Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves -- 06/08/2012 - 21:01 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ASSOCIAÇÃO DAS PARTEIRAS TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO DE BREVES

A Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB), na Ilha de Marajó (Estado do Pará), foi criada em 02 de julho de 2010, como uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, objetivando fortalecer a assistência tradicional de saúde ao recém-nascido e à gestante durante o parto.
A Assembleia Geral de criação da Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB) foi realizada no Plenário Tilon Robim Almeida Guimarães, no Palácio Pedro dos Reis Vaz, na Câmara Municipal de Vereadores de Breves, reunindo dezenas de parteiras, servidores públicos, profissionais de saúde e autoridades locais.
Nessa data especial estavam reunidas 61 parteiras tradicionais, que discutiram e aprovaram o Estatuto da Associação e, em seguida, elegeram a Diretoria Executiva da Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB) com os seguintes nomes e cargos: Marineth Brandão de Souza (presidente), Lucinete Teixeira Saraiva (vice-presidente), Maria Leão Saraiva e Maria Santana Santos dos Anjos (tesoureiras), Rita Gonçalves de Vasconcelos e Maria da Conceição Gama da Rocha (secretárias), Graciete do Socorro de Souza Brandão (diretora social) e Emília Pereira Vaz Gonçalves (relação pública e marketing). O Conselho Fiscal da ASPARMUB foi eleito com os seguintes nomes: Joventina Fonseca de Oliveira, Zulma Alves Farias e Maria Ferreira de Souza (titulares) e Maria do Perpétuo Socorro Gama dos Anjos, Maria do Carmo Gonçalves das Neves e Emília Pereira Vaz Gonçalves (suplentes).
De acordo com o Art. 2º de seu Estatuto Social, a Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB) tem as seguintes finalidades: (1) Assistência pré-natal à gestante, assistência ao parto natural em domicílios, casas de parto, maternidades públicas, bem como, prestação de serviço à parturiente, à puerperal e ao recém-nascido; (2) oferecer oportunidades, meios e condições para a educação de base, habilitação profissional, recreação, arte, melhoria dos padrões culturais e ascensão social; (3) promover o convívio e a fraternidade entre seus membros, além da participação e a integração social; (4) apoiar entidades não governamentais que tenham os mesmos objetivos da ASPARMUB.
A criação da Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB) contou com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTRAS), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e aconteceu com inspiração nos trabalhos do “Grupo Curumim” e de Associações de Parteiras Tradicionais de outros municípios da Ilha de Marajó, como Melgaço e Gurupá.
Desde 1º de fevereiro de 2012, a Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB) integra o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) como uma entidade representante da sociedade civil organizada.
A Srª Marineth Brandão de Souza foi eleita como a primeira presidente da Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB). Ela reside na Comunidade São Pedro, na Estrada que liga Breves ao município de Anajás (PA 159), onde atua há vários anos como parteira tradicional.
A “arte de partejar” envolve uma série de conhecimentos e saberes tradicionais que as mulheres ganham na experiência prática e pelos conhecimentos que elas recebem das gerações passadas (avós, mães, tias, sogras etc.). As parteiras tradicionais realizam seu trabalho não com objetivo de ganhar dinheiro, pois elas fazem isso como uma “missão sagrada”, como um trabalho de caráter humano e social. A atuação da parteira tradicional é um ofício de natureza afetiva baseado em sentimentos nobres, como: amor, caridade, bondade e solidariedade. Por isso tudo nada mais justo que essas mulheres especiais da ASPARMUB sejam reconhecidas e valorizadas.
Quem quiser colaborar e saber mais informações sobre a Associação das Parteiras Tradicionais do Município de Breves (ASPARMUB) basta falar com a Srª Maria Augusta da Cunha Borges, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) que tem sede na Praça Dário Furtado, s/n., Centro, Breves (Pará). CEP: 68.800-000. Telefone para contato: (91) 9194-8452 e email: cmdmbreves@yahoo.com.br

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui