Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Natureza em Chamas !!! -- 08/10/2012 - 17:20 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NATUREZA EM CHAMAS !!!

A temática ambiental tem se fortalecido de forma constante. É visível a cada ano o crescimento do espaço desse tema nos veículos de comunicação de todos os tipos, desde os mais tradicionais como a televisão e jornais impressos, bem como nos mais modernos como os sites e redes sociais na internet.
Entretanto, contrariando essa crescente projeção da temática ambiental muitos problemas parecem não ter solução, como é o caso das queimadas !!!
Sai ano e entra ano, mas as queimadas e todos os seus terríveis prejuízos só aumentam. Em todas as regiões do Brasil, dos extremos campos do Sul as distantes florestas do Norte, é assustador o crescente número de focos de incêndios.
Em geral, a queimada começa quando algum morador da zona rural utiliza o fogo como meio de limpar um terreno para agricultura e ele se espalha sem controle na vegetação seca. Outra fonte das queimadas acontece quando alguém quer renovar as áreas de pastagem com essa prática danosa de atear fogo sem se preocupar com os riscos.
O uso indiscriminado do fogo provoca a morte de animais domésticos e silvestres, o fechamento de aeroportos, o desligamento de redes de energia elétrica e de telefonia, além de contribuir para o agravamento de doenças nas populações afetadas.
A solução desse enorme problema, como bem se sabe, não é algo fácil. Anos atrás se pensava que era só aumentar o investimento em campanhas educativas e conquistar espaço nos veículos de comunicação que rapidamente isso seria resolvido. Mas, hoje está claro que o simples aumento do espaço da temática ambiental na mídia não é suficiente para reduzir as queimadas.
É preciso investir mais no apoio ao produtor rural para oferecer-lhe alternativas técnicas para substituir de vez essa prática ultrapassa de usar o fogo na agricultura e pecuária, assim como é necessário ampliar a fiscalização para punir os infratores.
Só nos resta acreditar que isso será feito em breve pelas autoridades e órgãos ambientais, por que se isso não for realizado nos próximos anos, infelizmente, teremos que ver nossa bela natureza continuar se perdendo em fumaça e cinzas !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Outubro de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui