Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves -- 19/09/2012 - 17:12 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE BREVES

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR), na Ilha de Marajó (Estado do Pará), foi fundado em 06 de julho de 1985, como uma entidade da sociedade civil, de duração por tempo indeterminado, objetivando representar e defender os direitos dos trabalhadores do campo e da floresta.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) está filiado a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura em Brasília (CONTAG) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará em Belém (FETAGRI).
Desde sua criação o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) atua em parceria com inúmeras entidades ligadas à melhoria de vida das comunidades do meio rural, como por exemplo: Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria Estadual de Agricultura (SAGRI), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Prefeitura Municipal, Sindicatos e Associações de Produtores Rurais, entre outros.
Ao longo de quase 30 anos história o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) defendeu importantes bandeiras de lutas, como por exemplo: regularização fundiária, fortalecimento da agricultura familiar, combate do trabalho infantil e escravo, previdência rural, educação e saúde de qualidade para o campo e para a floresta, manejo comunitário florestal, fortalecimento do controle social e do associativismo, assistência técnica, entre outras.
Seguindo esses princípios, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) foi responsável pela organização de dezenas de cursos e pela realização de muitos eventos de mobilização social na região. Em 2005, aconteceu a criação da Reserva Extrativista Mapuá, com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na cidade de Breves comunicando a conquista. De 2006 até hoje já foram criados e estão em processo de regularização 21 (vinte e um) Projetos de Assentamento Agroextrativistas (PAE), além da constituição de 20 associações de moradores.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) representa mais de 7000 (sete mil) famílias que trabalham diariamente em suas poses rurais às margens dos rios, furos e igarapés nas centenas de ilhas, atuando principalmente na exploração sustentável de madeira, manejo de açaizais, plantio de mandioca, pesca artesanal de peixe e camarão, caça de subsistência, criação de pequenos animais (galinhas, patos, porcos, etc.), criação de peixes e coleta de oleaginosas.
A 1ª Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) foi eleita em 06 de julho de 1985, com os seguintes nomes e cargos: Raimundo Pinto Alves “Pirão” (presidente), Benedito Brito de Arruda (secretário), Manoel Tubarão Filho (tesoureiro). Suplentes: Sebastião Martins Balieiro, José Maria da Silva e Sebastião Ferreira Freitas. O Sr. Raimundo Pinto Alves “Pirão” ocupou o cargo de presidente até o dia 07 de dezembro de 1996.
A atual Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) foi eleita em 08 de agosto de 2010, com os seguintes nomes e cargos: Luiz Carlos Albuquerque Monte “Índio” (presidente), Edna Barbosa Araújo (vice-presidente), Luiz Tadeu Castro Pacheco (secretário geral de formação), Manoel Raimundo Machado Ferreira (secretário de administração e finanças), Analice da Silva e Silva (secretária da mulher e juventude), Maria do Carmo Fonseca Costa (secretária da terceira idade). O mandato é de 3 anos.
Para que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) possa dar continuidade ao trabalho de melhorar a qualidade de vida das famílias dos agricultores é preciso que o trabalhador e a trabalhadora rural associem-se e participem do seu Sindicato.
Quem quiser colaborar e saber mais informações sobre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) basta visitar sua sede própria, situada à Rua Tancredo Neves, n. 199, Bairro Santa Cruz, Breves (Pará). CEP: 68.800-000. Telefone para contato: (91): 3783-3047. Ou ligar para o celular da Vice-presidente do STTR, Srª Edna Barbosa Araújo (Fone: 9242-0470 e 8314-9386), ou para o Presidente do STTR, Sr. Luiz Carlos Albuquerque Monte “Índio” (Fone: 9211-6374).

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Setembro de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui