade, os Serviços de Inteligência dos governos agredidos do Cone Sul coordenaram seus efetivos para contrapor-se ao desafio terrorista que, há 30 anos, nada mais era do que uma derivação da guerra-fria. A essa coordenação foi dada, pela esquerda, a denominação de Operação Condor.

Carlos I. S. Azambuja é historiador

 

MEMÓRIA:

http://youtu.be/nfPZ2StAXE4 INTENTONA COMUNISTA 
 
http://youtu.be/KNpQUTIh1-c ASSASSINATO DO TEN PMSP ALBERTO MENDES JÚNIOR
 
http://youtu.be/ed5vWaTgr7c COMO OS COMUNISTAS ASSASSINARAM ELZA FERNANDES
 

http://youtu.be/Nk1Q4Gn7dv8 TERRORISMO NO AEROPORTO

 

Faça download do livro de Tuma Jr., ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES - UM CRIME DE ESTADO, clicando em

http://liciomaciel.wordpress.com/2014/01/15/tuma-jr-livro-download

A transcrição do livro de Tuminha pode ser vista em http://pt.slideshare.net/CelsoDaviRodrigues/livro-assassinato-de-reputaoes-tuma-junior

 

Leia os textos de Félix Maier acessando:

1) Mídia Sem Máscara

http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html

2) Piracema - Nadando contra a corrente (textos mais antigos)

http://felixmaier.blogspot.com/

3) Piracema II – Nadando contra a corrente (textos mais recentes)

http://felixmaier1950.blogspot.com/

 

Leia as últimas postagens de Félix Maier em Usina de Letras clicando em

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM

 

Para conhecer a história do terrorismo no Brasil, acesse:

http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui