Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->QUEM FOI SEBASTIAO POVOA -- 28/11/2012 - 11:13 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
27/11/2012
www.blogdomariomartins.zip.net
QUEM FOI SEBASTIÃO SPÍNDULA VALÉRIO PÓVOA?

SEBASTIÃO SPÍNDULA VALÉRIO PÓVOA, Goiano, de Goiás Velho, l936, escreveu, entre outros, “HISTÓRIAS DO SEM NOME E DAS ALMAS PERDIDAS”, “CANTIGAS PARA UMA PRINCESA”, 'POEMAS EXPERIMENTAIS', este, com seu irmão Eurípedes Spíndula, sem dados biográficos nos livros. Foi jornalista do jornal FOLHA DE GOIAZ, em Goiânia, do Jornal DIÁRIO CARIOCA, em Brasília. Editor e Diretor da TRIBUNA DE GOIÁS. Repórter do DIÁRIO DA TARDE, do CINCO DE MARÇO e do Jornal O POPULAR. Na década de 1960, foi Jornalista credenciado no Palácio da Alvorada, em Brasília. Atingido pela Revolução de 1964, foi expulso do Brasil, tendo se exilado no Paraguai, no Chile e no Uruguai. Durante alguns meses, permaneceu escondido no Convento dos Dominicanos, da cidade de Goiás Velho, onde se dedicou à pesquisa histórica, seleção e catalogação de documentos, com mais de um milhão e duzentas mil anotações de óbitos, batizados e casamentos. Tornou-se Assessor de Imprensa do Governo de Mato Grosso, em Cuiabá. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Mato Grosso. Jornalista, Escritor, Poeta. Ensaísta, Pesquisador, Memorialista. Pensador, Ativista, Produtor Cultural. Literato, Cronista, Contista. Administrador, Educador, Ficcionista. Conferencista, Orador, Intelectual. Examinado nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Membro da União Brasileira de Escritores de Goiás, da Associação Goiana de Imprensa, da Associação Tocantinense de Jornalistas Profissionais. Acha-se na SÚMULA DA LITERATURA GOIANA, de Augusto Goyano e Álvaro Catelan, na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, Edição do MEC, 1990. Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio, no livro A POESIA EM GOIÁS, de Gilberto Mendonça Teles e no DICIONÁRIO DO CENTRO-OESTE, de Bariani Ortêncio. Atualmente (2000), é ASSESSOR DE IMPRENSA, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, em Palmas, onde reside. É também verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Encontra-se na ESTANTE DO ESCRITOR TOCANTINENSE, da Biblioteca Pública do Espaço Cultural de Palmas. Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 2001. Faleceu em Goiania, no dia 26.11.2012, com 76 anos de idade, onde tambem foi sepultado. Seu OBITUÁRIO foi registrado no JORNAL DO TOCANTINS, de 27.11.2012.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui