Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vacine seu bolso - gestão financeira em pet shop -- 16/08/2013 - 16:18 (Tom Coelho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


“A melhor maneira de ganhar dinheiro é deixar de perdê-lo.”(Rolim Amaro)



 



Você optou por trabalhar com animais por uma questão de afinidade e até mesmo paixão. Enquanto economistas lidam com cenários, engenheiros com cálculos estruturais e químicos com fórmulas, você lida com sentimentos – seus, dos animais e de seus donos.



Assim, por tratar-se de uma relação emotiva, aspectos práticos acabam negligenciados. Uma consulta ou vacinação que não é cobrada porque o mais importante era salvar a vida do pequeno paciente naquele momento; uma tosa ou castração que é feita gratuitamente em nome da amizade daquele que o procura em sua clínica ou estabelecimento.



Contudo, sejamos francos: você está diante de um negócio e precisa tratá-lo como tal. Há uma série de custos fixos que se apresentarão no decorrer do mês. E se você não cumprir com seus compromissos, correrá o risco de ver seu sonho dourado transformar-se num pesadelo cinzento.



 



Como cobrar pelo serviço?



Elabore uma tabela de preços mantendo-a em local visível – afixada na parede da recepção, por exemplo. Na mesma tabela apresente também as condições de pagamento. Estabeleça convênio com administradoras de cartão de crédito e dê prioridade a esta modalidade de recebimento, pois o risco de inadimplência é nulo.



Para aceitar cheques, informe que tal modalidade está disponível apenas para clientes cadastrados. Crie um formulário de registro contendo campos para dados pessoais, endereço, referências bancárias e comerciais. Aproveite para incluir os dados do animal para que se faça um trabalho de acompanhamento futuro possibilitando a fidelização do cliente. Solicite cópia de CPF, RG e comprovante de residência. E consulte as informações prestadas junto às respectivas fontes e o CPF nos órgãos de proteção ao crédito.



Finalmente, delegue a tarefa de recebimento a um terceiro dentro de seu estabelecimento, se possível for. Ao término do atendimento você poderá preencher uma ficha descrevendo o serviço prestado solicitando sua entrega no balcão ou recepção para as devidas providências onde o pagamento será efetuado.



 



Quanto cobrar pelo serviço?



Preços são formados, em regra, a partir dos custos fixos e variáveis, tributos incidentes e margem de lucro. Todavia, como não temos aqui a pretensão e o espaço necessário para maiores detalhamentos, a orientação é no sentido de se praticar preços com base no valor médio de mercado encontrado dentro de sua região geográfica.



Por isso, pesquise os preços de seus concorrentes. Se o seu estabelecimento ainda é jovem, trabalhe com um valor inferior à média pesquisada até que consiga firmar-se no mercado e estabelecer uma carteira de clientes. Com o tempo, na medida em que suas instalações tornarem-se mais aconchegantes e seu atendimento reconhecido como exemplo de excelência, será possível elevar seus preços sem risco de perder consumidores e comprometer sua imagem.



Desenvolva campanhas, crie um cartão de fidelidade e estimule seus clientes a indicar seu estabelecimento a amigos e conhecidos.



Trabalhe com carinho, seja prático e colha bons negócios!



 



* Tom Coelhoé educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento” (Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui