Usina de Letras
Usina de Letras
95 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ambiente: meio ou inteiro ??? -- 06/08/2012 - 20:37 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMBIENTE: MEIO OU INTEIRO ???

Todos nós já ouvimos dezenas, centenas, até mesmo em alguns casos milhares de vezes o termo “Meio Ambiente”.
Segundo a definição técnica o termo “Meio” diz respeito ao “lugar onde se vive”, “o espaço à nossa volta”, “o local onde estamos”, “aquilo que nos circunda”, “o que nos rodeia”. Da mesma maneira o termo “Ambiente” tem significados semelhantes, como por exemplo: “tudo que está ao nosso derredor”, “aquilo que nos envolve”, “o território que garante a sobrevivência humana e das demais espécies”.
Considerando esses aspectos, para muitos estudiosos da língua portuguesa ao usarmos ao mesmo tempo essas duas palavras, “Meio” e “Ambiente”, na verdade estamos fazendo uma redundância, ou seja, o uso de duas palavras com o mesmo significado, o que seria desnecessário.
Por outro lado, se nos pautarmos na importância que esse tema exige de nós, nada mais justo do que reforçarmos esses conceitos, pois todos sabemos que o equilíbrio do nosso planeta Terra está em grande perigo. O “Meio Ambiente” está em perigo !!!
Nas últimas décadas temos visto de forma assustadora a multiplicação das problemáticas e questões que mostram o quão desastroso tem sido a interferência humana nos ciclos e processos da natureza.
Basta você ver qualquer noticiário para se assustar com as tristes reportagens das inúmeras alterações prejudiciais que vêm acontecendo ao “Meio Ambiente”.
Desmatamentos, queimadas, poluição das águas, lixo tóxico, poluição do ar, contaminação do solo, extinção de animais e plantas, aquecimento global, são só alguns dos inúmeros problemas ambientais que afetam diariamente a natureza viva de nosso planeta.
Mesmo que muitos ainda não se tenham dado conta, nós, seres humanos, não podemos achar que essas questões não nos dizem respeito. Não podemos ter a visão estreita, pensando somente na nossa vida considerando apenas a nós mesmos. É um pensamento egoísta e suicida. Esse pensamento é algo limitado, como se vivêssemos só nesse mundo, como vivêssemos somente “pela metade”.
Não podemos nos esquecer que para garantirmos uma vida melhor para nós, nossas comunidades, nosso país, e para todas as pessoas e todos os demais seres vivos de nosso planeta é preciso ver o ambiente a nossa volta como “um todo”.
Não podemos nos esquecer que a nossa vida está inserida nesse “ambiente inteiro”, o que exige de nós uma postura responsável que nos leve a adotar atitudes que favoreçam o equilíbrio da natureza a nossa volta.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 466, p. 15, de 08/06/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui