Usina de Letras
Usina de Letras
192 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O papa e a humanização da economia: uma ideia Divina -- 06/08/2013 - 15:02 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nos meus tempos de faculdade, há mais de vinte anos, saímos às ruas contra o `capitalismo selvagem` que era a exploração do trabalhador - ou do país - pelo capitalista inescrupuloso, representado pela Organização Mundial do Comércio, Banco Mundial, e o famigerado FMI - Fundo Monetário Internacional. O `capitalista selvagem`, para engordar sua conta, contratava o indivíduo para trabalhar quase sem descanso, com salário irrisório, nem participação no lucro etc.

Naquela época o empresário era persona non grata no meio trabalhista. Seria tal como o lobo entre os cordeiros.

O papa Francisco, em sua visita ao Rio de Janeiro, por conta da Jornada Mundial da Juventude, aconselhou que `a economia deveria ser humanizada`. O que o papa quis dizer? O que estaria por trás deste conselho?

Ao contrário da palavra... os números são frios. Não trazem a emoção do trabalhador. Pouco importa se a empresa cresceu à custa de muitas lágrimas ou sorrisos do empregado; se ela degradou ou conservou o meio ambiente. O que importa ao ‘capitalismo selvagem’ é o resultado crescente no final no mês. Acredito que o papa sugeriu acrescentar ao lucro, também, algo intangível como a felicidade ou a infelicidade, a tristeza ou a alegria.

É inquestionável que a empresa cresça, pague seus funcionários e impostos. O que se questiona é comemorar esse crescimento sem considerar os sentimentos de outrem. É desumano o fabricante de sal comemorar o aumento de suas vendas às custas do aumento da pressão arterial dos seus clientes. Também é inaceitável o fabricante de armas de fogo festejar o lucro às custas do aumento da violência.

Não é razoável que na avaliação do crescimento não se considere a emoção dos que contribuíram para a riqueza do país. Incluir no resultado a felicidade ou a infelicidade, a alegria ou a tristeza é uma decisão Divina.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui