Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->RODA DE SÃO GONÇALO -- 19/02/2013 - 10:40 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

BLOGDOMARIOMARTINS.ZIP.NET.
RODA DE SÃO GONÇALO.
HOJE 19.02.2013. TIVE SAUDADES DE MORPARÁ, NA BAHIA. É QUE NA DÉCADA DE 1950, QUANDO LÁ MOREI E ESTUDEI NA ESCOLA DA PROFESSORA ZÉLIA MAGALHAES, FUGIA DE CASA PARA IR OLHAR A “RODA DE SÃO GONÇALO”. COMO MEUS PAIS ERAM EVANGÉLICOS NÃO PERMITIAM QUE A GENTE FOSSE DE BOM GRADO. O JEITO ERA FUGIR. EU ACHAVA INTERESSANTE, AQUELAS MULHERES E HOMENS TODOS VESTIDOS DE BRANCO. POIS BEM, ESTANDO ONTEM(18.02.2012) EM PALMAS, RECEBI CONVITE DO MEU AMIGO TESKE PARA OLHAR O SEU FILME NO SESC, COM O TITULO “A PROMESSA”, DESCREVENDO A “RODA DE SÃO GONÇALO”. MAS, O QUE É A RODA DE SÃO GONÇALO? O SEU TOQUE É REFINADO E INTELIGENTE, ONDE UMA CABEÇA (SEXO MASCULINO) ENVOLVE E DOMINA TODOS OS SEGUIDORES (SEXO FEMININO) EM MOVIMENTOS SINCRONIZADOS E BEM TRABALHADOS, APARENTANDO UM RITUAL DE ACASALAMENTO E OU DOMÍNIO PELO CABEÇA DO GRUPO. NO BRASIL, A DEVOÇÃO A SÃO GONÇALO VEM DESDE A ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO. O SEU CULTO DEU ORIGEM À DANÇA DE SÃO GONÇALO, CUJA REFERÊNCIA MAIS ANTIGA DATA DE 1718, QUANDO NA BAHIA ASSISTIU-SE A UM FESTEJO COM UMA DANÇA DENTRO DA IGREJA. NO FINAL, OS BAILARINOS TOMARAM A IMAGEM DO SANTO E DANÇARAM COM ELA, SUCEDENDO-SE OS DEVOTOS. ESSA DANÇA FOI PROIBIDA LOGO EM SEGUIDA PELO CONDE DE SABUGOSA, POR ASSOCIA-LÁ ÀS FESTAS QUE SE COSTUMAVAM FAZER PELAS RUAS EM DIA DE SÃO GONÇALO, COM HOMENS BRANCOS, MULHERES, MENINOS E NEGROS COM VIOLAS, PANDEIROS E ADUFES DANDO VIVAS A SÃO GONÇALO. SÃO GONÇALO TEM, PARA OS SEUS DEVOTOS, A TRADIÇÃO DE SANTO CASAMENTEIRO. INICIALMENTE, A DANÇA TINHA UM CARÁTER ERÓTICO, QUE COM O TEMPO FOI DESAPARECENDO, PERMANECENDO APENAS O ASPECTO RELIGIOSO. EM ARRAIAS, NO SUL DO ESTADO, A DANÇA DE SÃO GONÇALO É CHAMADA DE RODA, E SEMPRE É DANÇADA EM PAGAMENTO A UMA PROMESSA POR MULHERES EM PARES, VESTIDAS DE BRANCO, COM FITAS VERMELHAS COLOCADAS DO OMBRO DIREITO ATÉ A CINTURA. NAS MÃOS CARREGAM ARCOS DE MADEIRA, ENFEITADOS COM FLORES DE PAPEL E ILUMINADOS COM PAVIOS FEITOS DE CERA DE ABELHA. TAMBÉM PARTICIPAM DO RITUAL DOIS HOMENS VESTIDOS DE BRANCO COM FITAS VERMELHAS TRASPASSADAS. OS HOMENS TOCAM VIOLA E TEM A FUNÇÃO DE ACOMPANHAR AS DANÇARINAS PARA QUE ESTAS NÃO SE PERCAM NAS EVOLUÇÕES DA DANÇA. OS VIOLEIROS ENTOAM VERSOS EM LOUVOR A SÃO GONÇALO, QUE FICA COLOCADO NUM ALTAR PREPARADO EXCLUSIVAMENTE PARA A FESTA, EM FRENTE AO QUAL SE FAZ AS EVOLUÇÕES DA RODA. ACOMPANHA, AINDA, A RODA DE SÃO GONÇALO, UM CRUZEIRO TODO ILUMINADO, COLOCADO PRÓXIMO AO ALTAR. MAS, ALEM DESTE FILME, PASSOU UM OUTRO CHAMADO “A SANFONA E A FLOR” QUE MERECE IGUALMENTE SER VISTO.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui