Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->AMORETGRAP - Associação da RESEX Terra Grande-Pracuúba -- 06/08/2012 - 20:43 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMORETGRAP - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA RESERVA EXTRATIVISTA TERRA GRANDE-PRACUÚBA

A Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba foi criada pelo Decreto Presidencial s/nº, de 05 de junho de 2006, com área de 194.695 hectares, nos municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista, na Ilha de Marajó, Estado do Pará.
A RESEX Terra Grande-Pracuúba faz divisa, à Oeste, com a Reserva Extrativista Mapuá, situada no município de Breves.
A RESEX Terra Grande-Pracuúba foi criada para proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais renováveis utilizados pela população extrativista residente na área de sua abrangência.
A criação da RESEX Terra Grande-Pracuúba ocorreu simultaneamente com outras RESEXs no Estado do Pará. Esse processo de criação dessas Unidades de Conservação contou com forte atuação do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o famoso CNS.
Desde sua criação a Associação de Moradores da Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba (AMORETGRAP), se tornou a Associação-Mãe da RESEX.
De acordo com seu Estatuto Social, “a AMORETGRAP é uma sociedade de natureza civil, sem fins econômicos, destinada a proporcionar aos seus associados uma forma de participação comunitária ativa”.
O Sr. Sebastião Correia Tavares foi Presidente por dois mandatos da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Terra Grande-Pracuúba (AMORETGRAP).
Nos dias 5 e 6 de agosto de 2011, aconteceu na “Comunidade Estância” que fica na parte da RESEX Terra Grande-Pracuúba situada no município de São Sebastião da Boa Vista, o 1º Chamado da Floresta, que foi um grande evento que reuniu representantes de mais de 300 comunidades de extrativistas, quebradeiras de coco, pescadores e ribeirinhos de diversas comunidades da Ilha de Marajó e de outras localidades. Esse evento foi organizado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). Esse evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) Afonso Florence, e da Ministra do Meio Ambiente (MMA) Izabella Mônica Vieira Teixeira, entre outras autoridades.
Na Operação Cidadania Xingú, que ocorreu na cidade de Gurupá, nos dias 04 e 05 de outubro de 2011, com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Eng. Rômulo José Fernandes Barreto Mello, houve a assinatura do “Contrato de Cessão de Direito Real de Uso (CCDRU)” com a AMORETGRAP. Com a assinatura do “Contrato de Cessão de Direito Real de Uso (CCDRU)” as famílias da RESEX Terra Grande-Pracuúba tem a garantia do direito de acesso a seus territórios tradicionais e uso sustentável da biodiversidade da Ilha de Marajó. Esse instrumento jurídico permite aliar a regularização fundiária e o apoio ao desenvolvimento local, à preservação do patrimônio cultural e ambiental brasileiro.
Recentemente, no dia 2 de junho de 2012, aconteceu a Assembléia Geral para eleição da 3ª Diretoria da AMORETGRAP para mandato de 3 anos. Essa Assembléia Geral foi realizada na sede do STTR de Curralinho, na Avenida Dom Oriones, n. 63, Bairro Perpétuo Socorro, na cidade de Curralinho. Essa importante reunião teve a participação do Sr. Paulino Corrêa Tavares, presidente do STTR de Curralinho e do Sr. Cassiano Nunes Miranda, Secretário de Agricultura do Município de São Sebastião da Boa Vista, além também do Sr. Milton Antônio Santos “Baia”, coordenador estadual do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), e do Técnico Ivanildo Gama Brilhante do Projeto Medida de Desenvolvimento do Marajó. Nessa data, a 3ª Diretoria da AMORETGRAP ficou composta da seguinte forma: Sílvio Tavares de Souza (presidente), Jessé Alves da Costa (vice-presidente), Ivanete de Souza Santana (1ª secretária), Paula Lima Nascimento (2ª secretária), Aurélio Cordeiro Tavares (1º tesoureiro), Izaias Moraes Martins (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal ficou composto da seguinte forma: João Augusto Freitas Ramos, Valdemir Mendes da Silva e Eny Gomes de Oliveira (titulares); Francisco Andrade Alves (suplente).
A AMORETGRAP tem uma grande missão pela frente, pois é de responsabilidade dessa Associação dar andamento em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) na co-gestão da RESEX Terra Grande-Pracuúba.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Junho de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui