Usina de Letras
Usina de Letras
111 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Lixo eletrônico. -- 19/09/2012 - 17:52 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIXO ELETRÔNICO

A tecnologia é uma maravilha !!! Todo mundo gosta e quer ter um bem tecnológico. Isso é tão verdade que basta fazer uma lista dos bens de consumo mais desejados pelas pessoas que você vai ver que a maioria inclui itens tecnológicos, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros.
Do mesmo jeito que nós descartamos o resto de comida, plásticos, garrafas, latinhas, vidros, nós também depois de um tempo de uso acabamos descartando esses tão desejados aparelhos tecnológicos. É aí que surgiu o termo “lixo eletrônico”, definindo os equipamentos eletroeletrônicos que jogamos fora.
Até pouco tempo as pessoas não se davam conta de que o “lixo eletrônico” necessitava de cuidados especiais. Quando você descarta seu equipamento eletroeletrônico de qualquer maneira isso pode gerar sérios riscos para o meio ambiente. Cada um deles é fabricado com substâncias nocivas, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, e quando eles acabam em locais inapropriados como lixões e perto de cursos d’água surgem sérios problemas.
É praticamente impossível conseguir acompanhar o lançamento dos novos produtos. O avanço tecnológico está cada vez mais acelerado e as novidades chegam a toda hora na vitrine das lojas. Dessa maneira, sem percebermos somos levados a consumir cada vez mais os novos lançamentos e, com isso, geramos de forma crescente mais “lixo eletrônico”. Na vida é assim mesmo, para cada coisa boa que surge junto com ela vem algo ruim. E com a oferta de tantos aparelhos sofisticados não poderia ser diferente.
Para combater os problemas de nosso lixo moderno, vários países têm criado leis para regulamentar o descarte dos aparelhos eletroeletrônicos. Universidades, ONGs Ambientalistas e empresas também têm atuado nessa temática, apresentando alternativas para esse problema.
Uma boa opção é doar computadores e notebooks para entidades que trabalham com a inclusão digital. Os eletrodomésticos podem ser doados para pessoas carentes ou locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar outros aparelhos com defeito. Vale lembrar que outras pessoas podem utilizar por muito tempo aquilo que para nós é considerado descartável.
No caso de celulares o melhor é procurar as revendedoras de sua operadora para que as baterias possam ser devolvidas aos fabricantes, sendo despejadas em locais seguros.
As pilhas e baterias comuns devem ser levadas para locais de coleta seletiva da sua cidade, ao invés de serem jogadas na lixeira comum.
Se nós desejamos tanto esses itens tecnológicos para ter uma vida mais confortável, cheia de informação e divertida não podemos nos esquecer de usar esse privilégio de nossa geração com responsabilidade. Não podemos usar essas maravilhas da tecnologia moderna para poluir o meio ambiente que será usado no futuro pelas próximas gerações.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Setembro de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui