Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As torcidas nos estádios e a violência gratuita -- 16/07/2013 - 15:23 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No distante ano de 1999, quando o Gama representava a elite do futebol brasiliense, aconteceu um jogo que mexeu com a cidade. Flamengo e Gama se enfrentaram numa tarde de sol aberto no estádio Mané Garrincha. Eu e meu amigo Osmar fomos torcer pelo Gama e assistimos muitas brigas entre as torcidas.

Ficamos muito chocados com uma agressão a nossa frente. O jogo corria. Um rapaz com mochila nas costas caminhava entre as cadeiras. Ele não usava uniforme de quaisquer dos times. Quando ele passava perto de mim alguém gritou que a alça da mochila dele tinha uma lista vermelha. Era uma lista pequena que fazia parte do desenho da mochila. Alguém gritou: - Ele tem uma lista na mochila. Ele é flamenguista.

Uma multidão de covardes atacou o rapaz e o espancaram sem dó nem piedade. Só pararam quando a polícia pulou em cima dos covardes e não pouparam nos cassetetes. Aplaudimos uma policial enérgica com seus golpes certeiros salvarem o rapaz ensanguentado. Os agressores agiram como se o rapaz não tivesse a mesma idade e sonhos que eles; como se o rapaz trouxesse consigo um mal (lista vermelha) que acabaria com a humanidade.

Tempos depois fui com meu filho ao Maracanã assistir Vasco e Flamengo. Naquele dia o Vasco saiu-se vencedor. À saída do estádio as torcidas se enfrentaram, a polícia enfrentou os valentões e nós torcedores pacíficos ficamos vulneráveis no meio de uma guerra urbana.

Hoje, julho de 2013, voltei ao Mané Garrincha para assistir ao clássico Flamengo e Vasco da Gama. Era outro passeio familiar com filhas, genros, sobrinhos e sobrinhas.

Não vou relatar os casos de violência porque tiraria o propósito do texto. Mas se engalfinharam vascaínos x vascaínos e flamenguistas x vascaínos. Bombas de gás lacrimogêneo, cavalos e cassetetes tiveram muito trabalho. Foram muito úteis.

Desde o Flamengo e Gama já se passaram 14 anos e não encontro resposta para algumas perguntas as quais deixo para meus queridos leitores e leitoras. Mas uma eu gostaria de registrar: Por que nossas autoridades ainda não tomaram providências sérias para acabar com essa violência gratuita?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui