Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Associação dos Trabalhadores do Lago do Jacaré - ALG. -- 18/08/2012 - 10:33 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES AGROEXTRATIVISTAS DO LAGO DO JACARÉ – ALG

A Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Lago do Jacaré (ALG) é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 13 de junho de 2006 para representar os moradores da Reserva Extrativista Mapuá (RESEX Mapuá).
A Assembléia de criação da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Lago do Jacaré (ALG) foi presidida pelo Sr. Luiz Carlos Albuquerque Monte “Índio”, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Breves.
A Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Lago do Jacaré (ALG) foi constituída com sede administrativa na Comunidade Nossa Senhora do Nazaré, situada às margens do rio Mapuá, no município de Breves, Ilha de Marajó, Estado do Pará. Destaca-se que essa Comunidade é conhecida também como “Nossa Senhora do Jacaré”.
Vale destacar que a Comunidade Nossa Senhora do Nazaré é a Comunidade que se situa mais no interior da RESEX Mapuá, e o Lago do Jacaré é onde nasce o rio Mapuá.
Durante o período de maior estiagem, entre os meses de julho e outubro, o acesso à Comunidade Nossa Senhora do Nazaré fica comprometido, pois o nível da água baixa bastante e durante algumas semanas seca completamente. Dessa forma só é possível subir o rio Mapuá em parte do período seco com uso de canoas com motor do tipo “rabeta” e “à pé”. Tudo isso dificulta bastante para que a comunidade receba os benefícios das políticas públicas e, também, para que possa sair em casos de urgência.
Foi por causa dessas questões que os moradores locais fundaram a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Lago do Jacaré (ALG), colocando em seu Estatuto os seguintes objetivos: (1) melhorar o padrão de vida e trabalho, a capacitação técnica e profissional, incrementando o nível de consciência política, social e ambiental dos seus sócios e da comunidade geral; (2) estimular o desenvolvimento sustentável e promover a atividade econômica e organização social dos associados para o uso sustentável dos recursos naturais; (3) ser concessionário de terras, estando a sua utilização baseada em plano de Uso Sustentável dos Recursos Naturais.
Na RESEX Mapuá existem outras duas Associações, que são: (1) Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA), que é considerada a Associação-mãe; e (2) Associação Agrícola Boa Esperança (AABE).
Certamente que o fortalecimento dessas Associações, por meio de capacitação e apoio técnico, pode contribuir para implantação de alguns programas como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do INCRA (PRONERA) e o Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB (PAA).
O atual presidente da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Lago do Jacaré (ALG) é o Sr. Francisco de Assis de Sousa Moraes.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2011.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui