Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Breves. -- 06/08/2012 - 20:58 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE BREVES(COOPCMRBRE)

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Breves (COOPCMRBRE), na Ilha de Marajó (Estado do Pará), foi criada em 03 de outubro de 2007, com apoio da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEIDURB), objetivando fortalecer as ações de cuidados com o lixo da cidade.
A Assembleia de criação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Breves (COOPCMRBRE) foi realizada no auditório do Centro de Desenvolvimento de Educação Profissional (CEDEP), com a presença de diversas famílias e representantes de órgãos públicos locais.
Atualmente, a COOPCMRBRE reúne 21 famílias cooperadas, que trabalham diariamente na coleta e seleção de plásticos (PET, PEAD e PP) e metais (alumínio, cobre e ferro), com produção aproximada de 30 toneladas por mês. Vale destacar que há potencial para ampliação do número de famílias na cooperativa, pois existem hoje mais de 40 famílias vivendo da coleta de materiais reciclados no município de Breves.
A COOPCMRBRE possui sede própria que foi estruturada, entre os anos de 2009 e 2010, nas proximidades do lixão da cidade com apoio da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEIDURB), e da Prefeitura Municipal de Breves. A estrutura da sede da cooperativa conta com escritório, abastecido com água de poço artesiano e com fossa séptica para destino dos resíduos dos banheiros. O galpão coberto possui duas prensas hidráulicas que servem para compactação do material reciclado.
As famílias trabalham na coleta sempre no período da noite e, após acumularem uma quantidade significativa, vão para o galpão da cooperativa aonde pesam, compactam e empacotamento os plásticos e metais em grandes fardos. A cada mês, a produção é levada por caminhões fretados e embarcados numa balsa com destino às indústrias de reciclagem da cidade de Belém. Após a venda, cada família é remunerada de acordo com sua produção.
A COOPCMRBRE recebe apoio da Secretaria Municipal de Administração (SEAD), que arca com os custos do serviço de vigilância do galpão.
Desde 10 janeiro de 2012, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Breves (COOPCMRBRE) integra o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) como uma entidade representante da sociedade civil organizada.
Nas últimas semanas, estão acontecendo os levantamentos técnicos para a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos, o que certamente irá contribuir de forma significativa para a ampliação das ações da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Breves (COOPCMRBRE).
A Srª Benedita Silva foi a primeira presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Breves (COOPCMRBRE). Atualmente, o Sr. Daniel David Cavalcante está no segundo mandato de presidente da COOPCMRBRE.
Antes de fazer parte da COOPCMRBRE, o Sr. Daniel David Cavalcante trabalhava na indústria madeireira, e desde que assumiu a presidência da cooperativa tem buscado parcerias através da divulgação desse trabalho em eventos importantes na cidade de Breves. No segundo semestre de 2010, ele participou de um Seminário na Universidade Federal do Pará (UFPA), e entre 26 a 30 de novembro de 2011, na semana de comemoração do aniversário de Breves, participou na “Ação de Conscientização Ambiental - Cuidando do nosso Chão”, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Nos últimos meses, tem articulado uma parceria com a ONG francesa de solidariedade internacional - Association Enfants d’Amazonie AEDA (mais conhecida no Brasil como “Crianças da Amazônia”), que é uma instituição formada por franceses e brasileiros, com sede em Paris, e que elaborou o “Projeto LimpetBreves”, com objetivo de apoiar os trabalhos da COOPCMRBRE.
Quem quiser colaborar e saber mais informações sobre esse trabalho basta falar com o Sr. Daniel David Cavalcante, presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Breves (COOPCMRBRE). Telefone para contato: (91) 9263-9361. E-mail: daniel-david_@hotmail.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui