Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Economia Verde. -- 06/08/2012 - 20:46 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECONOMIA VERDE

A temática ambiental tem ganhado terreno em todas as áreas. Até mesmo aqueles que antigamente eram consideradas inimigas dos ambientalistas, como é o caso dos economistas e empresários, têm se rendido aos conceitos verdes.
Nos últimos anos, a comunidade dos negócios incorporou alguns termos do discurso ambientalista, como por exemplo, responsabilidade social, direitos do consumidor, desenvolvimento de produtos sustentáveis, reutilização e reciclagem de recursos, compensação ambiental e custos de passivos ambientais.
Na maioria dos casos essa adequação as novas exigências ambientais dos mercados, governos e sociedade elevam substancialmente a necessidade de investimentos, mas também trazem benefícios financeiros e vantagens competitivas. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigindo produtos limpos. A legislação ambiental e do consumidor estão cada vez mais rígidas, imputando duras sanções aos infratores, forçando empresas e administradores a assumirem uma postura séria e responsável perante a sustentabilidade do planeta.
A responsabilidade socioambiental deixou de ser uma opção para as empresas, como se propagava alguns anos atrás por uma pequena parcela do seguimento empresarial. Os primeiros empresários a incorporarem esses conceitos e valores eram tratados como aqueles que tinham uma visão de futuro, mas atualmente essa nova adequação é considerada pela maioria como uma visão crucial de sobrevivência.
Certamente que não é possível afirmar que todos os setores empresariais estão em pleno acordo com relação à importância da gestão responsável dos recursos naturais e o respeito ao meio ambiente.
A aceitação dessa nova visão e a real efetivação de suas práticas é ainda um grande desafio, pois essa nova revolução no ramo empresarial exige uma adequação aos novos comportamentos e valores por parte dos empresários e das organizações financeiras.
Contudo é consenso geral que esse é um caminho sem volta, pois a empresa que não se adequar a essa nova realidade está correndo o risco de perder espaço no mercado em curto ou médio prazo.
Acredito que essa nova revolução que a economia verde propõe não se trata de um modismo, pois é uma necessidade que o atual cenário exige para garantia de um futuro melhor para todos nós !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 470, p. 15, de 06/07/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui